Em partida nervosa e muito equilibrada, a Unidade Municipal de Educação João Ramalho venceu o Colégio do Carmo por 2 a 1 na disputa dos sete metros, depois de empate em 9 a 9 no tempo regulamentar, sagrando-se campeã invicta na categoria masculina da Copa TV Tribuna de Handebol Escolar, realizada no Ginásio do SESC, em Santos. Os gols cubatenses foram anotados por Gabriel Casimiro (4) e Alexandre, Matheus, Jhon Mark e Rômulo, um cada.
Ao final do jogo todos os atletas correram para a arquibancada para comemorar com a torcida, que em nenhum momento deixou de apoiar os meninos com muito entusiasmo. Uma das mais emocionadas era a diretora do núcleo escolar, Regina Selma Gaia Martins, “Mesmo com toda a dificuldade enfrentada os alunos e professores estão de parabéns, ninguém mais do que eles merecem esta conquista”, elogiou a diretora.
O atleta mais festejado entre os torcedores foi o goleiro César Gabriel, considerado o herói do título ao defender a bola na disputa do tiro de sete metros. Sem esconder a timidez, o menino de 12 anos, com aproximadamente 1,60 metros e muita concentração na movimentação dos jogadores adversários comentou o resultado: “O jogo foi muito nervoso, mas estava confiante se fosse para os tiros de sete metros. Nós treinamos muito os tiros livres e valeu a pena”, disse o garoto.
Considerado o grande destaque do torneio, Gabriel Casimiro também se mostrou feliz com as conquistas: campeão, melhor do jogo e artilheiro da competição com 51 gols. O garoto de 14 anos, com 1,70 metros de altura, cursando a 8ª série do João Ramalho, diz que começou a praticar o handebol com apenas 10 anos, quando estudava no Lorena, e agora no João Ramalho, voltou a praticar a modalidade e não quer parar tão cedo.
Torpedo – Acompanhando o jogo pela televisão, a prefeita Marcia Rosa enviou um torpedo, pelo celular do secretário de Educação, professor Fábio Inácio, comemorando a conquista. O texto enviado pela prefeita diz, “viva, viva é Cubatão no esporte”.
Quase sem voz de tanto gritar nos gols dos atletas cubatenses, o secretário Fábio Inácio destacou que o título foi ainda mais valorizado pelo fato do João Ramalho ser a única escola pública na disputa do título. “Foi sofrido, mas chegamos lá”, comemorou.
Além do secretário da Educação, a competição levou outras autoridades municipais ao SESC para torcer pelos meninos cubatenses, o chefe de gabinete, Gerson Rozo, acompanhado do irmão, Gilson, que foi um dos principais jogadores de handebol da região na década de 80. Gilson fez uma comparação do esporte hoje com o de seu tempo, “Aconteceram algumas alterações na regra que acho positivas, pois evita as pancadas que machucava bastante gente naquela época”.
Homenageado pela TV Tribuna, pelo seu trabalho no desenvolvimento do handebol na Baixada Santista, o professor Nélio Roberto Vasquez elogiou a qualidade técnica do time cubatense. “A molecada é boa, agora é montar a base e trabalhar muito este pessoal que os frutos não tardarão a chegar”, aconselhou o professor.
Hoje aposentado, professor Nélio foi o responsável pelo surgimento e crescimento da modalidade em Cubatão, onde trabalhou de 1977 a 1992. Naquele período Cubatão conquistou nada menos do que cinco Jogos Abertos do Interior, 14 Jogos Regionais, cinco campeonatos estaduais e dois campeonatos brasileiros, além de colocar quatro atletas na seleção brasileira da modalidade.
Satisfeito, o secretário Municipal de Esportes e Lazer, José Moraes Lucas elogiou principalmente a garra demonstrada pelos meninos cubatenses. “Eles mereceram e Cubatão também merece mais este título, uma vez que em curto espaço de tempo nosso município se tornou referência na região nos esportes adaptados, com os grandes resultados obtidos nos Jogos Regionais”, comemora o secretário que aponta seu objetivo: “para o futuro, o objetivo é atender um número maior de deficientes, proporcionando a eles, esporte, lazer, qualidade de vida e inclusão social”.
José Moraes aproveitou para anunciar que os secretários de esportes dos nove municípios da região metropolitana estarão reunidos no próximo dia 14, às 14 horas, no Gabinete da Prefeita. “Cada secretário irá trazer as prioridades de seu município. Desta reunião sairá um documento a ser levado ao secretário de Estado de Esportes e Lazer, Claury Alves da Silva.
Este é o segundo título cubatense na Copa TV Tribuna de Handebol Escolar: Em 2008, a UME Bernardo José Maria de Lorena foi campeã na categoria feminina e em 2007, a mesma unidade de ensino ficou em 4º lugar na competição, também no feminino.
Contato; Lula Terras – MTb. 13.553
Fotos – José Mário
Nenhum comentário:
Postar um comentário