Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Dia Luso-Brasileiro terá comemorações em Cubatão

Missa e ato oficial na Praça Portugal, dia 10, e jantar-dançante, dia 14

Festejando o Dia da Raça, o Dia de Portugal, o dia de Camões, o Dia das Comunidades Portuguesas e o Dia da Língua Portuguesa, e neste ano também os 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil (elevando a colônia à condição de Reino Unido ao de Portugal e Algarves), será realizado em 10 de junho ato oficial às 10 horas na Praça Portugal (esquina da Avenida Nove de Abril com Rua Padre Vicente dos Santos, defronte à igreja matriz), seguido de missa na igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, às 12 horas. No dia 14, a comunidade promoverá jantar-dançante no Bloco Cultural do Paço Municipal.
O ato oficial será abrilhantado pela Banda Marcial de Cubatão e pelo Coral Raízes da Serra, com a deposição de corbelha na estátua de Luiz de Camões e hasteamento de bandeiras, inclusive as de Portugal e de Aveiro, cidade-irmã de Cubatão, além dos discursos em homenagem à data.
Motivos - A data foi criada pela lei municipal 52/2004, cuja justificativa recorda ter sido a área de Cubatão colonizada por portugueses a partir de 1533, com a primeira sesmaria e mais tarde a chegada dos chamados cinco Manoéis dos Açores, que no século XIX iniciaram o cultivo da banana. E foram descendentes de portugueses os que desencadearam o movimento de emancipação que tornou a cidade independente de Santos.

Dia 14 – Um jantar-dançante no sábado, dia 14/6, marcará ainda os festejos, no Bloco Cultural do Paço Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº). A organização é da Associação Luso-Brasileira de Cubatão, que espera neste ano repetir o sucesso do primeiro jantar-dançante, realizado no ano passado, quando teve o apoio das empresas Terracom e Grupo Peralta.
Segundo o presidente da associação (criada em 10/6/2006, com um manifesto de adesão de mais de 200 representantes da comunidade luso-brasileira no município), Armando Campinas Reis, além da data magna portuguesa e da homenagem à comunidade luso-brasileira, o evento comemorará também os 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil e o segundo aniversário da entidade. Além da tradicional bacalhoada e de ouras comidas típicas de Portugal, serão servidos vinhos portugueses e outras bebidas, com a fartura que sempre caracteria a mesa lusa. O encontro será abrilhantado pelos Irmãos Ribeiro, com a participação do Grupo Folclórico Típico Madeirense. Os convites e demais informações podem ser adquiridos com o próprio presidente, pelos telefones 9704-3696 e 7803-4109.

Armando conta que com o primeiro evento, em 2007, a nova entidade procurou "mostrar serviço", e a expectativa é que neste ano se consolide a idéia, permitindo a formação do quadro associativo e a instalação de uma see, para criar espaços de convivência em benefício da comunidade, biblioteca e hemeroteca relativas à história da presença portuguesa no Brasil, preservando as tradições e incrementando ainda o relacionamento entre portugueses e brasileiros.

Departamento de Imprensa - 27/05/2008

Nenhum comentário: