Ação ocorre das 9 às 13 horas, no cruzamento das avenidas 9 de Abril e Joaquim Miguel Couto
Visando diminuir o abandono do tratamento e divulgar informações sobre a Tuberculose (Tb), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza nesta quarta-feira (17/3) um pedágio para chamar a atenção sobre a doença e sua forma de tratamento. O local escolhido foi o cruzamento entre as avenidas Joaquim Miguel Couto e a 9 de Abril, Centro, onde haverá uma faixa alusiva à campanha e distribuição de material educativo à população em geral.
A Tuberculose (TB) continua sendo um importante problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS - 2 bilhões de pessoas no mundo estão infectadas com o bacilo da tuberculose e estima-se que 8 milhões ainda desenvolverão a doença e que 2 milhões destas morrerão a cada ano.
Dados da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde apontam que em apenas 10 dos 645 municípios paulistas concentram-se 53% dos casos do Estado, sendo que a maior incidência é encontrada no litoral, região com coeficiente de 94,9 casos por 100 mil habitantes.
Prioridade - A Baixada Santista apresenta notificação média de 1.400 casos da doença anualmente. Esse perfil coloca os cinco municípios da região com mais de 100 mil habitantes - Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente - como prioritários para controle da doença.
Dia T – Denominado de Dia do Tratamento (Dia T) - A medida faz parte do calendário do Comitê Metropolitano da Costa da Mata Atlântica para o Fundo Global - CMCMAFG - e a Associação Santista de Pesquisa, Prevenção e Educação – ASPPE, que simultaneamente realiza o evento nas cinco cidades da região. Cada município escolhe um local de grande movimentação para promover a atividade.
Sendo assim, os locais selecionados em cada município são:
Cubatão – Av. 9 de abril, esquina com Av. Joaquim Miguel Couto.
Guaruja – Ferry boat e catraia de Vicente de Carvalho.
São Vicente – Praça Barão do Rio Branco.
Praia Grande – Terminal Tático (terminal de ônibus municipais).
Santos – Terminal do Valongo (terminal de ônibus municipais) e cruzamento das avenidas Ana Costa e Presidente Wilson.
Causa da tuberculose - A tuberculose é causada por uma bactéria chamada “bacilo de Koch”, que se espalha pelo ar quando é eliminada através da fala, tosse ou espirro de pessoas portadoras da doença que não estão em tratamento. Esta forma de transmissão favorece a contaminação quando da convivência, especialmente, em ambientes fechados.
Algumas condições que reduzem as defesas do organismo podem aumentar a chance de infecção pelo bacilo da tuberculose, incluindo desnutrição, alcoolismo, tabagismo e doenças imunossupressoras, como a AIDS.
Sintomas da tuberculose - Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante meses ou anos (insidiosos). Normalmente, os sintomas de tuberculose são tosses secas e contínuas (geralmente no início do quadro); Tosse com catarro (quando a doença evolui), podendo surgir pus ou sangue no catarro; Febre baixa (geralmente no final da tarde); Suores noturnos, perda de apetite, fraqueza, cansaço e prostração, perda de peso.
Em casos mais graves os sintomas da tuberculose evoluem para: dificuldade para respirar, dor no peito e tosse com eliminação de sangue.
Prevenção - Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG, normalmente aplicada nos primeiros meses de vida.
Texto: Ismael Pereira - Mtb 40.407/SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário