Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 29 de março de 2012

Cubatão é destaque no Prêmio Sebrae de Empreendedorismo

Cartão Servidor Cidadão concorre a prêmio nacional em maio

 

Cubatão foi o único município da Baixada Santista a conquistar um dos destaques no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, e em 15 de maio concorrerá em Brasília, com outros nove municípios paulistas, ao prêmio nacional de empreendedorismo. A prefeita Marcia Rosa, que recebeu o troféu em formato de globo terrestre, disse que é Cubatão sendo reconhecida e respeitada em São Paulo e no mundo, por suas políticas inovadoras em benefício da população. A cerimônia de premiação ocorreu no Transamérica Expo Center, na capital paulista, na noite desta quinta-feira (29).

Dos 199 municípios que apresentaram projetos para o concurso, 91 já estavam selecionados para receber o certificado com o Selo Prefeito Empreendedor, tendo suas iniciativas relatadas no Livro do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Na cerimônia, foram anunciados sete destaques e mais os três finalistas.

Cubatão se classificou como destaque na primeira categoria, de Compras Públicas nos Pequenos Negócios Locais, concorrendo com Jaguariúna, Mogi das Cruzes e Votuporanga.

Os outros seis destaques foram Crédito e Capitalização (vencido por Andradina), Formalização de Pequenos Negócios (São Paulo), Lei Geral Municipal (Andradina), Médios e Grandes Municípios (Presidente Prudente), Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável (São José dos Campos) e Promoção do Desenvolvimento Rural (Conchas). No terceiro lugar geral, foi premiada a cidade de Mogi das Cruzes; em segundo lugar, São Sebastião da Grama; e em primeiro lugar, Sorocaba, cujo prefeito Tito Lívio falou em nome dos 91 homenageados, citando: "A gente não precisa ser o melhor do mundo, mas pode ser melhor para o mundo".

O encontro foi aberto pelo diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, observando que "alguns querem criar antagonismo os ambientes público e privado, mas o Sebrae é o exemplo oposto, de trabalho no setor privado a partir do fomento de políticas públicas". Ele citou que os brasileiros têm dois sonhos, casa própria e serem donos de seus próprios negócios, e "este é o sentido do prêmio, revelar em que cidades o fermento para o empreendedorismo é melhor realizado. Os pequenos negócios representam a força produtiva do país, são os que mais geram emprego e respondem pela principal parcela de renda de nosso país".

Já o presidente do Sebrae nacional, Luiz Barreto, deu números a essas afirmações, lembrando que mais de 7% dos empregos gerados no Brasil são oriundos de micro e pequenas empresas, que detêm mais de 25% do PIB nacional. Mais de 2,2 milhões de brasileiros saíram da informalidade, acrescentou.

O vice-governador Guilherme Afif Domingues lembrou os primórdios do empreendedorismo, em 1984, quando foi criado o Estatuto das Micro e Pequenas Empresas, e informou que na recente pesquisa "O que querem os brasileiros", verificou-se que 26% querem a estabilidade de um emprego público, 7% um emprego na iniciativa privada e surpreendentes 62% querem trabalhr por conta própria. "O Brasil tem um dos maiores índices de empreendedorismo do mundo. Nossa obrrigação é garantir o sonho desses cidadãos. 2,2 milhões de micro-empreendimentos individuais já foram criados, e a meta é de atingir 10 milhões".

O deputado estadual Itamar Borges, representando a Assembléia Legislativa de São Paulo, disse que os 91 prefeitos são vitoriosos, e citou exemplos de práticas de empreendedorismo que deram certo. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também prestou sua homenagem "a todos que nestes anos criaram políticas de empreendedorismo e formalização de empresas". E o presidente do Conselho Deliberatiavo do Sebrae-SP, Alencar Burti, destacou outras mudanças ocorridas, como a implantação da Lei Geral em 300 municípios paulistas.

Cubatão foi representada pela maioria do secretariado municipal, diretores departamentais e outros funcionários envolvidos na implementação das políticas públicas que concorreram à premiação. O secretário de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Benito Santiago Martinez Gonzalez, comentou ao final, citando o prêmio: "Desenvolvimento sustentável é isso, respeitar o capital mas também as pessoas". E a prefeita Marcia Rosa arrematou: "Indicador social tem nome, RG, são pessoas que têm suas vidas e esperanças, e estamos construindo políticas para atender a todas elas".


Texto: Carlos Pimentel Mendes – Mtb. 12.283-SP

Foto: Carlos Felipe

Nenhum comentário: