Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Desorganização marca reunião sobre programa da Serra do Mar

População quer audiência pública sobre o tema

Na primeira reunião aberta, com moradores de todos os bairros, para tratar do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, ficou claro que o governo estadual precisa ter o mesmo compromisso que o assumido pela administração municipal, de buscar soluções junto com a população. "Não é possível fazer um programa de moradias, que mexe com a estabilidade social e psicológica das famílias, da forma como tem sido tratada essa questão. No congelamento das ocupações, configurou-se algum tipo de violação do direito dos moradores, até de reparar goteiras ou fazer obras para manter a segurança do imóvel", disse o secretário chefe de Gabinete Gerson Rozo, que destacou ter sido assinado no dia anterior, pela prefeita Marcia Rosa, o decreto 9.424, instituindo comissão municipal para tratar dessas questões.

No encontro promovido pelo governo estadual nesta quarta-feira (30/9), no Bloco Cultural do Paço Municipal, Gerson disse ainda ter ficado claro que a população foi unânime em cobrar o debate público do assunto, e solicitou que sejam remetidos à Prefeitura os planos de reassentamento e de regularização fundiária do projeto.

Tensão e críticas - "Se o governo estadual não consegue organizar uma simples reunião, vai conseguir organizar a transferência dos moradores da Serra do Mar para outro local?" – A pergunta feita por um cubatense simbolizou o que foi a reunião, iniciada às 15h30. Os representantes estaduais chegaram a dizer que não estava presente ninguém do governo municipal, mesmo tendo à sua frente o vice-prefeito e diversos secretários municipais – que só foram convidados a integrar a mesa dos trabalhos 67 minutos depois de iniciada a reunião. O encontro, conforme denunciaram inúmeros moradores, tinha sido divulgado como audiência pública, e na hora foi descaracterizado para ser uma simples apresentação. Esses fatos, e diversas declarações infelizes dos promotores do encontro, geraram tumulto e fortes protestos, que prosseguiram até o final, às 19h50.

Não adiantou o mediador dos debates, coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges, afirmar "em nome do governo do Estado" que "ninguém será retirado de suas casas enquanto não houver uma solução, todos podem ficar tranqüilos". Ele também afirmou por diversas vezes que os prejudicados podem procurar a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público, mas também lembrou que a lei define que invasão de área pública não é passível de indenização.

Os moradores nas Cotas situadas na encosta da Serra do Mar protestaram, lembrando ter documentos em que os chamados bairros-cotas foram autorizados em 1941 pelo governador Ademar de Barros, para os trabalhadores que construíam a Via Anchieta, e esse mesmo governo, só 70 anos depois diz à comunidade que ela corre o risco de ser despejada: "O governo construiu os bairros-cota, ele é o culpado, não o povo que investiu ali tudo o que tinha, agora ameaçado de perder tudo e ainda ficar 25 anos pagando por um apartamento onde nem cabem seus móveis".

Reconhecendo a validade do argumento, respondeu o coronel que "a ocupação do Parque Estadual da Serra do Mar ocorreu por desídia ou falta de cuidado do poder público em todos os níveis, o morador tem razão. Mas o governo do Estado não pode fazer o que a lei não permite".

Outra informação do coronel, que surpreendeu os participantes do encontro, é que existiu já uma audiência pública sobre o assunto, mas que por lei ela deveria ser realizada na mesma cidade em que foi publicado o edital, sendo a capital paulista a sede do Diário Oficial do Estado. Assim, tal audiência teria ocorrido no Instituto de Engenharia de São Paulo, "com o auditório cheio". A crítica do público veio logo: "É imoral fazerem em São Paulo uma audiência pública que mexe com 40 mil pessoas".

As críticas também se dirigiram à imprevidência dos governantes em não preparar a infra-estrutura para os novos assentamentos, com rede viária, escolas, creches e outros benefícios, e principalmente à qualidade das obras da CDHU. Um representante da CDHU respondeu, dizendo que todas as obras já feitas passarão por um processo de requalificação, para se adequarem aos novos padrões.

Moradores do Jardim Casqueiro também manifestaram sua preocupação com o recebimento de todo esse contingente de moradores da Serra do Mar, sem a infra-estrutura necessária. Mesmo a sugestão de locais para moradia em outros municípios foi alvo de observação da deputada Maria Lúcia Prandi: "Esta é uma região metropolitana, mas sequer tem transporte metropolitano de qualidade, então não é só oferecer casa em Praia Grande".

A preocupação também é com a situação econômica dos moradores após a projetada transferência. Por exemplo, foi questionado se o valor das cartas de crédito oferecidas permitiria comprar uma moradia do CDHU. A resposta é que só seria possível saber o valor da moradia ao final da obra, o que aumentou a preocupação dos moradores, já que terão de arcar com todo o resto do valor.

Se a reunião era para tranqüilizar os moradores nas encostas da Serra do Mar, teve efeito contrário, pois o coronel Eclair, respondendo a uma das inúmeras perguntas formuladas, disse que a Cota 400 também está inteiramente incluída na área considerada de alto risco, em relatório do IPT, a exemplo das Cotas 200, 100 e 95.

Encerrando o encontro – que terá seqüência no dia 14 de outubro, às 18h30, na Capela Nossa Senhora Aparecida (Rua 7, 351, Pinhal do Miranda) – falou o vice-prefeito Arlindo Fagundes, insistindo também na realização de uma audiência pública "em Cubatão" para debater todas essas questões: "Casa é bem essencial do ser humano, tanto que muita gente está tendo problemas de saúde por causa disso. Sempre com respeito, vamos cobrar o que é de direito da população. Assuntos assim não podem ser definidos em gabinetes. Cidadão que não tem moradia não tem cidadania".

Texto: Carlos Pimentel Mendes - MTb 12.283-SP.

Foto: Dilson Mato Grosso

Link para fotos

Prefeitura institui Comissão para acompanhar Programa de Recuperação da Serra do Mar

A prefeita de Cubatão Marcia Rosa instituiu, na última terça-feira (29), por meio do decreto 9.424, a Comissão Municipal de Representação e Cidadania no Enfrentamento do Risco Geológico, Recuperação Ambiental e Urbanização, composta por membros do Executivo Municipal, OAB e representantes das áreas incluídas ou afetadas pelo Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, que está sendo desenvolvido pelo governo do Estado.

Entre os objetivos da Comissão está o assessoramento ao poder executivo municipal na tomada de decisões, com base nas diretrizes traçadas pelo Estatuto das Cidades, sobre os bairros localizados nas encostas da Serra do Mar e setores de encostas da Água Fria e Pilões, no tocante à redução ou erradicação de situações de risco geológico e geotécnico, além de acompanhar e fiscalizar todo o processo de recuperação ambiental das áreas de sob risco geológico e de preservação permanente, remoções, urbanização das áreas remanescentes e processo de implantação de novos planos e projetos habitacionais no Casqueiro e Bolsões, bem como a aplicação dos recursos financeiros destinados a projetos e obras em áreas municipais.

O grupo terá também a atribuição de mobilizar a comunidade para discutir os problemas das áreas, multiplicando as informações corretas, alertar sobre as ações proibidas (como novas construções e ocupações), orientar sobre como proceder em obras de segurança, intermediar assuntos de interesse da comunidade atinentes aos planos e projetos habitacionais e de regularização fundiária, manifestar-se sobre a lista de famílias a serem removidas, dirimir casos conflitantes sobre os projetos habitacionais e localidades envolvidas, emitir parecer prévio sobre concessões de Direito Real de Uso e, ainda, acompanhar permanentemente a gestão dos planos e projetos, elaborando relatórios anuais sobre a situação das ocupações e concessões de Uso.

A Comissão será composta por um representante da OAB, 17 do Poder Executivo e 18 membros eleitos entre a comunidade das áreas afetadas: Cotas 95/100 (3); Grotão (2); Cota 200 (3); Pinhal do Miranda (1); Cotas 400/500 (2); Mantiqueira (1); Água Fria (2), Pilões (2) e Casqueiro (2). A coordenação ficará por conta da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos.





Texto: Jorge Ramos

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Prefeita visita a Policlínica e ouve sugestões e críticas de munícipes

Humanizar o atendimento e ter uma postura acolhedora é a meta da Administração Municipal


A Prefeita Marcia Rosa realizou na tarde desta terça feira (29/09) uma visita de avaliação de serviços e atendimentos na Policlínica de Cubatão, onde ouviu a opinião dos pacientes quanto ao atendimento e dos funcionários sobre as necessidades do setor.

Uma das deficiências encontradas pela prefeita foi a falta de um equipamento com senha eletrônica que possibilitaria que os pacientes aguardassem sentados o atendimento médico ou laboratorial, além de melhorar a comunicação entre profissionais e munícipes.

O secretário de Saúde, Vandejackson Bezerra, informou que será instalado um equipamento igual ao que está funcionando no PS Central e será confeccionada uma caixa onde os pacientes poderão deixar sugestões, críticas e opiniões quanto aos atendimentos da Policlínica.

Conversando com alguns pacientes, a chefe do executivo constatou que ainda existe certa deficiência na realização de algumas especialidades médicas de exames, porém a ocorrência nas demoras vem caindo com medidas administrativas já implantadas nos serviços de saúde do Município.

Ao final da visita, a prefeita deu uma entrevista coletiva onde fez uma avaliação positiva do atendimento na Policlínica. "Encontrei este setor muito mais organizado do que em outras visitas, mas ainda temos muito que fazer, nossa equipe está muito atenta ao que precisa ser feito e está trabalhando para minimizar os problemas detectados no setor.

"Precisamos dar mais conforto aos munícipes que procuram os serviços de saúde do nosso Município, estamos cumprindo um compromisso com a população, é sempre muito bom manter este contato com a população e ouvir seus anseios", finalizou Marcia Rosa.

Já o secretário Vandejackson disse: "Este tipo de visita é muito importante, pois estimula os nossos funcionários a darem sempre um atendimento de qualidade e com mais agilidade, humanizando o atendimento e dando uma postura mais acolhedora ao pacientes".


Texto e FOTOS: José Mário Alves/Depto. Imprensa/PMC

Link para fotos

sábado, 26 de setembro de 2009

Secretaria de Obras efetua manutenção e limpeza no telhado da UME João Ramalho

Além da limpeza no telhado, foram instalados dispositivos que impedem a permanência das aves

Uma equipe de oito funcionários da Divisão de Conservação realizaram uma força-tarefa durante o último sábado dia 26/09, eles trabalharam na execução de limpeza e instalação de componentes que impedirão a permanência de pombos sob os telhados da UME João Ramalho, situada na Avenida Nove de Abril, 4.000, na Vila Nova (esquina da Avenida Nossa Senhora da Lapa).
Os trabalhadores efetuaram toda a limpeza necessária e instalaram telas de proteção nos vãos das telhas além de fios de Nylon que impedirão que as aves permaneçam pousadas e até façam seus ninhos no local.
O próprio secretário Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Wagner Moura dos Santos, fez questão de verificar in-loco as condições do local e o andamento dos serviços, que duraram aproximadamente oito horas.


Segundo Wagner Moura, essa é uma medida paliativa, enquanto a Prefeitura aguarda o resultado do pregão para contratação das reformas nos próprios municipais, que foi suspenso por liminar. Entre as reformas previstas nesse pregão, está, por exemplo, a colocação de telas em todas as escolas do município para evitar a entrada de pombos nos telhados, explicou.


Texto e Fotos: José Mário Alves

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Prefeitura realiza limpeza no telhado da UME João Ramalho

Trabalho será executado neste sábado (26/9), às 10 horas

Uma força-tarefa da Prefeitura, composta por cinco funcionários do Departamento de Conservação e incluindo um veículo com plataforma elevatória da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) fará neste sábado (26/9), a partir das 10 horas, a limpeza do telhado da Unidade Municipal de Ensino (UME) João Ramalho, situada na Avenida Nove de Abril, 4.000, na Vila Nova (esquina da Avenida Nossa Senhora da Lapa).

Segundo o secretário municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Wagner Moura, essa é uma medida paliativa, enquanto a Prefeitura aguarda o resultado do pregão para contratação das reformas nos próprios municipais, que foi suspenso por liminar. Entre as reformas previstas nesse pregão, está por exemplo a colocação de telas para evitar a entrada de pombos nos telhados, explicou.


Fonte: Informa Cubatão
Texto: Carlos Pimentel Mendes - MTb. 12.283-SP

Clean Up The World mobiliza Cubatão

12 toneladas de lixo foram recolhidos

Cubatão participou pela primeira vez do movimento ambiental Clean Up The World (CUW), no último sábado (19). O evento reuniu aproximadamente 350 voluntários que fizeram sua parte em prol de um mundo mais limpo e com melhor qualidade de vida para todos. Das 10 às 13 horas foram recolhidos 12 toneladas de lixo nos manguezais.


A iniciativa da participação da Cidade no evento mundial, foi da técnica administrativa do Centro Guará Vermelho de Estudos Ambientais, Priscilla de Andrade Batista, que entrou em contato com o Instituto Aqualung e trouxe informações sobre o programa de limpeza que já acontece em diversas partes do mundo, e teve todo apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Cubatão.
O secretário de Meio Ambiente, Vanderlei Oliveira, participou no mês de agosto da Conferência Nacional de Meio Ambiente, na cidade do Rio de Janeiro, onde além de conhecer os preparativos do Clean Up The Word, divulgou os trabalhos ambientais desenvolvidos na cidade de Cubatão.


Para Vanderlei Oliveira, a conscientização tem que ser estimulada desde cedo, e comentou: “Estamos dando apenas o ponta-pé inicial, pois além de recolher o máximo de lixo possível, vamos investir na conscientização da população na destinação de detritos sólidos e trazer alternativas como as sacolas biodegradáveis que além de serem produzidas com material orgânico, desaparecem no meio ambiente em apenas quatro meses”.
As 12 toneladas de lixo colocadas em sacolas plásticas biodegradáveis serão catalogadas, a fim de gerar um relatório final para o Programa Ambiental das Nações Unidas (ONU). Sacos, garrafas plásticas, bitucas de cigarro, canudinhos de refrigerante, restos de isopor, caixas de leite, cabo de vassoura, espiga de milho, tampa de manteiga. Enfim, foram encontrados diversos resíduos pelos voluntários da Escola Técnica Estadual Centro Paula Souza (ETEC), Viação Bom Jesus, Centro de Capacitação dos Deficientes Auditivos (CECAPDA), Terracom, Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Secretaria de Saúde (SMS), Secretaria de Assistência Social (Semas), Universidade Santa Cecília (Unisanta), Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), Veolia Ambiental, Escola Estadual José da Costa, Escola Estadual Maria Helena Duarte, Escoteiros do Mar Albatroz e os lobinhos. Todos juntos se envolveram simultaneamente no trabalho de limpeza nos seguintes locais: Jardim Casqueiro, Ilha Caraguatá, Conjunto Afonso Schmidt, Jardim 31 de março e Cota 200.
“Nós escoteiros temos uma convivência com a natureza. Somos treinados para deixar o mundo melhor, as pessoas têm que entender o planeta como a nossa casa”, explicou a chefe dos escoteiros, de 24 anos, Marília Oliveira.


Para o motorista Denílson da Silva Santos foi uma satisfação ajudar os munícipes cubatenses. Ele mora em São Vicente e acordou às 7 horas para atender o convite de sua cunhada, que trabalha na RTA Engenharia Ambiental, uma das parceiras do evento, para fazer parte do Clean Up the World. “Aceitei na hora. Deixar o ambiente limpo para as pessoas usufruírem é a meta”, destacou Silva.
A diretora da RTA, Lucy Sanches Figueiredo, explicou o por quê de ser parceira do CUW. "A gente se sente na obrigação de alterar algo na sociedade para o bem do meio ambiente, na responsabilidade de alertar as pessoas a jogarem o lixo no lugar certo".
Conscientização é a palavra. O fisioterapeuta Luiz Felipe Perez da Guarda coloca a ação ambiental em sua vida diariamente. “Hoje é o dia do Clean Up the World, mas na nossa vida a prática tem que ser diária”. E completa: “Saúde e Meio Ambiente devem andar juntos”.
E quem não parou um minuto foi a agente de saúde Maria de Fátima. “O movimento gerou melhorias para o nosso bairro”, ponderou a moradora da Ilha Caraguatá.
A empresa Terracom, além de mobilizar voluntários, não cobrou taxa para o transporte e o aterro.

Texto: Fernanda Lima e José Mário Alves
Foto: José Mário
Link para fotos:
http://www.4shared.com/dir/20740864/75f2b3b3/09-09-24-clean_up_the_world.html

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Vazamento na Refinaria preocupa Cubatão

Prefeitura cobra explicações da Petrobras e da Cetesb

Um vazamento de gás de cloreto de amônia, ocorrido por volta das 22h30, desta quarta-feira (23/9), na junta de expansão da Linha 3 na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, trouxe preocupação aos munícipes. O fato foi registrado pela Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), que contabilizou nos 30 minutos seguintes cerca de 200 ligações de pessoas reclamando do forte odor. Também o Pronto Socorro Central ficou atento à situação, por ser o gás altamente tóxico.
Preocupada com os riscos que o acidente poderia oferecer à população, a equipe do Governo Municipal se mobilizou na busca de informações sobre o ocorrido. Deslocaram-se até as proximidades da Refinaria Presidente Bernardes as seguintes autoridades: o secretário Municipal de Meio Ambiente, Vanderlei de Oliveira; o secretário de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Wagner Moura; o presidente da Cursan, José Carlos Ribeiro; o coordenador da Comdec, José Antonio dos Santos (Geladeira), o superintendente da CMT, Silvano Lacerda; o presidente da Câmara Municipal, vereador José Roberto Azzoline Soares (Alemão) e a líder comunitária da Vila Elizabeth, Josiane de Oliveira.
A primeira medida tomada na manhã desta quinta-feira, dia 24, pelo secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura, Gerson Rozo, foi solicitar ao gerente geral da Refinaria Presidente Bernardes, Willian França da Silva, e ao gerente da Cetesb\Cubatão, Marcos da Silva Cipriano, informações mais detalhadas sobre extensão e grau de gravidade da ocorrência, áreas atingidas e medidas adotadas para a contenção do vazamento e minimização dos danos.
Os ofícios com essas solicitações foram entregues pessoalmente por uma comissão especial de secretários municipais, os quais aproveitaram para visitar o local da ocorrência e cobrar explicações de técnicos da Refinaria. O coordenador de turno Renato Romão e a gerente de Meio Ambiente Rosângela Correia encaminharam o grupo até as proximidades da Linha Três e tranqüilizaram os secretários sobre os riscos da ocorrência de outros vazamentos.
Segundo o chefe de turno, o acidente aconteceu no período em que uma equipe de funcionários providenciava a purgação (limpeza através da injeção de nitrogênio para a retirada de produtos inflamáveis) da tubulação por onde era transportado o gás.
Estiveram em visita à Refinaria o secretário-chefe do Gabinete da Prefeitura, Gerson Rozo, o vice-prefeito, Arlindo Fagundes Filho, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vanderlei de Oliveira e o superintendente da CMT, Silvano Lacerda.
Ao final do encontro, Lacerda informou que o acompanhamento é constante, uma vez que a atual administração entende que quem sofre com as conseqüências desses acidentes é a população, e o Poder Público Municipal tem por obrigação cobrar as ações reparativas pelas empresas e punitivas por parte dos órgãos destinados a esse fim.

Texto: Lula Terras – MTb. 13.553
Fotos: Adalberto Medeiros
Link para fotosDoc. 20090924 – Semam – Vazamento na Refinaria

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Defesa Civil interdita quatro moradias no Morro da Mantiqueira

Vento forte derruba duas árvores e destrói uma casa

Fortes rajadas de vento, de até 70 quilômetros por hora, provocaram a queda de duas árvores de grande porte na ocupação conhecida como Morro da Mantiqueira, próximo à Usiminas, por volta das 11h30 desta quinta-feira (23). Uma moradia foi destruída e mãe e filho sofreram ferimentos leves. A Defesa Civil interditou outras três casas ameaçadas pelo deslizamento. Os 13 desabrigados, incluindo 5 crianças, foram levados para casas de amigos e parentes.
Para evitar novos danos, a Secretaria de Meio Ambiente de Cubatão, com o apoio de técnicos da Usiminas, vai ancorar os troncos das árvores, que possuíam cerca de 20 metros de altura (o equivalente a um edifício de seis andares).


"Os troncos serão laçados com cabos de aço e cordas para frear a continuação de seu deslizamento, o que colocaria em risco mais residências", informou o secretário de Meio Ambiente, Vanderlei de Oliveira, ao vistoriar o local ao lado do coordenador da Defesa Civil de Cubatão, José Antônio dos Santos, e de funcionários da Secretaria de Assistência Social.
Após a ancoragem dos troncos, a Semam providenciará o corte e a remoção das árvores tombadas já a partir desta quinta-feira (24). "Faremos o monitoramento constante do local", informou Vanderlei Oliveira: "Estamos num período de chuvas. Temos de redobrar a atenção".
Segundo José Antônio dos Santos, a ocorrência de deslizamentos em encostas faz parte de um processo natural de acomodação do solo. No entanto, em razão da ocupação, houve corte do terreno sem a preocupação de conter a encosta: "As raízes ficaram superficiais. Com a chuva e o vento forte, ocorreu o movimento pendular da árvore que, sem sustentação, desabou".


O núcleo, com mais de cem moradias, tem acesso a partir da Rodovia Padre Domênico Rangoni, na margem da pista Guarujá-Cubatão, altura do viaduto Ultrafértil. As moradias são vizinhas ao oleoduto da Petrobras, que liga São Sebastião a Cubatão.

Texto: Melchior de Castro Junior Mtb 15.702
Foto: José Mario AlvesLink para fotos

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Presidente da Comissão do Pré Sal fala sobre exploração e partilha de recursos neste sábado, em São Vicente

O presidente da Comissão Especial da Produção e Exploração do Pré Sal , deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) estará, a partir das 10 horas deste sábado, 19 de setembro, debatendo com políticos da região a “Exploração do Pré Sal e a conjuntura nacional”, dentro do seminário de formação política do Partido dos Trabalhadores. Durante o encontro, que acontece no Hotel Itararé Tower Beach, em São Vicente, serão abordados temas como a partilha dos royalties advindos da exploração do petróleo nas camadas do Pré Sal.
Às 13 horas, Chinaglia irá falar à imprensa em entrevista coletiva.
O hotel Itararé Tower Beach fica na Rua da Constituição, 604, Itararé, São Vicente.




Biografia

Arlindo Chinaglia (PT-SP). Médico, 57 anos, foi reeleito deputado federal em 2006 para seu quarto mandato consecutivo. Recebeu 170.008 votos.
Na legislatura passada, destacou-se por sua atuação como líder do PT (2004-2005) e líder do governo (2005-2007) na Câmara dos Deputados, quando trabalhou ativamente e influiu na aprovação de importantes proposições legislativas.
Pelo trabalho de fiscalização no uso do dinheiro público, Chinaglia tornou-se em 1997 presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.Durante os dois primeiros mandatos, Chinaglia atuou prioritariamente na Seguridade Social: revelou à sociedade os maiores devedores do INSS e participou intensamente do debate da reforma da Previdência na comissão especial da proposta de emenda à Constituição nº 33/95.A militância em sua área profissional tornou o deputado referência nos temas ligados à Seguridade Social. Integrou a CPI da Fabricação de Medicamentos e a comissão especial que regulamentou os planos de saúde, dentre outras. Arlindo Chinaglia foi presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo e também presidiu o PT e a CUT estaduais. Foi secretário-geral do PT nacional, do qual é fundador. Formado pela UnB (Universidade de Brasília), é especializado em saúde pública e radiologia.Arlindo Chinaglia JuniorNascimento: 24/12/1949 - Serra Azul, SPProfissões: MédicoFiliação: Arlindo Chinaglia e Maria Amélia Felício ChinagliaLegislaturas: 1995-1999, 1999-2003, 2003-2007.Gabinete: 706, Anexo 4, Fone: 3215-570, Fax: 3215-270
Ana Helena Bezerra Lopes
Assessora Parlamentar na Baixada Santista
(13) 8157-7795

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cubatão ganha mais uma ciclovia, sobre o canal da Avenida Henry Borden


Ela terá projeto moderno de paisagismo e acessibilidade

Um sonho antigo dos ciclistas de Cubatão está se tornando realidade, com o início da construção de mais uma ciclovia, sobre o canal da Avenida Henry Borden, na Vila Santa Rosa. O projeto - que já estava elaborado desde julho de 2007 - teve a Ordem de Serviço assinada pelo secretário de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Wagner Moura dos Santos, na tarde desta quinta feira (17/9).


A empresa Terraplanagem Construção Civil Ltda. (Termaq), vencedora da licitação, terá 120 dias - a partir da próxima segunda feira - para a conclusão das obras, que terão um custo total de R$ 820.301,93 a serem repassados pela Agencia Metropolitana da Baixada Santista (Agem).
Todo o projeto arquitetônico foi elaborado pelos arquitetos Ricardo Cretela e Maria Carolina Simões, da Prefeitura Municipal de Cubatão, e contempla - além da construção da ciclovia – o tratamento paisagístico de toda a extensão da ciclovia, respeitando a acessibilidade e o replantio das arvores que forem removidas durante a execução das obras.
Para o coordenador do Grupo de Trabalho de Implantação do Sistema Cicloviario de Cubatão (GETISC), Rolando Roebbelem, “este é apenas o início do nosso projeto cicloviário, que será implantado em toda a cidade de Cubatão, estamos realizando um sonho, e esta fase é apenas o começo de um grande sistema que será implantado em todo o município”.


Texto: José Mário Alves
Fotos : Adalberto Medeiros

Cubatão participa do Clean Up the World

A Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Instituto Ecológico Aqualung promoverá o evento Clean Up The World (CUW) que tem a finalidade de promover a conscientização ambiental e chamar a atenção da sociedade para o problema do lixo que é descartado indevidamente nos rios e corpos d’água da cidade. O CUW 2009 será baseado no Tema global “Communities joined against the Global Warming” / Comunidades Unidas em Prol do Combate ao Aquecimento Global. Este ano será a sétima Ação consecutiva no Brasil e a primeira vez em Cubatão, visando à conscientização da comunidade cubatense em manter nossos manguezais, rios, e estuário sempre limpos, e aumentar o envolvimento da população em utilizar as sacolas plásticas biodegradáveis (feitas a base de milho) e as reutilizáveis. O foco é agregar mais cidades brasileiras e aumentar o número dos voluntários nesta Campanha Mundial.

A Conferência Nacional de abertura do evento foi realizada no dia 20 de Agosto de 2009 no Hotel Intercontinental Rio, no Rio de Janeiro/RJ O Sr. Secretário de Meio Ambiente de Cubatão – SP, Vanderlei Oliveira, também esteve presente ressaltando a participação e o início da Campanha Clean Up The World em Cubatão; fazendo uma grande diferença em melhorar a qualidade de vida dos moradores e aumentando o turismo nesta Localidade; que hoje possui uma vasta biodiversidade.


O Evento Acontecerá dia 19 de Setembro a partir das 09:00h em diversos locais ao mesmo tempo pela cidade: PESM - Parque Estadual da Serra do Mar, Parque das Primavera, Vila Esperança, Grotão, Ilha Caraguatá, Jardim Casqueiro, Jardim Costa e Silva e Cota 200.

O evento acontece com ajuda de voluntários que podem participar em qualquer uma das regiões onde acontecerá o evento, nesta primeira edição em Cubatão já estão confirmadas as presenças de voluntários da: RTA Engenharia Ambiental, SECULT -Secretaria de Cultura, SEMAS - Secretaria de Assistência Social (Fábrica da Comunidade e CINCAF), SEMAM – Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, PJ MAIS, PESM, CEPEMA, CECAPDA, Associação de Moradores Vila Esperança e Sítio Novo, ABC Marbas, Alunos das escolas ETEC Cubatão, E.E. José da Costa, E.E Profª. Maria H. Duarte Caetano. Futscola, UNIMONTE, UNISANTA, Grupo de Escoteiros Albatroz.

O evento é Organizado Prefeitura Municipal de Cubatão - SEMAM – Secretaria de Meio Ambiente e Coordenado pelo Centro Guará Vermelho de Estudos Ambientais.

Da esquerda para direita: Carla Kátia da Silva Chefe de Serv. Proj. Amb. Guará Vermelho e Priscilla Andrade Batista Técnica Administrativa


Informações tratar com Carla Kátia ou Priscilla
Tel 13-3372622 / 33726207
e-mail: cksilva@cubatao.sp.gov.br

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Reunião discute a metropolização do Esporte na região

O encontro contou com a presença dos nove secretários de Esportes da Baixada Santista

Na tarde desta segunda-feira (14/09), às 14 horas, no miniauditório do Paço Municipal de Cubatão, ocorreu a reunião de secretários de Esportes da Região Metropolitana da Baixada Santista. Na pauta foram discutidas as prioridades de cada município em relação ao Esporte na região.
O secretário de Esportes e Lazer de Cubatão, José Moraes Lucas, comentou a importância do encontro para o estreitamento dos laços e a troca de experiências entre os secretários. “A união é fundamental para buscarmos a metropolização do Esporte na região”.


“A valorização dos profissionais do Esporte, a promoção de ações pontuais e também coletivas é imprescindível para o fortalecimento das secretarias”, afirmou o secretário de Esportes de Santos, Paulo Roberto Paes Musa. Ele falou ainda da necessidade da realização de um fórum para discussão das políticas públicas voltadas ao Esporte, e também da importância da parceria entre as secretarias de Educação e Esporte no desenvolvimento de projetos nas escolas municipais.
O secretário de Esportes de Peruíbe, Amauri Meira Iribarne, relatou suas maiores dificuldades à frente da secretaria. Ele disse que o orçamento e a falta de equipamentos esportivos prejudicam o desenvolvimento dos esportes na Cidade. “A demanda é superior a quantidade de equipamentos existentes no Município”.
Já o secretário de Esportes de Praia Grande, José Carlos de Souza, foi categórico ao falar que é impossível se fazer esporte sem ter equipamentos. Ele sugeriu que todos os secretários trabalhassem a questão do Esporte como meio de inclusão social e que estreitassem os laços com as secretarias de educação. “O esporte e a educação têm que trabalhar juntos”. José Carlos disse ainda que cada secretário precisa pontuar as prioridades e avaliar as reais dificuldades de seu município.
“Precisamos criar um Comitê Regional de Esportes como forma de fortalecer as nossas reivindicações junto ao secretário de Esporte do Estado”, disse Paulo Flávio Affonso Piasenti, secretário de Esportes de Guarujá.
A Delegada Regional, Mônica Geny dos Santos falou das dificuldades da delegacia. “Com seis funcionários, 18 eventos no calendário e pouco recurso fica muito difícil atender as necessidades das secretarias da região”. Segundo ela é importante que cada município faça a adequação a sua realidade e estrutura com os jogos do calendário oficial. A delegada aproveitou a oportunidade para convidar os secretários a realizar uma reunião nas dependências da delegacia regional.
O secretário de Esportes de Bertioga, Sérgio Pastori falou da carência de equipamentos esportivos e da falta de estrutura nas escolas públicas do município para a prática de esportes.
No final da reunião ficou acertada entre os secretários a elaboração de uma pauta com os principais problemas de cada município, para serem apresentados na próxima reunião, que acontecerá no dia 24/09, às 10 horas, na Prefeitura de Itanhaém.

Texto: Ana Borges
Foto: Dilson Mato Grosso

Centro de Vôlei de Praia será instalado em Mongaguá

O autor do projeto, Marcelo Negrão, visitou locais da praia onde poderão ser instaladas as quadras.


Mongaguá será a primeira cidade do litoral sul a ter o Centro de Excelência do Voleibol de Praia. O projeto, do atleta Marcelo Negrão, prevê a montagem de quadras na praia para o ensino do esporte às crianças do Município.
A decisão de integrar ao plano do campeão olímpico aconteceu ontem (14) durante encontro no gabinete do prefeito Paulo Wiazowski Filho, o Paulinho, e posterior visita à praia. “O local é ótimo. Teremos a chance de fazer um trabalho maravilhoso, que não existe em nenhum lugar do Brasil”, explica.
“O Marcelo nos procurou na Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (Selt) para conversar e indicamos o prefeito Paulinho, que já tinha demonstrado interesse em desenvolver as aulas de vôlei de praia”, explica o assistente técnico de gabinete, Luiz Carlos Martins.

“Aproveito para reforçar que a Prefeitura terá todo o apoio da Secretaria e do secretário Claury Alves da Silva para a implantação do Centro de Excelência do Voleibol de Praia”, conclui Martins.
O chefe do Executivo assinou a carta de intenção na hora, solicitando à Selt duas quadras, sendo uma para o Centro, ao lado do posto salva-vidas, e outra em Agenor de Campos, próxima à Plataforma. Ambos os locais foram aprovados por Negrão.
Em cada quadra podem ser atendidas até 100 crianças com mais de 10 anos. “Antes disso, acredito que as crianças devam aprender todo tipo de esporte. É com 10 anos que passam a ter mais noção e controle da força”, explica Negrão.
“Mongaguá tem um potencial grande a ser explorado. Poderemos até organizar o 1º Campeonato de Vôlei de Praia ainda neste verão”, vislumbra Paulinho.
Essencial – O incentivo à prática do esporte é necessário para o atleta, atualmente o único profissional do Estado de São Paulo. “Sou o único jogador profissional do Estado. Precisamos incentivar a prática do esporte para reverter esse quadro”.
Vôlei de praia é um dos esportes que mais cresce, segundo o campeão olímpico. “Nas Olimpíadas, os ingressos das arenas do vôlei de praia são os primeiros a esgotarem”.
Negrão também aponta que, diferente o vôlei de quadra, os jogadores da praia não necessitam ter altura nem porte físico. “Assim que tudo estiver certo, passarei a maior parte do meu tempo em Mongaguá, treinando”.
“Também entrarei em contato com a Confederação, solicitando que Mongaguá sedie uma etapa do Brasileiro”. O encontro também contou com a presença de Geraldo Rebizzi e de Gilmar Aguiar Freitas, da Diretoria de Esportes e Lazer.

PREFEITURA DE MONGAGUÁ
Jornalista Responsável: Carlos Ratton (MTb. 25.636) / Sergio Sanches (MTb. 16.338)
Redatora: Gabriela Arena (MTb 52.219)
Repórter Fotográfico: Fred Casagrande (MTb. 44.047)
Telefone: (13) 3445-3055
14 de setembro de 2009
http://br.mc386.mail.yahoo.com/mc/compose?to=imprensa@mongagua.sp.gov.br

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Dudu, um papai Noel especial

Com paralisia cerebral, Eduardo passa listas de adesão para que crianças da Vila dos Pescadores sejam presenteadas no Natal.

Insetos, odor forte de resíduos orgânicos em decomposição, risco de sangrar com cacos descartados. Esses são apenas alguns dos componentes do trabalho de coletar inservíveis entre montanhas de lixo, o que para a maioria de pessoas representaria muita chance de ter elevado o mau humor. Pois foi nesse ambiente pouco aprazível que Marilene Alves dos Santos conseguiu pensar no outro, numa grande demonstração de até onde pode chegar a capacidade de solidarizar-se.


Constatando que brinquedos em boas condições chegavam aos montes no Lixão da Alemoa, pensou nas crianças de sua comunidade, a Vila dos Pescadores, que não tinham a oportunidade de ganhar exemplares novos. Usando água e sabão, tratou essas peças que começaram aos poucos a serem distribuídas. E certamente não por acaso que achou também uma indumentária completa de Papai Noel, que seu filho especial Eduardo Alves dos Santos, o Dudu, incorporou a prática de contemplar a meninada do bairro que até então só contava com a imaginação para se divertir.
Dudu tem hoje 33 anos de idade, embora pareça pouco mais que um adolescente. Tomou tanto gosto pela empreitada que há três anos vem passando listas entre os conhecidos para presentear crianças, a exemplo do que fazem outras instituições que possibilitam que o interessado possa escolher a criança segundo a idade, tamanho e sexo para quem comprará roupas e um brinquedo no final do ano.
Distribuição - Mesmo com dificuldades de comunicar-se oralmente devido à paralisia cerebral, Dudu é bastante popular. Faltando quatro meses para as festas já conseguiu 42 adesões para as 138 crianças listadas. A distribuição de presentes está marcada para dia 19 de dezembro, a partir das 16 horas, na Associação Comunitária da Vila dos Pescadores, ou Centro Comunitário do bairro, com o espaço à Rua Santa Júlia, 13.
Para que ninguém duvide do destino a ser dado às peças oferecidas pelos parceiros que se candidatarem a comprar mimos (agora só aceita novos), exibe uma coleção de fotos impressas por computador em folhas de sulfite reunidas numa encadernação de espiral. Quem vê Dudu tão empenhado em ajudar os outros, não tem ideia que sua mãe (que além dele tem mais quatro filhos a seu encargo) conte com pouco dinheiro mais a pensão de Dudu, em virtude do falecimento do pai deste, para o sustento da casa. Marilene dos Santos, hoje com 53 anos, com muitos problemas de saúde e dores pelo corpo não se encontra mais em condições de trabalhar, conforme afirmou.
Engana-se contudo que pensa que a assustam as condições adversas. “Criei meus filhos sozinha, trabalhando no lixão e até voltei a estudar aos 49 anos, partindo do quarto ano e hoje estou com Ensino Médio concluído”, explicou. A intenção era capacitar-se como auxiliar de enfermagem, mas a saúde não ajudou e por enquanto se ocupa dos afazeres domésticos. “Vou ajudar o Dudu a cuidar das crianças”, disse animada. “O Dudu é uma pessoa que Deus enviou para ajudar os outros”, explicou orgulhosa. “A gente é sofrido, mas procurar esquecer disso e fazer alguma coisa pelo próximo”, acrescentou.
Gosto pela computação – Marilene disse que deverá ainda oferecer um bolo e guloseimas para as crianças, e que serão bem vindas doações de comidas e bebidas para a festa a ser realizada por ocasião da distribuição. Fora a festa de Natal, contou que o que encanta Dudu é a informática, e que seu sonho é ter um computador. “Ele frequenta um curso gratuito de computação faz cinco anos. Sabe mexer com o equipamento melhor do que eu”, admite.
Contou que Dudu não é de ficar parado. “Chegou a trabalhar pela Frente de Trabalho no Arquivo da Prefeitura, onde se encarregava de embalar o material a ser arquivado e de dispensar o que não deveria ser aproveitado”. Conforme disse, “há alguns anos que não consegue mais emprego”. Mesmo com dificuldades de fala, ele dá um jeito de se comunicar com as pessoas e se fazer entender, no universo prático por meio de gestos muito claros e ordenados.
Conhecido da maioria dos servidores do Paço, sempre há quem apresente algum aspecto de sua história. “Dudu foi brigadista no treinamento para ações em caso de incêndio na Vila dos Pescadores”, disse o chefe da Divisão de Imprensam Serafim Romualdo Neto. “Se tivesse sido mais estimulado, tenho certeza que teria um potencial maior”, avaliou.
Já a chefe do Serviço de Educação Especial da Prefeitura, a professora Waldísia Rodrigues de Lima, contou ter um espaço à disposição dele para guardar os brinquedos doados pelos servidores até a data em que os possa levar para a Vila dos Pescadores. O Dudu sempre aparece nas repartições e nos eventos para pedir que os servidores colaborem com os vizinhos que precisam de alguma coisa. “É quase uma vereança o que ele faz”.
Contou que Dudu esteve no hasteamento de bandeiras na abertura da Semana da Pátria e fazia questão de ser escutado pelas autoridades ali presentes em suas reivindicações para a comunidade, no sentido da assistência emergencial. “Tantas pessoas podiam contribuir e não fazem nada, e o Dudu não busca para ele, mas para o outro”.
Para quem quiser “adotar” uma criança a ser presenteada por Dudu no Natal, o telefone da residência dele é: 3364-2256.


Texto: Maria Cecília de Souza Rodrigues. MTb 16561
Foto: Adalberto Medeiros.
Link para foto

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cubatão firma parceria com Emae para impulsionar o turismo no Caminho do Mar

Grupo de trabalho discutirá ações a partir da próxima semana


Reconstruir a imagem de Cubatão, transformando o município em um ícone do ecoturismo não somente no Estado de São Paulo, mas também em âmbito nacional, em razão de possuir atrações singulares, como o histórico Caminho do Mar, encravado no Parque Estadual da Serra do Mar. Para que isso ocorra no mais breve tempo possível, a Prefeitura de Cubatão, a Secretaria de Estado de Saneamento e Energia e a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) decidiram formar um grupo técnico de trabalho para incrementar a divulgação e a acessibilidade aos pontos de visitação. A informação foi divulgada durante encontro na Capital, na tarde desta quinta-feira (10).
"Vamos trabalhar de forma conjunta para fomentar o turismo", afirmou a prefeita Márcia Rosa, durante a reunião com o secretário adjunto de Saneamento e Energia, Ricardo Toledo Silva; o presidente da Emae, Guilherme Cirne de Toledo; e a gerente executiva de Ecoturismo e Caminhos do Mar, Lucia Regina Silveira. "Queremos potencializar a utilização desse espaço e investir, dessa forma, na reconstrução da imagem de nossa cidade. Para isso, precisamos firmar parcerias com o Estado e com a iniciativa privada", complementou Marcia Rosa, ao lado dos secretários municipais de Governo, Fernando Alberto Henriques Junior; de Cultura e Turismo, Marilda Canelas; e Meio Ambiente, Vanderlei Oliveira.
O secretário adjunto, Ricardo Silva, destacou a beleza natural de Cubatão. Ele recordou visita que fez aos manguezais, de barco, durante a elaboração do projeto de construção da Vila São José. "Conheci lugares magníficos. Como é possível que ainda hoje há pessoas que desconheçam que existe um lugar com uma natureza tão viva. Esse potencial deve ser explorado turisticamente. O mesmo trabalho poderia ser feito para divulgar o turismo industrial". Atualmente, as empresas Fosfértil, Usiminas, Carbocloro e Refinaria Presidente Bernardes oferecem visitas monitoradas.
Investimento - O diretor de Geração da Emae, Antônio Bolognesi, informou que a empresa investe atualmente R$ 50 mil mensalmente para a manutenção do programa de visitação ao Caminho do Mar. "A Emae banca integralmente esse custo. Mas nossa intenção, quando inauguramos o percurso, em abril de 2004, era passar a administração do roteiro à iniciativa privada, de forma que se tornasse totalmente sustentável. Vale frisar que esse roteiro é uma opção diferenciada de lazer e não há nada semelhante na região. Hoje queremos ampliar a acessibilidade e tornar o roteiro auto-sustentável. A iniciativa da Prefeitura, em desenvolver um trabalho conjunto, vem ao encontro de nossas metas. Precisamos divulgar mais esse passeio. Será bom para Cubatão e para a Emae".
Sobre a utilização do trole de serviço para o transporte de turistas, o presidente da Emae, Guilherme de Toledo, disse que há opções melhores. "Um teleférico representaria um investimento com custo menor que um novo trole. Dependeria, é claro, da liberação pelos órgãos ambientais e do interesse da iniciativa privada".
Visitas - Para a gerente executiva de Ecoturismo, Lucia Silveira, a parceria com a Prefeitura ajudará a incluir Cubatão no seleto grupo de municípios que oferecem roteiros históricos e de ecoturismo no País.
Ela informou que atualmente o Caminho do Mar recebe visitantes de terça-feira a domingo, mediante agendamento pelo telefone (11) 33337666 ou pelo e-mail :caminhosdomar@energiaesanemaneto.org.br.
Nos dias úteis é cobrado o ingresso de R$ 10,00, com exceção de quinta-feira, com preço especial de apenas R$ 1,00. Nos finais de semana, R$ 15,00. Estudantes de escolas públicas pagam R$ 5,00 e de particulares, R$ 10,00.
O agendamento é necessário já que há o limite de 200 visitantes por dia útil e 800 nos finais de semana.
Grupo de Trabalho – Ao final do encontro, os participantes decidiram formar um grupo de trabalho com quatro representantes da Emae e quatro da Prefeitura para a discussão de ações e questões técnicas e legais que possam incrementar o programa de visitas. Os nomes dos integrantes e a agenda de reuniões serão divulgados já na próxima semana.
A intenção é também convidar para integrar o grupo representantes da prefeitura de São Bernardo do Campo. Apesar de os monumentos históricos construídos ao longo da estrada estarem em território de Cubatão, o acesso pelo planalto ocorre por aquela cidade.
"Há grande demanda de visitantes pelo planalto. São Bernardo também tem um pólo industrial e essas empresas podem colaborar", informou Lucia Silveira.
Apoio – A prefeita aproveitou o encontro para pedir apoio à reivindicação de Cubatão para se transformar em estância turística. "Nossa cidade não pode continuar a ser apenas um município de passagem, cortado pelas rodovias de acesso às praias. O potencial de Cubatão precisa ser mostrado. Todos nós, independentemente da bandeira política, podemos, juntos, reconstruir uma imagem para a Cidade. Não queremos mais que Cubatão seja reconhecida pela figura de uma casinha e uma chaminé. Tem, sim, um parque industrial, que muito nos orgulha; que é fundamental para o desenvolvimento da nação, mas é preciso que se conheça o potencial histórico e natural”.
Vale frisar que o Santos Convention & Visitors Bureau e o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista aprovaram recentemente moções de apoio ao reconhecimento de Cubatão como estância turística. Atualmente encontra-se em tramitação na Assembléia Legislativa projeto de lei sobre esse tema.

Contato: Melchior de Castro Junior
FOTOS: Dilson Mato Grosso/PMC
Link para fotos

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Prefeita visita UME João Ramalho para parabenizar equipe campeã da Copa TV Tribuna de Handebol Escolar

Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 8, e foi marcado pela euforia da torcida “nota 10” da competição

A prefeita Marcia Rosa visitou na manhã desta terça-feira, dia 8, a UME João Ramalho para parabenizar o time de handebol da escola pela conquista da Copa TV Tribuna de Handebol Escolar Masculino, disputada no sábado, dia 5, no ginásio do Sesc, em Santos. Acompanhada de vereadores, secretários e membros de sua equipe de governo, Marcia vibrou com a torcida. “Esta é a melhor, a maior e a mais animada torcida que participou do evento”, saudou a prefeita ao iniciar sua fala.
Vencedora invicta da competição e com a torcida “nota 10” do torneio, a equipe da UME João Ramalho recebeu das mãos da prefeita um jogo de camisas para usar nos treinos. Nos próximos dias, três modelos de camisas, desenhadas pela equipe de Divulgação da Secretaria de Ação Governamental, serão enviadas à escola para a escolha de um novo jogo de uniformes para o time titular.
Tomada pela euforia dos alunos, que lotaram o pátio da escola para saudar os colegas campeões, a prefeita lembrou seus tempos de estudante, quando atuava como goleira e jogava nas ruas de Cubatão, “porque pouquíssimas escolas tinham quadra de esportes”, explicou.
Marcia Rosa disse que passou o final de semana prolongado fazendo contatos com empresários para conseguir apoios para o time da escola e anunciou que a NM Engenharia mostrou satisfação em ajudar a equipe e vai entrar em contato com a escola para definir como será essa ajuda. Outra que prometeu dar sua contribuição, segundo a prefeita, foi a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão, que se disponibilizou a fornecer material esportivo para a equipe da escola.
A diretora da unidade, Regina Selma Gaia Martins, lembrou que a conquista foi graças ao brilhante desempenho dos alunos e dos professores Peter Lanes Mangia e Luciana Rosa Bertagnoli, técnico e assistente técnica, respectivamente, e agradeceu o apoio recebido da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que forneceu o transporte para todos os jogos e também para a torcida.
O secretário de Educação, Fábio Oliveira Inácio, disse que o título conquistado enche de alegria a todos os cubatenses. Presente na final da competição, o secretário lembrou o sofrimento da torcida nos momentos finais do jogo, quando empatados, os dois times disputaram o título nos tiros de sete metros. “Estamos muito orgulhosos porque a UME João Ramalho é uma escola pública que, com ousadia, ganhou de escolas particulares que têm esse campeonato como meta”.

Para saudar os campeões, estiveram na escola o vice-presidente da Câmara Municipal, Donizete Tavares do Nascimento; os vereadores Paulo Tito e João Santana de Moura Vilar (Tucla); os secretários municipais Adalberto Ferreira (Planejamento), José Eduardo Limongi (Negócios Jurídicos), Benito Santiago Gonzalez (Indústria, Comércio e Porto), José Moraes (Esportes), Fernando Alberto Henriques Júnior (Ação Governamental) e Wagner Moura (Obras), e o superintendente da Companhia Municipal de Trânsito, Silvano Lacerda.

Texto: Cecília Beu – (MTb. 22.332)
Fotos: Dilson Silva Mato Grosso
Link para fotos

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

UME João Ramalho é campeão masculino da Copa TV Tribuna de Handebol

Goleiro César foi o destaque na disputa dos sete metros


Em partida nervosa e muito equilibrada, a Unidade Municipal de Educação João Ramalho venceu o Colégio do Carmo por 2 a 1 na disputa dos sete metros, depois de empate em 9 a 9 no tempo regulamentar, sagrando-se campeã invicta na categoria masculina da Copa TV Tribuna de Handebol Escolar, realizada no Ginásio do SESC, em Santos. Os gols cubatenses foram anotados por Gabriel Casimiro (4) e Alexandre, Matheus, Jhon Mark e Rômulo, um cada.

Ao final do jogo todos os atletas correram para a arquibancada para comemorar com a torcida, que em nenhum momento deixou de apoiar os meninos com muito entusiasmo. Uma das mais emocionadas era a diretora do núcleo escolar, Regina Selma Gaia Martins, “Mesmo com toda a dificuldade enfrentada os alunos e professores estão de parabéns, ninguém mais do que eles merecem esta conquista”, elogiou a diretora.

O atleta mais festejado entre os torcedores foi o goleiro César Gabriel, considerado o herói do título ao defender a bola na disputa do tiro de sete metros. Sem esconder a timidez, o menino de 12 anos, com aproximadamente 1,60 metros e muita concentração na movimentação dos jogadores adversários comentou o resultado: “O jogo foi muito nervoso, mas estava confiante se fosse para os tiros de sete metros. Nós treinamos muito os tiros livres e valeu a pena”, disse o garoto.

Considerado o grande destaque do torneio, Gabriel Casimiro também se mostrou feliz com as conquistas: campeão, melhor do jogo e artilheiro da competição com 51 gols. O garoto de 14 anos, com 1,70 metros de altura, cursando a 8ª série do João Ramalho, diz que começou a praticar o handebol com apenas 10 anos, quando estudava no Lorena, e agora no João Ramalho, voltou a praticar a modalidade e não quer parar tão cedo.

Torpedo – Acompanhando o jogo pela televisão, a prefeita Marcia Rosa enviou um torpedo, pelo celular do secretário de Educação, professor Fábio Inácio, comemorando a conquista. O texto enviado pela prefeita diz, “viva, viva é Cubatão no esporte”.

Quase sem voz de tanto gritar nos gols dos atletas cubatenses, o secretário Fábio Inácio destacou que o título foi ainda mais valorizado pelo fato do João Ramalho ser a única escola pública na disputa do título. “Foi sofrido, mas chegamos lá”, comemorou.

Além do secretário da Educação, a competição levou outras autoridades municipais ao SESC para torcer pelos meninos cubatenses, o chefe de gabinete, Gerson Rozo, acompanhado do irmão, Gilson, que foi um dos principais jogadores de handebol da região na década de 80. Gilson fez uma comparação do esporte hoje com o de seu tempo, “Aconteceram algumas alterações na regra que acho positivas, pois evita as pancadas que machucava bastante gente naquela época”.

Homenageado pela TV Tribuna, pelo seu trabalho no desenvolvimento do handebol na Baixada Santista, o professor Nélio Roberto Vasquez elogiou a qualidade técnica do time cubatense. “A molecada é boa, agora é montar a base e trabalhar muito este pessoal que os frutos não tardarão a chegar”, aconselhou o professor.

Hoje aposentado, professor Nélio foi o responsável pelo surgimento e crescimento da modalidade em Cubatão, onde trabalhou de 1977 a 1992. Naquele período Cubatão conquistou nada menos do que cinco Jogos Abertos do Interior, 14 Jogos Regionais, cinco campeonatos estaduais e dois campeonatos brasileiros, além de colocar quatro atletas na seleção brasileira da modalidade.

Satisfeito, o secretário Municipal de Esportes e Lazer, José Moraes Lucas elogiou principalmente a garra demonstrada pelos meninos cubatenses. “Eles mereceram e Cubatão também merece mais este título, uma vez que em curto espaço de tempo nosso município se tornou referência na região nos esportes adaptados, com os grandes resultados obtidos nos Jogos Regionais”, comemora o secretário que aponta seu objetivo: “para o futuro, o objetivo é atender um número maior de deficientes, proporcionando a eles, esporte, lazer, qualidade de vida e inclusão social”.

José Moraes aproveitou para anunciar que os secretários de esportes dos nove municípios da região metropolitana estarão reunidos no próximo dia 14, às 14 horas, no Gabinete da Prefeita. “Cada secretário irá trazer as prioridades de seu município. Desta reunião sairá um documento a ser levado ao secretário de Estado de Esportes e Lazer, Claury Alves da Silva.

Este é o segundo título cubatense na Copa TV Tribuna de Handebol Escolar: Em 2008, a UME Bernardo José Maria de Lorena foi campeã na categoria feminina e em 2007, a mesma unidade de ensino ficou em 4º lugar na competição, também no feminino.

Contato; Lula Terras – MTb. 13.553

Fotos – José Mário

Link para fotos

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Oitava edição de “Caminhos da Independência” tem início nesta quinta-feira, dia 3

Entrada é 1 kg de alimento, doado ao Fundo Social


Começa nesta quinta-feira, dia 3, o espetáculo "Caminhos da Independência", do Teatro do Kaos, que será apresentado ainda nos dias 4, 5, 7 e 8 de setembro, às 19 e às 21 horas, no Teatro do Kaos (situado na Praça Coronel Joaquim Montenegro, 34, Largo do Sapo), durante as comemorações da Semana da Independência em Cubatão.
A entrada é um quilo de alimento que será repassado ao Fundo Social de Solidariedade de Cubatão. Este ano, o ator Gustavo Leão viverá o imperador D. Pedro I no espetáculo. Ele já atuou nas novelas Floribella (Bandeirantes), Paraíso Tropical (Rede Globo) e Beleza Pura (Rede Globo). Na quarta-feira, dia 2, ele participou do último ensaio com o elenco da peça na sede do Teatro do Kaos.
A encenação deste ano está sob a direção de Carlos Meceni. O espetáculo é produzido por Lourimar Vieira, ator e idealizador da encenação, que estará no elenco ao lado de atores como Amaro Gomes, Levi Tavares, Naiane Vieira e Fabiano di Mello.

Texto: Joyce Castro Myrstad – MTb. 48.151-SP
Fotos: Divulgação
Link para fotos

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Hasteamento noturno de bandeiras marca abertura da Semana da Independência em Cubatão

Ato começou às 20 horas desta terça-feira (1/9)



Com uma festa de luzes e cores, na esplanada do Paço Municipal, foi realizado - pela primeira vez no período noturno, em Cubatão – o hasteamento de bandeiras, nesta terça-feira às 20 horas, dentro do que preceitua a lei federal 5.700/1972, que dispõe sobre os símbolos nacionais, definindo em seu artigo 15º, que prevê o ato noturno, desde que a bandeira esteja devidamente iluminada.
A cerimônia começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil (pela prefeita municipal), do Estado de São Paulo (pelo capitão Diniz Filho, do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Cubatão) e de Cubatão, pelo presidente da Câmara, José Roberto Azzoline Soares (Alemão). Foram executados o Hino Nacional, o da Independência e o de Cubatão, pela Banda Marcial Municipal de Cubatão, regida pelo maestro Alexandre Felipe Gomes, e que também abriu o ato, acompanhada pela Linha de Frente, coreografada por Gislaine Teixeira.
Participaram da cerimônia a prefeita Marcia Rosa, o vice-prefeito Arlindo Fagundes e todo o secretariado, diretores departamentais e titulares da CMT, Cursan e Caixa de Previdência, além do presidente da Câmara e dos vereadores Adeildo Heliodoro dos Santos (Dinho) e Paulo Tito Farder. Também presentes a assessoria da deputada estadual Maria Lúcia Prandi; Elizabeth Pimenta, representando o Ciesp-Cubatão; Neusa Bento, organizadora da mostra "100 Anos da França no Brasil"; e alunos das escolas Padre José de Anchieta, D. Pedro I e Professor José da Costa.

Várias comemorações - Falou em primeiro lugar o vice-prefeito Arlindo Fagundes Filho, também presidente do Camp de Cubatão, destacando: "Esta data tem várias comemorações, especialmente a da Semana da Pátria, momento de refletirmos sobre o que somos, que pátria queremos. Quero lembrar de pessoas que se doam em benefício de uma sociedade mais justa e feliz, pois hoje comemoramos o 38º aniversário de fundação do Camp, entidade respeitada em todo o Brasil e presente em vários países. O Camp de Cubatão se destaca pela sua importância: já passaram por ele mais de 20 mil jovens e também seus familiares, hoje atendemos 1.149 jovens e há grande concorrência para entrar no Camp, o que nos orgulha, pois estes jovens são filhos de nossa sociedade e temos obrigação de orientá-los.
"Nesta data comemoramos também o Dia do Patrulheiro, e se hoje temos a figura do aprendiz, o patrulheiro continua ligado ao nome da instituição. Investimos em novas instalações, 22 novos computadores. E peço desculpa aos não corintianos, mas também comemoramos 99 anos desse time.
"Buscar nos dias atuais vestígios do passado, a reafirmação de nosso princípio de brasilidade, criar um país melhor, mais justo e digno para todos os brasileiros e brasileiras. Como sociedade, evoluímos, e assumimos compromisso com o momento presente. É o momento de fazer uma sociedade melhor, com a felicidade de todos e o compromisso com os valores morais e éticos, construindo dia após dia o bem comum, com solidariedade, fraternidade, amor às instituições. Temos a missão de construir um país melhor para as novas gerações, e fazer isso é sentir amor pela pátria", completou Arlindo.
Em seguida, a secretária de Cultura e Turismo, Marilda Canelas, falou sobre as solenidades previstas, "uma programação não só cívica, mas também cultural e de lazer, buscando atender a toda a sociedade cubatense. O que tem de melhor está aqui, a começar pela Banda Marcial e Linha de Frente, que hoje fizeram a abertura desta festa".
O presidente da Câmara, José Roberto Azzoline Soares, lembrou que as comemorações da Semana da Pátria "são atos cívicos que fortalecem nosso patriotismo, resgatam nossos valores éticos e morais, valorizam os símbolos nacionais". Terminou parabenizando a prefeita pela idéia da cerimônia no período noturno.
Por sua vez, a prefeita Marcia Rosa começou seu discurso cumprimentando o aluno Marco Aurélio (representando a escola José de Anchieta), o aluno Rafael Santos Amaral e a professora Vilma Maria (pela UME D. Pedro I), a aluna Ana Paula de Oliveira e a professora Ana Paula Rodrigues (pela escola José da Costa), além das autoridades presentes.

Momento de reflexão – Em sua fala, a prefeita Marcia Rosa destacou: "O início desta semana de comemorações pela Independência do Brasil é um bom momento para refletirmos sobre o que significa a independência para um povo. Escreveu certa vez o filósofo Friedrich Nietzsche que 'ser independente é uma questão que diz respeito a uma muito restrita minoria: é um privilégio dos fortes'.
"Ele não falava de força física, ou de força pelas armas, mas da força que as pessoas têm, se quiserem ter, para mudar seu próprio destino. Assim fez o Brasil em 1822, por não querer mais ser colônia européia, consciente de sua grandeza continental e de sua força moral, de sua vontade em traçar novos caminhos e criar um novo futuro para seu povo.
"Foram paulistas os que se dispuseram a liderar essa transformação, e foi um filho destas terras, José Bonifácio, quem mostrou o caminho ao jovem príncipe. Caminho que passava por Cubatão, região mais antiga de nosso país, onde mais uma vez a história sofreria uma reviravolta, encontrando-se com a lenda, quando um chá oferecido ao futuro imperador permitiu que ele melhorasse de sua indisposição e subisse a Serra do Mar, para encontrar o correio carioca junto ao Ipiranga, em vez de talvez encontrá-lo junto às margens plácidas do Rio Cubatão.
"Se um chá milagroso oferecido por Maria do Couto, uma cubatense, libertou D. Pedro para seguir seu destino de libertar o Brasil dos laços que nos prendiam à metrópole, outros atos ocorridos em Cubatão também contribuíram, nas décadas seguintes, para que esta independência se consolidasse, e uma nação fosse construída. Essa é uma das lendas que sempre contamos em nossa cidade. A história de Cubatão está intrinsecamente ligada à história do Brasil, e devemos sempre lembrar das nossas histórias e lendas.
"Aqui foi construída a usina hidrelétrica que ajudaria a impulsionar a economia paulista, e logo depois a refinaria e a siderúrgica que formariam este imenso parque industrial de Piaçaguera.
"Transformando a economia cubatense de agrícola para industrial, e ajudando a justificar a grandeza do porto santista, este polo também conduziu o Brasil à sua independência econômica, a uma transformação radical nos costumes, na organização do trabalho, na forma de gerar riqueza. Ajudamos a fazer o Brasil uma nação independente.
"Agora, mesmo passando por esta crise no mundo, não vamos mais conviver com essa história de cidade rica e povo pobre. Queremos que o povo de Cubatão tenha acesso aos altos postos, à riqueza aqui gerada com seu trabalho.
"Mas, independência é privilégio dos fortes. E este povo é forte. Quando parecia mais derrotado, reagiu e bradou pelo fim da poluição, pediu respeito pelo ambiente. Seu grito foi ouvido, as indústrias investiram em equipamentos, e a poluição cessou de forma tão exemplar que Cubatão virou símbolo mundial da recuperação ecológica!
"Faltava resolver a outra questão, enfrentar os problemas sociais, para que os cubatenses pudessem levantar a cabeça e dizer, com muito orgulho, o nome do lugar em que nasceram, ou que escolheram para viver. Ainda temos muito o que caminhar, para atingirmos a nossa independência, reunirmos os recursos que nos permitam agir como desejamos. Temos inúmeros problemas, que mal pudemos começar a resolver: habitação, saúde, educação, transporte, urbanismo, ambiente. Mas os primeiros passos já foram dados, seguimos por estrada segura e em boa direção.
"Hoje, hasteamos pela primeira vez à noite a Bandeira Nacional, com iluminação especial, sob um céu maravilhoso, com bela noite e temperatura agradável; É um momento muito especial, muito melhor, ao abrigo da lua, em vez de enfrentar um sol escaldante", completou ainda a prefeita, cuja fala foi seguida por nova apresentação da Banda Marcial e pela abertura da exposição "100 Anos da França no Brasil", que permanecerá aberta à visitação do público até o dia 11, no saguão do Paço Municipal.

Texto: Carlos Pimentel Mendes – MTb. 12.283-SP
Foto: Dilson Mato Grosso
Link para fotos: http://www.4shared.com/dir/19674281/8e059376/09-09-01-Hasteamento.html

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Dia 19 tem ação ambiental Clean Up the World em Cubatão

Mais de 100 voluntários devem limpar rios e manguezais


Cubatão participará pela primeira vez da ação ambiental Clean Up the World (CUW) no próximo dia 19. O movimento internacional, que desembarcou no Brasil em 2003, em prol de um mundo mais limpo e com melhor qualidade de vida para todos, ocorre simultaneamente em mais de 120 países. Esta sétima edição, que envolve ongs, esportistas, empresários e instituições governamentais, terá como tema global “Communities Joined Against the Global Warming” (Comunidades Unidas em Prol do Combate ao Aquecimento Global).
“Em Cubatão focaremos a limpeza dos rios que cortam a Cidade”, informou a estudante de oceanografia Priscilla de Andrade Batista, funcionária da Secretaria de Meio Ambiente de Cubatão e uma das organizadoras do evento. “Os voluntários vão atuar ao longo da Avenida Beira-Mar, no Jardim Casqueiro, e ainda nos núcleos Ilha Caraguatá, Grotão, Vila Esperança e Jardim Costa e Silva”. Ela espera contar com a participação de mais de 100 pessoas das próprias comunidades, além de estudantes e ambientalistas.
De acordo com Priscilla, a ação visa ampliar a conscientização, reforçar a educação ambiental dos usuários em relação ao lixo lançado nas praias e rios e promover coleta seletiva. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3372-6207, das 8 às 17 horas.
Rio – No final de agosto, no Hotel Intercontinental Rio, no Rio de Janeiro, ocorreu uma das conferências preparatórias para o evento. Representaram Cubatão, o secretário de Meio Ambiente local, Vanderlei Oliveira; a chefe de serviço do Projeto Ambiental Guará Vermelho, Carla Kátia da Silva; e Priscilla Batista.
Após a conferência, que contou com a participação de mais de 60 pessoas, representantes do Greenpeace, Banco do Brasil, Ipiranga, UFRJ-Surf e outras empresas e instituições, o secretário Vanderlei Oliveira concedeu entrevistas a jornais e emissoras de tevê destacando os projetos ambientais de Cubatão.
Este ano, no Brasil, além de Cubatão, participam do Clean Up the World: Ilha do Governador, Búzios, Cabo Frio, Saquarema, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife.


Texto: Melchior de Castro Junior