Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

segunda-feira, 12 de março de 2012

Crianças da Apae terão aula de surfe em Mongaguá

Um grupo de 30 de alunos da Escola de Educação Especial Nelson Alves Janeiro, da Apae de Mongaguá, vai participar de uma experiência inédita na manhã desta terça-feira (dia 13), na Praia do Centro. Eles vão aprender a surfar. A aula inaugural precede a possibilidade da criação de um projeto visando incluir a prática regular do esporte na grade de atividades da instituição.

Segundo a diretora da escola, Rosely Sterchele, a idéia é tentar expandir o surfe para o maior número possível de pessoas atendidas pela Apae, hoje em torno de 85, com idade entre 14 e 35 anos. Mas ela destaca que é preciso avaliar primeiramente como eles irão se portar diante da novidade. Rosely, no entanto, está otimista porque sabe dos benefícios que o surfe proporciona para a melhoria da qualidade de vida de portadores de necessidades especiais. “É um esporte multidisciplinar, que exercita movimentos, equilíbrio, além de fazer bem à autoestima. É uma série de benefícios e só o fato deles poderem estar em contato direto com a natureza já será certamente uma experiência muito especial”.

E mesmo àqueles com limitações físicas poderão entrar na água. Neste caso, vão utilizar as chamadas cadeiras anfíbias, desenvolvida especialmente para dar acessibilidade a deficientes físicos. O equipamento possui mecanismo de aderência à areia da praia, que possibilita o banho de mar seguro, desde que o cadeirante esteja acompanhado por um auxiliar.

O grupo irá aprender o esporte com os professores da Escola Municipal de Surfe, vinculada à Assessoria da Juventude. O órgão planeja fazer uma cartilha com os procedimentos adotados para o aprendizado, a fim de passar a experiência a outras cidades da região que se interessarem em implantar o projeto.

Informações da PREFEITURA DE MONGAGUÁ
Jornalista Responsável: Sergio Sanches (MTb. 16.338)
Redatora: Cecília Sabino (MTb 20.083)
Repórter fotográfico: Jonas de Morais (MTb 46.798)

imprensa@mongagua.sp.gov.br
http://www.flickr.com/prefeituramongagua
http://www.facebook.com/prefeiturademongagua
http://www.youtube.com/prefeiturademongagua
http://twitter.com/prefmongagua

Nenhum comentário: