Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 1 de março de 2012

Empreiteira deve solucionar até sexta-feira problemas causados por obras na Nove de Abril

Prazo foi dado pela Prefeitura, principalmente por causa das más condições de acessibilidade e circulação de pedestres

 

A empreiteira Termaq tem de solucionar até sexta-feira (02/03) os problemas de acessibilidade causados pelas obras de reurbanização da Avenida Nove de Abril, sob sua responsabilidade. O prazo foi dado pela Prefeitura com base em relatório elaborado pelo setor de Fiscalização de Obras, onde são apontadas falhas que, além de causarem dificuldades para livre locomoção de milhares de pedestres que circulam pela avenida diariamente, os expõem a acidentes.

O relatório, cuja elaboração foi coordenada pelo fiscal Lindomar da Silva Nascimento, destaca a necessidade de demarcação específica de passagem de pedestres nas calçadas e nos cruzamentos das pistas e canteiro central. Desde o início das obras, os pedestres circulam em meio a operários, máquinas, materiais de construção e entulho.

Alguns trechos das calçadas, conforme o levantamento feito pela fiscalização, estão totalmente obstruídos, obrigando os pedestres a andarem pela faixa de rolamentos de veículos. Um desses trechos críticos é a esquina das ruas Padre Nivaldo Vicente e São Paulo, em frente da Praça Portugal.Comerciantes também reclamam que clientes têm dificuldades para entrar nas lojas.

Há uma preocupação especial da Prefeitura quanto às dificuldades de circulação de idosos, portadores de necessidades especiais (como cadeirantes), mulheres com carrinhos de bebês ou de compras. Por isso, foi determinado à empreiteira não só a delimitação de acessos, mas, também, seu nivelamento.

Segundo o secretário municipal de Obras, engenheiro Silvano Lacerda, alguns transtornos causados pelas obras podem ser considerados inevitáveis, principalmente nesta fase, onde a maior parte dos serviços consiste na retirada de material, escavações para retirada do calçamento antigo que estava desnivelado; remoção de equipamentos urbanos, como floreiras e abrigos de ônibus, entre outros. “O que estamos fazendo na Avenida Nove de Abril não é apenas uma intervenção cosmética, superficial, mas uma verdadeira reconstrução daquela importante avenida, algo que nunca foi realizado antes”, disse.

Porém, conforme Silvano, isso não significa que as pessoas tenham de enfrentar problemas de acessibilidade e circulação ou até corram riscos de acidentes durante a realização das obras.

O prazo de 48 horas para a solução dos problemas, foi dado em reunião realizada na quarta-feira (29/02) entre técnicos da Termaq e da Fiscalização de Obras da Prefeitura.

Prevenção - Diversas medidas preventivas, com vistas à próxima fase das obras – que inclui a repavimentação asfáltica da avenida – também começam a ser adotadas. Segundo o fiscal Lindomar da Silva Nascimento, ficou decidida a realização, uma vez por semana, de reuniões com os técnicos da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) para discussão da logística relacionada ao fluxo de veículos.



Texto: Paulo Mota MTB: 12.814

Nenhum comentário: