Na tarde desta segunda-feira (14/09), às 14 horas, no miniauditório do Paço Municipal de Cubatão, ocorreu a reunião de secretários de Esportes da Região Metropolitana da Baixada Santista. Na pauta foram discutidas as prioridades de cada município em relação ao Esporte na região.
O secretário de Esportes e Lazer de Cubatão, José Moraes Lucas, comentou a importância do encontro para o estreitamento dos laços e a troca de experiências entre os secretários. “A união é fundamental para buscarmos a metropolização do Esporte na região”.
“A valorização dos profissionais do Esporte, a promoção de ações pontuais e também coletivas é imprescindível para o fortalecimento das secretarias”, afirmou o secretário de Esportes de Santos, Paulo Roberto Paes Musa. Ele falou ainda da necessidade da realização de um fórum para discussão das políticas públicas voltadas ao Esporte, e também da importância da parceria entre as secretarias de Educação e Esporte no desenvolvimento de projetos nas escolas municipais.
O secretário de Esportes de Peruíbe, Amauri Meira Iribarne, relatou suas maiores dificuldades à frente da secretaria. Ele disse que o orçamento e a falta de equipamentos esportivos prejudicam o desenvolvimento dos esportes na Cidade. “A demanda é superior a quantidade de equipamentos existentes no Município”.
Já o secretário de Esportes de Praia Grande, José Carlos de Souza, foi categórico ao falar que é impossível se fazer esporte sem ter equipamentos. Ele sugeriu que todos os secretários trabalhassem a questão do Esporte como meio de inclusão social e que estreitassem os laços com as secretarias de educação. “O esporte e a educação têm que trabalhar juntos”. José Carlos disse ainda que cada secretário precisa pontuar as prioridades e avaliar as reais dificuldades de seu município.
“Precisamos criar um Comitê Regional de Esportes como forma de fortalecer as nossas reivindicações junto ao secretário de Esporte do Estado”, disse Paulo Flávio Affonso Piasenti, secretário de Esportes de Guarujá.
A Delegada Regional, Mônica Geny dos Santos falou das dificuldades da delegacia. “Com seis funcionários, 18 eventos no calendário e pouco recurso fica muito difícil atender as necessidades das secretarias da região”. Segundo ela é importante que cada município faça a adequação a sua realidade e estrutura com os jogos do calendário oficial. A delegada aproveitou a oportunidade para convidar os secretários a realizar uma reunião nas dependências da delegacia regional.
O secretário de Esportes de Bertioga, Sérgio Pastori falou da carência de equipamentos esportivos e da falta de estrutura nas escolas públicas do município para a prática de esportes.
No final da reunião ficou acertada entre os secretários a elaboração de uma pauta com os principais problemas de cada município, para serem apresentados na próxima reunião, que acontecerá no dia 24/09, às 10 horas, na Prefeitura de Itanhaém.
Texto: Ana Borges
Foto: Dilson Mato Grosso
Nenhum comentário:
Postar um comentário