Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

terça-feira, 6 de março de 2012

Prefeita Marcia Rosa visita obras do Novo Anilinas

Observando a estrutura de metal que parece abraçar o Novo Anilinas, a prefeita Marcia Rosa acompanhou de perto o andamento das obras do Centro Multimídia que está sendo erguido no coração do Parque. A visita aconteceu na tarde desta terça-feira (6/3). A construção segue em ritmo acelerado: os operários aproveitam o tempo estável e trabalham sem parar, cumprindo o cronograma de entrega da obra, prevista para ser entregue à comunidade no dia 30 de abril.

A forma do Centro Multimídia já pode ser observada no coração do parque. Os pórticos, imponentes, têm 12 metros de altura de puro aço que sustentam a grande estrutura em alvenaria que vai abrigar dois cinemas com 200 cadeiras cada um, espaço para um teatro com 350 lugares, hall de exposições, seis salas para atividades artísticas, praça de alimentação e 8 lojas de conveniência, tudo isso dentro das normas de acessibilidade. Um complexo cultural que já é motivo de orgulho: “O cubatense sempre reivindicou por lazer. Estamos reconstruindo uma Cidade com esse perfil e o Novo Anilinas é o elo desse desejo da população. O Parque é totalmente inclusivo, unindo todos os segmentos e faixas etárias, mostrando que Cubatão é bonita e acolhedora”, disse a prefeita.

Assim que o Centro Multimídia receber a cobertura, estará pronto para a instalação de toda parte elétrica, bem como revestimento térmico. O espaço contará com tecnologia de ponta, com som e imagem digitais, cadeiras dispostas no estilo stadium e acústica perfeita para filmes e espetáculos. A presença do cinema e do teatro em Cubatão resgata e valoriza a vocação artística da Cidade, celeiro de tantos bons músicos, bailarinos, atores, tornando o lugar um polo cultural importante para toda a Região. Em frente ao Centro, um imenso espelho d’água vai dar as boas-vindas aos visitantes.
Para Marcia Rosa, a história do cubatense ter que buscar diversão em outras cidades será passado com a entrega dessa obra. “Se atualmente recebemos mais de três mil pessoas aos fins de semana somente na parte Esportiva do Novo Parque, a visitação será ainda maior com a inauguração dos equipamentos de entretenimento. Moradores de outras cidades da Baixada Santista virão se divertir em Cubatão. E isso é bom para todos”.
A comitiva, formada pela prefeita e secretário municipais, também percorreu o canteiro de obras do Teleférico, que também deverá estar concluído em abril. O passeio vai proporcionar uma vista panorâmica do Novo Anilinas, com altura máxima de 9 metros - entre o verde abundante do Parque e as novas edificações. Terá uma linha de 250 metros (ida e volta, totalizando 500 metros de extensão), partindo da entrada principal, na Av. Nove de Abril, e contornando o Centro Multimídia. O acesso ao equipamento será feito por um elevador-plataforma, o que permite às pessoas com deficiência usufluirem do equipamento.
Lazer e também Educação – Um espaço cheio de verde e tecnologia. O que há algum tempo seria impossível, hoje é realidade em Cubatão. O Novo Anilinas não será apenas lazer e esporte. A Educação também foi incluída no projeto. O Parque contará com uma unidade de ensino moderna e acessível, com sete salas de aulas com capacidade para 175 alunos de creche e ensino infantil. O prédio também estará pronto no fim do mês de abril. Serão R$ 24 milhões investidos na construção do Centro Multimídia, Teleférico e Escola, em uma obra feita com carinho, bem no Centro da Cidade.
A revitalização do Novo Anilinas será completada em três fases. Duas de construção de novos equipamentos e uma terceira de restauração e recuperação das construções históricas, A primeira, concluída em outubro do ano passado, entregou à população um espaço totalmente novo, com quadras poliesportivas cobertas, pista de skate, circuito de arvorismo, salão de jogos, playground e academia de ginástica ao ar livre para a Melhor Idade. A segunda fase será o Centro Multimídia, Teleférico e a unidade escolar.
O parque ficará completo com a restauração de um dos símbolos do Parque: a Maria-Fumaça, uma locomotiva alemã do início do século passado. Isso, além da recuperação das casas da antiga vila operária da Fábrica de Anilinas. Essa parte será concluída posteriormente, após a licitação para este tipo de serviço.
Integração do moderno e preservação da memória: O Anilinas é um Novo Parque, mas com muita história para contar.

Texto: Morgana Monteiro e José Mário Alves
Foto: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário: