Prefeitura cobra explicações da Petrobras e da Cetesb
Um vazamento de gás de cloreto de amônia, ocorrido por volta das 22h30, desta quarta-feira (23/9), na junta de expansão da Linha 3 na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, trouxe preocupação aos munícipes. O fato foi registrado pela Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), que contabilizou nos 30 minutos seguintes cerca de 200 ligações de pessoas reclamando do forte odor. Também o Pronto Socorro Central ficou atento à situação, por ser o gás altamente tóxico.
Preocupada com os riscos que o acidente poderia oferecer à população, a equipe do Governo Municipal se mobilizou na busca de informações sobre o ocorrido. Deslocaram-se até as proximidades da Refinaria Presidente Bernardes as seguintes autoridades: o secretário Municipal de Meio Ambiente, Vanderlei de Oliveira; o secretário de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Wagner Moura; o presidente da Cursan, José Carlos Ribeiro; o coordenador da Comdec, José Antonio dos Santos (Geladeira), o superintendente da CMT, Silvano Lacerda; o presidente da Câmara Municipal, vereador José Roberto Azzoline Soares (Alemão) e a líder comunitária da Vila Elizabeth, Josiane de Oliveira.
A primeira medida tomada na manhã desta quinta-feira, dia 24, pelo secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura, Gerson Rozo, foi solicitar ao gerente geral da Refinaria Presidente Bernardes, Willian França da Silva, e ao gerente da Cetesb\Cubatão, Marcos da Silva Cipriano, informações mais detalhadas sobre extensão e grau de gravidade da ocorrência, áreas atingidas e medidas adotadas para a contenção do vazamento e minimização dos danos.
Os ofícios com essas solicitações foram entregues pessoalmente por uma comissão especial de secretários municipais, os quais aproveitaram para visitar o local da ocorrência e cobrar explicações de técnicos da Refinaria. O coordenador de turno Renato Romão e a gerente de Meio Ambiente Rosângela Correia encaminharam o grupo até as proximidades da Linha Três e tranqüilizaram os secretários sobre os riscos da ocorrência de outros vazamentos.
Segundo o chefe de turno, o acidente aconteceu no período em que uma equipe de funcionários providenciava a purgação (limpeza através da injeção de nitrogênio para a retirada de produtos inflamáveis) da tubulação por onde era transportado o gás.
Estiveram em visita à Refinaria o secretário-chefe do Gabinete da Prefeitura, Gerson Rozo, o vice-prefeito, Arlindo Fagundes Filho, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vanderlei de Oliveira e o superintendente da CMT, Silvano Lacerda.
Ao final do encontro, Lacerda informou que o acompanhamento é constante, uma vez que a atual administração entende que quem sofre com as conseqüências desses acidentes é a população, e o Poder Público Municipal tem por obrigação cobrar as ações reparativas pelas empresas e punitivas por parte dos órgãos destinados a esse fim.
Texto: Lula Terras – MTb. 13.553
Fotos: Adalberto Medeiros
Link para fotosDoc. 20090924 – Semam – Vazamento na Refinaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário