Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Laudo do Instituto Geológico e Comdec recomenda obras emergenciais em Pilões

No local, onde residem diversas famílias, três blocos rochosos apresentam situação de instabilidade,devido às  chuvas

Obras de contenção, do tipo "mão francesa" ou base de apoio, devem ser realizadas o mais breve possível na base dos blocos rochosos situados no Caminho dos Pilões, em Cubatão, que apresentam situação de instabilidade, por causa das fortes chuvas que têm ocorrido na região. E, enquanto os serviços não forem iniciados ou concluídos, deve-se fazer o monitoramento das moradias situadas abaixo, criando-se uma zona de espera e de segurança, caso haja uma movimentação dos blocos. E, em casos de chuvas intensas, as moradias devem ser interditadas.
Estas são as conclusões da vistoria técnica realizada na área, na quinta-feira, 20, por técnicos da Comissão Municipal de Defesa Civil de Cubatão - Comdec; do Instituto Geológico - IG, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil -  Cedec e Regional de Defesa Civil - Redec 12.
A vistoria técnica faz parte de um conjunto de ações preventivas que vêm sendo feitas na área desde que, em virtude das fortes chuvas, constatou-se que três blocos rochosos, próximos ao Bar da Bica, correm o risco de deslizar pela encosta da serra.
O laudo divulgado pela Comdec assegura que os blocos situados acima deles apresentam solidez, não requerendo nenhuma intervenção técnica. "A não ser que as atuais condições de estabilidade sejam modificadas", diz o documento.
A Prefeitura busca recursos federais - recentemente destinados pela União para a obras de emergência, em decorrência das tragédias causadas pelas chuvas em todo o País - visando à realização das obras emergência recomendadas pela Comdec. O diretor do Departamento Municipal de Convênios, Vagner Ferreira de Freitas, está em Brasília, tratando da liberação de R$ 5 milhões, que estão sendo pleiteados pelo município.  
Monitoramento - Desde a noite de quarta-feira, dia 19, o monitoramento da  área é feito de maneira constante e sistemática. Uma barraca foi montada no local e uma equipe, em sistema de rodízio, formada por secretários municipais, funcionários das secretárias de Habitação e Cidadania e Inclusão Social, além de funcionários do gabinete da prefeita,  está em plantão  das 8 às 23 horas.
A medida foi determinada pela prefeita Marcia Rosa, desde que, devido ás constantes e fortes chuvas de verão, o município passou do nível de "atenção" para " alerta".
Interdições -  A vistoria técnica do sistema de defesa civil não se limitou aos blocos rochosos de Pilões. Abrangeu, também, outros pontos considerados críticos das encostas da Serra do Mar e onde residem centenas de famílias.
Concluiu pela interdição definitiva de sete moradias: três na Cota 200; duas no Grotão (Caminho do Diamante) e duas  no Pinheiro do Miranda ( faixa do Oleoduto). 
 
Texto:  Paulo Mota MTb: 12.814
Fotos: Raimundo Rosa

Nenhum comentário: