Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

domingo, 31 de maio de 2009

Nova empresa de transporte passará a atuar a partir de 28 de junho, em caráter emergencial

Ônibus vão circular com novo visual

Quarenta e três ônibus novos da empresa Bom Jesus começam a circular na Cidade a partir de 28 de junho, com a mesma passagem a R$ 2,00, substituindo a frota da Viação Piracicabana, cujos serviços serão interrompidos conforme decisão de dezembro de 2008 do juiz da 1ª Vara Civil de Cubatão.
A medida tem caráter emergencial e vigência de 180 dias (seis meses), ou seja, enquanto não se completa o processo de licitação a ser aberto pelo poder público para definir a nova concessionária do transporte coletivo do Município.
A regra que regula as contratações emergenciais é a do menor preço, exigência que já havia sido definida pela Justiça e foi atendida pela contratada. Além disso, a Prefeitura colocou como outras condições a menor idade da frota e a acessibilidade. A Bom Jesus foi a única das três empresas contatadas que aceitou todas as condições: além de colocar ônibus novos, já dia 28 entrarão em operação nove veículos preparados para transportar pessoas em cadeiras de rodas, número que será ampliado para doze, em 90 dias.
Mais: a frota da nova empresa contará com cobradores, por solicitação da Prefeitura, criando cerca de 200 empregos na Cidade, todos a serem recrutados por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Os atuais motoristas que trabalham nas linhas urbanas da Piracicabana serão contratados pela Bom Jesus, empresa que opera, basicamente, na cidade de Bom Jesus dos Perdões (SP) e junto ao consórcio da SP Trans, que presta serviços à Prefeitura de São Paulo.
“Com essas medidas, teremos um serviço de transporte com mais conforto; mais segurança; maior agilidade no embarque-desembarque de passageiros e redução do tempo de parada nos pontos”, afirmou a prefeita Marcia Rosa na tarde desta quinta-feira, dia 28. O anúncio das mudanças no transportes foi feito em conjunto com o chefe de Gabinete, Gerson Rozo; o procurador geral, Victor Lovecchio; o secretário de Planejamento, Adalberto Ferreira da Silva; e o presidente da Companhia Municipal de Transportes (CMT), Silvano Lacerda, que assegurou a redução de tempo de espera nos pontos, para todas as linhas hoje existentes.
Nos próximos trinta dias — acredita a CMT, conforme informações da Piracicabana —, todos os créditos dos Cartões de Transportes existentes já terão sido gastos pelos usuários. Nesse período, a Bom Jesus fará contatos com as empresas da Cidade visando negociar a venda de bilhetes para seus ônibus, preparando-se para o sistema de bilhetagem eletrônica, o que será feito sem que os cobradores percam seus empregos. Até o dia 28 de junho, a CMT deflagrará intenso trabalho de informação aos usuários do transporte coletivo.
Durante os seis meses de permanência em Cubatão, a Bom Jesus fará pesquisas de demanda, itinerários, novas linhas, etc., bem como será avaliada pela CMT, do ponto de vista da viabilidade econômica, de modo a subsidiar a elaboração do edital que norteará a licitação para a escolha da nova concessionária. Não há nenhum impedimento legal de que a Bom Jesus ou mesmo a Piracicabana venham a participar dessa licitação.
A empresa que vier a ganhar a licitação terá de se adequar ao novo sistema de transporte urbano de Cubatão, que está sendo preparado pela CMT, levando em conta os aspectos técnicos e também as propostas apresentadas pela população durante a Audiência Pública do dia 15 de abril. “Quero resolver a questão do transporte coletivo de forma definitiva, com qualidade e eficiência”, afirma a prefeita Márcia Rosa.
Foto: Dilson Matogrosso

sábado, 30 de maio de 2009

Prefeita convoca empresários, trabalhadores e políticos para a defesa do emprego

Audiência com ministro deve ser confirmada para a próxima semana

“A Usiminas demitiu cerca de 320 trabalhadores da usina de Cubatão, desses 64 são moradores da cidade. Com essas demissões, a empresa conseguiu se estabilizar e não deve demitir mais ninguém, a não ser que as medidas de contenção de despesas não obtenham os resultados desejados e outras decisões deverão ser tomadas”. Esses dados foram passados por José Erasmo Andrade Pereira, superintendente geral da Usina de Cubatão, durante a reunião convocada pela prefeita Marcia Rosa na manhã desta sexta 29, no seu gabinete, com a presença de deputados da região, empresários, vereadores e trabalhadores.
A chefe do Executivo Municipal vem se empenhando em manter e ampliar a oferta de emprego para os cubatenses. Ela abriu o encontro informando que já enviou mensagem à Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup). No documento, a prefeita destacou os problemas enfrentados pela siderurgia nacional, frente à concorrência com o aço a preços subsidiados importado da China e Ucrânia.
Depois de intenso debate, onde todos expressaram suas opiniões a respeito da crise que afetou diretamente a indústria do aço, os participantes foram unânimes em apontar o aumento da alíquota para importação do produto como uma forma de defender o emprego no setor. “Essa medida já foi tomada por 12 importantes paises, entre os quais os Estados Unidos e a França, que já fecharam seu mercado em defesa das indústrias de seu país. É por aí que devemos seguir”, manifestou o deputado federal Beto Mansur, colocando-se à disposição para integrar esta luta em Brasília.
Também o deputado federal Márcio França criticou a postura tímida dos empresários do setor, que não têm aproveitado situações como o lançamento da campanha Minha Casa, Minha Vida, que prevê a construção de um milhão de casas em todo o País. Para o deputado, a Usiminas deveria apresentar projetos para a utilização do aço na construção das casas, como forma de minimizar a crise.
Por sua vez, a deputada estadual Maria Lúcia Prandi fez um apelo ao presidente Lula, para que estabeleça um pacto com as indústrias. “É necessário que haja responsabilidade social. O papel da empresa não é só ajudar a comunidade, é também estabelecer postos de trabalho”, afirmou a deputada, que concluiu sua fala elogiando a prefeita pela geração de 90 novos empregos, dos cobradores que serão usados nos ônibus da empresa de transporte coletivo Bom Jesus. Esta empresa passará a operar emergencialmente o transporte coletivo no município, a partir de 28 de junho.
Questionado por várias autoridades presentes sobre a revisão dessas demissões, o dirigente da Usiminas informou não ter qualquer informação a respeito, destacando até que, na reunião realizada na Delegacia Regional do Trabalho, apenas foi discutida a paralisação das demissões.

Caravana para Brasília
Ao final do encontro a prefeita Márcia Rosa disse que um ponto comum entre os presentes foi a necessidade da alíquota como forma de defesa do emprego. Ela informou que está tentando uma audiência com o ministro Miguel Jorge, da Indústria e Comércio, que deverá acontecer na próxima semana. Márcia Rosa aproveitou para convidar os presentes para este encontro: “Faremos uma grande caravana rumo a Brasília, onde apresentaremos nossas reivindicações. É importante irmos todos, empresários, políticos e trabalhadores para mostrar a força da nossa região na luta pela garantia do emprego”, afirmou.^
Participaram do encontro com a prefeita os deputados federais Beto Mansur (PP), Márcio França (PSB) e os deputados estaduais petistas Maria Lúcia Prandi, Fausto Figueira e Luciano Batista. Os deputados Bruno Covas e Paulo Alexandre Barbosa mandaram representantes. Também estavam presentes os vereadores Adeíldo Heliodoro (PT), José Aparecido (Dédinho), Donizete Tavares do Nascimento (PR) e João Santana Villar, (Tucla). Representando o setor industrial, compareceram José Erasmo Andrade Pereira (Usiminas), Raul Elias (Ciesp), Willian França da Silva (Petrobrás/RPBC), Hélio de Sousa (Engebasa) e José Roberto Marque, (Companhia Brasileira de Estireno). Também presentes os sindicalistas Robson Apolinário (Sintraport) e Uriel Villas Boas (Central dos Trabalhadores do Brasil)


Texto: Lula Terras – MTb. 13.553 –
Fotos: Dilson Matogrosso

terça-feira, 26 de maio de 2009

Cubatão participa da 3ª Feira de Negócios do Ciesp em Diadema

Evento serviu para trocar experiências e fomentar investimentos

A cidade de Cubatão participou em Diadema da 3º Feira de Negócios do Ciesp 8ª Macroregião, Região Central, Distrito Leste e Norte de São Paulo. O evento aconteceu nesta terça feira (26/5) no centro de exposições Dr. Mário Covas Junior, em espaço cedido pelo Centro de Logística de Exportação (Celex), e teve a participação de 160 expositores de diversas regiões paulistas.
A prefeitura cubatense foi representada pela Secretaria de Indústria Comércio, Porto e Desenvolvimento (Semic), que divulgou os trabalhos dos departamentos de Relações de Emprego e Indústria, Comércio e Porto.
Entre os trabalhos divulgados pela secretaria, foram dados destaques ao Pacto pelo Emprego; à criação do selo de sustentabilidade, ao centro público de trabalho e renda; ao Pró-Comércio; ao Balcão do Empreendedor; ao Com-Emprego (Comissão Municipal de Emprego) e os resultados obtidos pelo PAT- Cubatão, que valoriza a mão-de-obra local.
O diretor da Semic, Vanderlei Oliveira, comentou que “esta é uma grande oportunidade para divulgar nossos trabalhos em favor do desenvolvimento da cidade, gerando mais empregos e fortalecendo o comércio e as indústrias, buscando novos investimentos para Cubatão. Ainda mais agora que estamos passando por esta crise e precisamos nos unir, apresentando nossos resultados e trocando experiências”.
O prefeito de Diadema, Mário Reali, discursando na abertura do evento, disse: “Muitas vezes os empresários de nossa região compram suas matérias-primas de outras regiões, por falta de conhecimento e entrosamento. Feiras deste tipo ajudam no fomento de negócios; assim, fortaleceremos nossas empresas, e quem ganha somos todos nós. Vivemos um momento de crise, mas o Brasil está fazendo bem a lição de casa e, com nossa união, logo sairemos deste momento difícil”. O prefeito ainda enviou um recado para a prefeita Marcia Rosa, dizendo que a cidade de Diadema está junto com Cubatão na luta contra os precatórios.
A feira contou com a participação de representantes internacionais como: UBI-France, Mission Economique da França, Índia House Brasil (da Índia), Câmara Brasil-China e Brasilian-American Chambler of Commerce of Florida que promoveu o seminário Como ingressar no comércio norte-americano.

Durante o evento, aconteceu o encontro “Cenário Atual de Investimentos da Petrobras para a bacia de Santos, apresentando os desafios e oportunidades que acontecerão na exploração do Pré-Sal”.
Além do diretor da Semic, também estiveram presentes na feira, divulgando os trabalhos da secretaria, os servidores Gilmar Balbino, chefe da divisão de Indústria Comércio e Porto, e Tânia Barbosa.

Contato: José Mário Alves
FOTOS: José Mário Alves/Depto. Imprensa/PMC

domingo, 24 de maio de 2009

Usiminas articula investimentos em Cubatão, mas está preocupada com importações de aço

Prefeita Márcia Rosa visita instalações da empresa em Ipatinga/MG


Uma usina termelétrica com capacidade para geração de 90 MW e uso de área própria na implantação de um complexo de construção naval foram alguns dos temas debatidos pela prefeita Márcia Rosa com o presidente da Usiminas, Marco Antonio Castello Branco, na sede da empresa em Belo Horizonte/MG. Participaram do encontro, realizado na manhã desta quinta-feira (21/5), também o vice-prefeito Arlindo Fagundes Filho e o secretário de Indústria, Comércio Porto e Desenvolvimento de Cubatão, Benito Antonio Martinez Gonzalez, além de outros representantes da prefeitura e daquela empresa. Turismo foi outro dos temas tratados, bem como as dificuldades enfrentadas pelas siderúrgicas devido à importação de aço da Rússia e da Ucrânia pela indústria automobilística.

Explicou o presidente da Usiminas que a intenção da empresa é suprir a usina de Cubatão com energia termelétrica, vendendo a produção excedente ao Sistema Interligado Nacional. Neste sentido, logo após o encontro com a representação cubatense, o titular do Sistema Usiminas teria reunião com dirigentes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e um grupo de investidores.

Também foi informado à prefeita Márcia Rosa que a Usiminas tem uma área disponível em Cubatão, dentro do terreno de sua usina, para a instrução de um parque industrial naval, mas a ampliação dos investimentos do grupo está diretamente ligada ao seu desempenho comercial. Neste sentido, Marco Antonio solicitou apoio à prefeita, o, dentro do terreno de sua usina, rupo de investidores. ades enfrentadas pelas siderjunto ao governo federal, para que seja mantida a condição de competitividade do aço nacional, frente às compras desse produto pela indústria automobilística, efetuadas na Rússia e na Ucrânia. Este fator tem afetado muito o desempenho do setor siderúrgico, ao lado da recessão internacional. Ficou acertado que nos próximos dias os representantes da empresa em Cubatão agendarão encontro com a prefeita para apresentar números e detalhes que subsidiarão o pleito junto às autoridades federais.

Turismo – Os dirigentes da Usiminas manifestaram interesse em apoiar o pleito cubatense para transformação do município em estância turística, e citaram o exemplo da cidade sul-matogrossense de Bonito, que era abandonada pela juventude em busca de trabalho na capital Campo Grande. Com o desenvolvimento da indústria turística em Bonito, o fluxo se inverteu, e hoje o potencial turístico da cidade absorve mão-de-obra vinda de outros locais.

Na opinião dos empresários, Cubatão tem um perfil semelhante em termos de potencial turístico, e igualmente seria importante para a comunidade que se incentive a abertura de mercado de trabalho e opções de renda derivadas da indústria turística.

Visita – Após a escala na capital mineira, a representação cubatense seguiu viagem para Ipatinga/MG, distante 220 km e situada na região metropolitana conhecida como Vale do Aço, onde em 26 de outubro de 1962 se instalou a Usina Intendente Câmara.

No escritório central da usina nessa cidade, o grupo conheceu um pouco dessa história, iniciada em 25 de abril de 1956, quando foi criada a Usiminas, originalmente uma empresa estatal, que logo recebeu apoio de capital e tecnologia japoneses.

Seguiu-se a visita ao Centro de Treinamento (CPT), localizado no interior da usina, onde jovens da região recebem cursos de eletricista, soldador e outros, com apoio do Senai. O grupo visitou também a Associação Recreativa e Esportiva (Usipa – nome formado unindo as palavras Usiminas e Ipaginga, denominando o estabelecimento criado em 1959 para atender às necessidades de lazer de milhares de pioneiros que ali chegavam para trabalhar na usina). Na Usipa, o grupo conheceu, na tarde desta quinta-feira, diversos projetos desportivos ali desenvolvidos, em especial o projeto Xerimbabo 2009 – Em busca de um mundo sustentável. Palavra indígena que significa "animal de estimação", Xerimbabo denomina esse projeto de educação ambiental, realizado pela Usiminas desde 1984 e em sua 25ª edição comemora também o cinqüentenário da entidade, os 200 anos do nascimento do cientista Charles Darwin e os 150 anos do lançamento de sua principal obra, A Origem das Espécies.

No Horto de Ipatinga, o grupo visitante conheceu o zoológico mantido pelo Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), instituição destinada à perpetuação das espécies, ao lazer consciente e à pesquisa, bem como à educação ambiental e ao fomento da consciência preservacionista. Também foi visitado o Hospital Márcio Cunha, mantido pela Fundação São Francisco Xavier, e que tem como destaque o seu Sistema de Registro Eletrônico em Saúde (prontuário eletrônico, alimentado diretamente pelo seu corpo clínico, desde o ano 2000), sendo ainda o 1º hospital no Brasil a obter o Certificado de Acreditação Hospitalar Nível 3 (Acreditado com Excelência), emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Para a noite de quinta-feira, foi ainda marcada recepção e jantar para a comitiva e diversos prefeitos do Vale do Aço. Na sexta-feira, o grupo conhece a escola da Fundação São Francisco Xavier, bem como o centro comercial e cultural e a Cooperativa de Consumo Consul (a maior de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil, criada em 1962). Após almoço com o prefeito de Ipatinga, a delegação retorna a Cubatão.



Último dia permitiu conhecer uma cidade planejada desde a implantação da Usiminas


No segundo dia em Ipatinga/MG, a comitiva de Cubatão, liderada pela prefeita Márcia Rosa, conheceu as instalações da siderúrgica Usiminas, após uma apresentação que aconteceu no prédio administrativo da usina, onde foram mostrados os motivos da escolha do local para a implantação da siderúrgica em Ipatinga, que na época ainda era apenas um distrito, só posteriormente sendo elevada à condição de município.

A justificativa do local se deu por apresentar todos os elementos favoráveis, como água do rio Piracicaba, ferrovia, terreno plano que favoreceu a terraplanagem, e por estar próximo dos fornecedores de matérias-primas para a fabricação do aço.

Marcia Rosa foi homenageada por crianças de seis a sete anos de idade, que apresentaram músicas tocadas com flautas e cantaram diversas canções que emocionaram a prefeita.

Logo em seguida, os representantes de Cubatão visitaram o centro comercial de Ipatinga (Vale do Aço Shopping Center), que foi construído pela Usiminas. Lá, a prefeita conheceu o hipermercado Consul, que é uma cooperativa de consumo iniciada na época da implantação da Usina em Ipatinga e servia para que os funcionários fizessem suas compras, com desconto em folha de pagamento.

A prefeita de Cubatão disse levar consigo a imagem de uma cidade organizada, devido ao planejamento que a Usiminas fez desde a implantação da usina, no qual pensou em tudo o que seria necessário para os trabalhadores e suas famílias.


Fotos: José Mário Alves / PMC e Sérgio Roberto / Agência Cobertura- Ipatinga MG

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Universitários norte-americanos visitam a Vila Esperança em Cubatão

De forma descontraída, os estudantes jogaram até futebol no ponto final do núcleo

Nesta quarta-feira (13/5), 25 alunos do curso de Engenharia da Universidade de Pittsburgh estiveram em Cubatão pela segunda vez, quando conheceram o núcleo da Vila Esperança em companhia da diretora de Habitação, Andréa de Castro, da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos. Na visita anterior, no dia 7/5, o grupo conheceu o Jardim São Marcos e o conjunto habitacional Jardim Real.
A primeira parada foi na rádio comunitária Nova Esperança, onde os universitários participaram por vários minutos da programação da emissora e conheceram alguns trabalhos sociais e de geração de renda desenvolvidos no local, como aulas de Informática, inclusão digital (Internet gratuita), padaria artesanal e o curso de inglês e cidadania patrocinado pela Terracom.
Um fato inusitado ocorreu quando já estavam indo embora e foram convidados por moradores do bairro - que estavam jogando futebol num campinho, situado entre a linha férrea e a rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Mesmo sem dominar a arte do futebol, e vestindo camisetas do Santos Futebol Clube, brincaram por alguns minutos e ensaiaram jogadas difíceis e embaixadas, saindo aplaudidos pelos jovens da comunidade local.
Logo após foram ao núcleo Ilha Bela, que faz parte do complexo da Vila Esperança, onde conheceram a área aterrada do mangue e viram de perto as palafitas (barracos construídos sobre o mangue).
Na companhia do presidente da Associação de Bem Com o Mangue, Sebastião Ribeiro (o Zumbi), também conheceram a sede da ONG que desenvolve vários trabalhos sociais.
A última parada foi na sede da TV Polo, emissora de televisão comunitária de Cubatão, onde conheceram os estúdios e ouviram pequena palestra do seu diretor presidente, Marcelo André, que no final ainda ganhou uma lembrança do diretor da universidade, Dan Budny. Os alunos foram acompanhados pelo professor Cláudio de Rocha Brito, presidente do Council of Researches in Education and Sciences (Copec).

JMAS. FOTOS: /Dílson Matogrosso - Depto. Imprensa/PMC

Operação tapa-buracos está concluída no ponto final da Cota 200

Reivindicação da população vinha de mais de dois anos

A Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos (Sohasp) atendeu uma antiga reivindicação dos moradores da Cota 200: o recapeamento asfáltico da via pública onde fica o ponto final dos ônibus coletivos que se dirigem para aquele bairro.
Wagner Moura dos Santos, titular da Sohasp, esteve no local na manhã desta quarta-feira (13/05), vistoriando os serviços executados e conversando com moradores e motoristas, os mais afetados pelos transtornos provocados pela falta de conservação da via, junto com os comerciantes da área.
O motorista Luiz Carlos Dias, que há quatro anos faz a linha Cota 200/ Canal 6, disse que tinha muita dificuldade para fazer as manobras com seu ônibus e sempre temia ver o veículo quebrar devido ao tamanho dos buracos. “Agora, faço as manobras com muito mais tranquilidade”.
Já o comerciante Daniel Cordeiro da Silva, que tem estabelecimento em frente ao ponto final, desabafou: “Não aguentava mais tanta poeira e, nos dias de chuva, a lama. Agora ficou muito melhor”.
Wagner Moura informou, ainda, que outras ações de melhorias estão acontecendo em vários bairros, como os serviços que estão sendo realizados na Rua do Alojamento, na Fabril.
Uma reunião com lideres comunitários da Vila dos Pescadores, o vereador Paulo Tito e o titular da Sohasp já está marcada para a próxima segunda-feira, dia 18. Na pauta, a reivindicação dos moradores quanto à manutenção da Avenida Ferroviária I, Caminho São Jorge e Avenida Coronel Villar, que estão completamente esburacadas. As ações de melhorias serão encaminhadas ao Ministério Público, já que o local faz parte do Projeto Guará Vermelho, a ser implantado no bairro, e a Prefeitura não pode fazer intervenções de grande porte na área.


Fotos: José Mário Alves

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ministro do Turismo experimenta roteiro ecoturístico de Cubatão

Após passeio pelo Rio Cubatão, ministro reconhece o município como cidade potencialmente turística e anuncia primeiro repasse de verbas de seu Ministério

Um simples passeio de barco de uns poucos minutos pelo Rio Cubatão, apreciando a beleza do manguezal e do Guará-vermelho, uma das 145 espécies de pássaros que vivem na região, bastou para que o Ministro do Turismo, Luiz Barreto, confirmasse o grande potencial turístico da cidade. Se o ministro já se mostrava plenamente favorável à elevação do município á condição de estância, após o passeio, realizado na manhã desta segunda-feira (11/05), o ministro se mostrou totalmente convicto de que Cubatão é, além do maior pólo petroquímico do país, também uma cidade essencialmente turística, que possui recursos naturais, além de roteiros históricos e arqueológicos, exuberantes.
O roteiro fluvial pelo manguezal cubatense foi feito em companhia da prefeita Marcia Rosa e do deputado federal Marcio França e deputados estaduais Maria Lúcia Prandi e Luciano Batista, este último autor de um projeto de Lei que transforma Cubatão em estância. E, comprovando o seu reconhecimento disto, o ministro anunciou que o município irá receber recursos do Ministério do Turismo para a reurbanização da Praça Princesa Isabel. O ministério irá arcar com o custo total da reforma, que será definido na próxima semana, quando a prefeita irá a Brasília protocolar o projeto e apresentar outros na mesma linha. A primeira parcela será liberada ainda neste primeiro semestre, garantiu Barreto.
Após o desembarque, no píer localizado no final da Rua Miguel Couto, o ministro e a prefeita participaram de entrevista coletiva. Confira a seguir, os principais trechos:

Qual o objetivo de sua visita à Baixada Santista?
Luiz Barreto - Esta região é uma porta de entrada do turismo paulista e tem potencial para se tornar também uma grande porta de entrada do turismo nacional e internacional. É muito importante esse contato pessoal.
Qual a sua opinião sobre o passeio de barco pelo Rio Cubatão?
Barreto - Trata-se de um passeio maravilhoso. Sou paulista, há muitos anos conheço esta região, que foi muito castigada nos anos 80. Uma prova de que houve uma recuperação é esse passeio. Estou muito feliz de estar aqui com a prefeita Márcia Rosa. Estamos estudando possibilidades de parceria. Já firmamos o primeiro convênio para a reforma da Praça Princesa Isabel. Vamos trabalhar juntos para recuperar essa imagem simbólica da importância de Cubatão. A Cidade não tem só indústria e pólo petroquímico. Tem um viés importante que é o turismo.
Qual a possibilidade de Cubatão se tornar uma estância turística?
Barreto - Essa é uma decisão de âmbito estadual, mas estou conversando com os deputados (Maria Lucia Prandi e Luciano Batista). Farei um esforço para que a Assembléia Legislativa de São Paulo possa aprovar isso. Será um importante passo para mudar um pouco a imagem, esse símbolo de Cubatão. Se tornar uma estância turística é um trabalho de longo prazo. Devemos usufruir das potencialidades da Cidade. A prefeita destacou o potencial da Serra do Mar, das cachoeiras, esse rio maravilhoso (Rio Cubatão). Evidente que Cubatão é uma área industrial, mas tem outras regiões de desenvolvimento.
De que forma o ministério pode colaborar para o desenvolvimento do setor na região?
Barreto - Temos de qualificar melhor nosso destino. Todos os prefeitos sabem da importância do turismo para o desenvolvimento econômico da Baixada Santista. A atividade é geradora de emprego e renda. Este ano temos um conjunto grande de feriados que será útil para ajudar o País a enfrentar a crise. Vamos trabalhar em várias parcerias, com cada cidade, com cada Prefeitura. Hoje faremos um balanço dos projetos em andamento. E estamos iniciando uma parceria com Cubatão.
O que está previsto nesta parceria com Cubatão?
Barreto - Assumi hoje o compromisso de liberar recursos, ainda neste primeiro semestre, para a reforma da Praça Princesa Isabel. Aguardo a visita da prefeita na próxima semana para me entregar o projeto. Fora isso há outros projetos que vou estudar com carinho.
Quais as outras iniciativas do ministério na Baixada?
Barreto - Em Santos, temos o restaurante escola na Estação do Valongo e o apoio ao projeto do bonde; em São Vicente, a reurbanização de várias praças e da orla; em Guarujá, o aeroporto, um investimento de mais de R$ 4 milhões e uma ligação entre as praias de Pernambuco e Perequê; enfim, temos um grande conjunto de obras, incluindo sinalização turística. Há um investimento, nos últimos anos, de mais de R$ 15 milhões do Ministério do Turismo na Baixada Santista. Espero manter esse mesmo nível de intervenção, que, nos próximos anos, tenhamos mais R$ 15 milhões de investimento em infraestrutura, em qualificação profissional – acabamos de formar uma turma para trabalhar no trade turístico em Guarujá. Temos de preparar a Baixada para a Copa do Mundo de 2014. Esta é a maior janela de oportunidades que o turismo brasileiro terá nos próximos anos. São Paulo certamente será uma sede e Santos e a Baixada podem usufruir vantagens.
Quais os projetos que Cubatão deve apresentar ao Ministério do Turismo na próxima semana?
Márcia Rosa – Nesta visita, mostramos ao ministro a potencialidade de Cubatão para ser inserida como cidade turística e fomentar essa atividade na Cidade. Além da Praça Princesa Isabel, conversamos sobre os parques Anilinas e Cotia-Pará. São projetos maiores, amplos, e contamos com o apoio do Ministério do Turismo.
A senhora acha que o Rio Cubatão tem potencial para atrair muitos visitantes?
Marcia Rosa - Totalmente. Já recebemos grupos de São Paulo e do ABC e até de outros estados, mas o roteiro não está potencializado turisticamente. Esse trajeto pelo manguezal, que recebe milhares de aves migratórias, precisa ser conhecido e, para que isso ocorra, precisamos investir em infraestrutura. O apoio do Ministério do Turismo é fundamental.
Como está o andamento do projeto de lei do deputado Luciano Batista para que Cubatão seja transformada em estância turística?
Marcia Rosa - Na semana passada, expliquei para os líderes de bancada, na Assembléia Legislativa, a importância de inserir Cubatão como estância turística. Trata-se de uma questão de justiça para com a Cidade. Apesar de ser imprescindível para que haja turismo nos demais municípios, Cubatão não é uma estância turística. Não podemos ser simplesmente a cidade da passagem, cortada pelas rodovias de acesso. Nós oferecemos 80% da água consumida na região. O potencial de Cubatão precisa ser mostrado. Todos nós, independentemente da bandeira política, podemos, juntos reconstruir uma imagem para a Cidade. Não queremos mais que Cubatão seja reconhecida pela figura de uma casinha e uma chaminé. Tem sim um parque industrial, que muito nos orgulha, que é fundamental para o desenvolvimento da nação, mas é preciso que se conheça o potencial histórico e natural. Por exemplo, se você quiser conhecer uma cachoeira com uma queda de 63 metros, de água limpa, só tem um lugar na região: Cubatão. Nosso trabalho é descortinar Cubatão; é mostrar a beleza dessa Cidade. Isso vai melhorar a identidade do povo e tirar essa imagem da década de 80.
O que a Cidade tem a ganhar ao ser transformada em estância turística?
Marcia Rosa - Passaria a receber recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). Portanto, hoje, a cidade, que tem todo esse potencial de turismo histórico e ecológico, está condenada a não receber. Isso é muito injusto com o local que promove o desenvolvimento da nação brasileira. O preço do desenvolvimento não pode ser esse. Tudo o que Cubatão tinha e tem de qualidade foi oferecido para o Brasil. Há uma dívida da nação para com a nossa cidade.


FOTOS: Dilson Mato Grosso/Depto. Imprensa/PMC

Prefeita Marcia Rosa apresenta na Assembléia projeto de Cubatão Estância Turística

Encontro com as lideranças partidárias é ponto decisivo no encaminhamento da questão

Razões históricas, econômicas e de integração regional foram apresentadas pela prefeita Marcia Rosa nesta terça-feira às lideranças partidárias, na Assembléia Legislativa de São Paulo, em defesa do projeto de transformação de Cubatão em estância turística. O Legislativo Estadual voltou a examinar a possibilidade de criação de novas estâncias turísticas paulistas, depois de um intervalo de 15 anos, e segundo o deputado Luciano Batista, autor do projeto ora em tramitação, a expectativa é de que finalmente essa antiga reivindicação cubatense seja atendida.
“Se um dos fatores para a definição de uma estância turística é a qualidade da água, as cidades da Baixada Santista detêm o título usando a água pura nascida em Cubatão”, lembrou a prefeita, após ser convidada a falar pelo presidente Barros Munhoz. Como citou, 80% da água consumida na Baixada Santista tem origem cubatense.
Ela citou que Cubatão é o berço do desenvolvimento de São Paulo e do Brasil, seja pelo Caminho do Mar, que ligou o litoral ao planalto através de seu território, seja pelo transporte das riquezas durante todo o período da história nacional, seja pela industrialização mais recente, pois Cubatão é a única cidade brasileira a ter uma siderúrgica e uma indústria no mesmo território municipal.
Além disso, Cubatão “guarda um pedacinho de cada lugar do Brasil, através dos migrantes que para ali foram trabalhar na construção de estradas de rodagem, ferrovias e indústrias, e ali se estabeleceram”.
Destacando o lado ecológico, observou ser a única cidade paulista a ter uma cachoeira de 50 metros de queda d’água, e fez notar que também o ar de Cubatão, atestado pela Cetesb, é melhor do que o registrado no Parque do Ibirapuera, junto ao qual está a própria Assembléia Legislativa. Além disso, é a única cidade brasileira com o atestado de símbolo da recuperação ambiental, emitido pelas Nações Unidas durante a Eco-92, no Rio de Janeiro.
Outros argumentos usados pela prefeita relacionam-se com o problema de integração regional representado pelo fato de Cubatão ser a única cidade da Baixada Santista a não ter ainda o reconhecimento como estância turística, o que dificulta a formulação de políticas regionais, apesar de todos os caminhos turísticos da região passarem necessariamente por Cubatão.
Encerrando, a prefeita observou a importância desse título em função da necessidade do resgate social, pois apesar de Cubatão ser geradora de riquezas para São Paulo e o País, muito pouco ficou para a região, que hoje ostenta alto índice de desemprego e o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Baixada Santista. Para ela, o turismo tem a condição de gerar empregos e movimentar a economia regional, sendo assim por isso tão importante para a população cubatense essa decisão da Assembléia.
No encontro com as lideranças políticas, a prefeita estava acompanhada pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Marilda Canelas; pelo vice-prefeito Arlindo Fagundes Filho e pelo secretário chefe de gabinete, Gerson Rozo, e foram entregues aos deputados exemplares dos três livros recentemente lançados no município, além de materiais de divulgação dos atrativos turísticos cubatenses.

CPM. Fotos: Dílson Mato Grosso/Depto. de Imprensa

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Universitários Norte Americanos conhecem projeto habitacional da Vila Esperança

Grupo de futuros engenheiros visita o bairro dia 13

Os projetos habitacionais realizados em Cubatão, como o de urbanização integrada e reassentamento de moradias em áreas de risco e proteção ambiental da Vila Esperança, vêm chamando a atenção de organismos internacionais. Ano passado, um grupo de estudantes da Suécia esteve na Cidade para conhecer de perto alguns programas habitacionais. Desta vez, 25 alunos do curso de engenharia da Universidade de Pittsburgh vieram para assistir, na tarde desta quinta-feira, dia 7, a palestra sobre o projeto habitacional da Vila Esperança, conhecendo os aspectos ambientais e urbanos do bairro e as soluções que serão adotadas para resolver o problema das ocupações de áreas de preservação ambiental.
Após a palestra, os universitários foram ao Jardim São Marcos, bairro encravado no pólo industrial, onde moravam as famílias transferidas no ano passado para o conjunto habitacional criado no Bolsão 9.
A estudante de engenharia Erica Flinchbaugh gostou da experiência de conhecer um lugar com realidade social e urbanística diferente do local onde vive. Um dos diretores da universidade, Dan Budny, disse que esta não é a primeira vez que visita Cubatão na companhia de alunos. Ele ficou impressionado com a apresentação do projeto e comentou que a experiência acrescenta muito à vida profissional do estudante. E se depender dele, os projetos realizados em Cubatão continuarão sendo apresentados aos universitários que visitarem o Brasil nos próximos anos.
Segundo Dan Budny, o grupo chegou ao país no último domingo, dia 3, e já visitou as cidades de Mongaguá e Santos. Eles também conhecerão São Vicente, Guarujá e alguns municípios do estado do Rio de Janeiro. O grupo permanecerá por cerca de duas semanas no Brasil e retorna para Cubatão na próxima quarta-feira, dia 13, para conhecer o bairro da Vila Esperança. Os alunos são acompanhados pelo professor Cláudio de Rocha Brito, presidente do Council of Researches in Education and Sciences (Copec).

Fotos: Dilson Mato Grosso/PMC

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cubatão comemora Dia do Trabalho com prestação de serviços, lazer e cidadania

Mais de 1500 pessoas passaram pelo Parque Anilinas e fizeram carteira de trabalho, cadastro no PAT, além de atendimento médico e de cidadania, tudo de graça.

No Dia do Trabalho, que estava à procura de emprego, pôde dar um passo adiante nessa batalha. Muita gente aproveitou o feriado para se cadastrar no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Funcionários do PAT realizaram plantão neste 1º de Maio dentro da Festa do Trabalhador, evento que aconteceu dentro do Parque Anilinas. A data foi comemorada com serviços gratuitos à população e atividades de lazer. Quem participou da festa pôde também fazer a carteira de trabalho, medir a pressão arterial e até cortar o cabelo. Apesar da chuva, pelo menos 1500 pessoas passaram pelo local, segundo a organização.
O refeitório do Parque foi o lugar escolhido para realizar o atendimento do PAT. “Esse cadastro pode garantir a essas pessoas uma vaga no mercado de trabalho, uma vez que o Posto faz o encaminhamento de mão-de-obra às empresas”, afirmou Vagner Ferreira, diretor de Relações de Emprego de Cubatão. Ressaltou, ainda, o compromisso do PAT da cidade, em empregar, principalmente, os cubatenses. Para se ter uma idéia, só no mês de março, 93% das contratações intermediadas pelo Posto foram de moradores do município.
Muita gente também pôde fazer a carteira de trabalho e carteira de identidade. Em todo o Parque Anilinas foram montadas tendas com prestação de serviços. Um dos mais procurados foi na área da Saúde, como a aferição da pressão arterial, com pelo menos 300 atendimentos. Havia também esclarecimentos sobre DST e AIDS, Combate à dengue, pessoal do SESI/Cubatão fazia avaliações físicas para detecção de risco cardiovascular. A tenda com atendimento gratuito de manicure, pedicure e corte de cabelo realizado por monitores da Fábrica da Comunidade era uma das mais requisitadas. Dezenas de pessoas também participaram dos workshops de customização, arte em reciclagem com vidro e latinhas. Isso, sem contar a participação dos funcionários da Estação das Artes que levaram atividades de lazer e cultura às crianças. Houve também shows musicais para agradar a todos os gostos como o forró do “Camarão & Cia”, o grupo “Futuro do Samba” e a boa Música Popular Brasileira com a bela voz de Simone Ancelmo. “Adorei esse feriado. Pude descansar, me informar e me divertir”, disse Ivone Souza, moradora do Centro.
Para Benito Santiago, Secretário de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento, o evento foi um sucesso: “Apesar da chuva, a Festa atingiu o objetivo principal que era oferecer serviços aos trabalhadores e levá-los a fazer uma reflexão sobre a data. Levantamos, mais uma vez, a bandeira do projeto “Pacto pelo emprego” que quer qualificar e empregar os cubatenses na indústria e comércio. Esperamos que com as obras da refinaria e da siderúrgica, possamos dar trabalho a pelo menos seis mil pessoas. O aumento dessa empregabilidade é um dos compromissos assumidos pela Prefeita Márcia Rosa”, afirmou. Estiveram presentes no evento, também os Secretários Gerson Rozzo (Gabinete da Prefeita), Marilda da Canelas (Cultura e Turismo), Juliano da Silva Goulart (Auditoria e Consultoria Interna), Haroldo de Oliveira (Administração), Erenita Maria Barbosa (Assistência Social), Fábio Inácio (Educação), José Moraes (Esporte), Wagner Moura (Obras e Habitação) e Fernando Alberto (Diretor da AGOVE).
Pacto pelo emprego – Projeto do Governo Municipal em parceria com a ACIC (Associação Comercial de Cubatão) e CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). O objetivo é estimular a contratação de trabalhadores locais, qualificando essa mão-de-obra para que atenda à demanda do pólo industrial e do comércio. A proposta também inclui a continuidade dos estudos pelo trabalhador, e a criação de novos programas intensivos de educação e aperfeiçoamento profissional. Outra ação bastante importante é o Projeto “Mulher Cubatense” que inclui a criação de uma cooperativa feminina para a prestação de serviços às empresas comerciais e do Pólo Industrial.Isso, além da possibilidade delas trabalharem em diversos setores das indústrias, como Solda, Calderaria e outros.



Fotos: José Mário Alves