Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sábado, 30 de maio de 2009

Prefeita convoca empresários, trabalhadores e políticos para a defesa do emprego

Audiência com ministro deve ser confirmada para a próxima semana

“A Usiminas demitiu cerca de 320 trabalhadores da usina de Cubatão, desses 64 são moradores da cidade. Com essas demissões, a empresa conseguiu se estabilizar e não deve demitir mais ninguém, a não ser que as medidas de contenção de despesas não obtenham os resultados desejados e outras decisões deverão ser tomadas”. Esses dados foram passados por José Erasmo Andrade Pereira, superintendente geral da Usina de Cubatão, durante a reunião convocada pela prefeita Marcia Rosa na manhã desta sexta 29, no seu gabinete, com a presença de deputados da região, empresários, vereadores e trabalhadores.
A chefe do Executivo Municipal vem se empenhando em manter e ampliar a oferta de emprego para os cubatenses. Ela abriu o encontro informando que já enviou mensagem à Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup). No documento, a prefeita destacou os problemas enfrentados pela siderurgia nacional, frente à concorrência com o aço a preços subsidiados importado da China e Ucrânia.
Depois de intenso debate, onde todos expressaram suas opiniões a respeito da crise que afetou diretamente a indústria do aço, os participantes foram unânimes em apontar o aumento da alíquota para importação do produto como uma forma de defender o emprego no setor. “Essa medida já foi tomada por 12 importantes paises, entre os quais os Estados Unidos e a França, que já fecharam seu mercado em defesa das indústrias de seu país. É por aí que devemos seguir”, manifestou o deputado federal Beto Mansur, colocando-se à disposição para integrar esta luta em Brasília.
Também o deputado federal Márcio França criticou a postura tímida dos empresários do setor, que não têm aproveitado situações como o lançamento da campanha Minha Casa, Minha Vida, que prevê a construção de um milhão de casas em todo o País. Para o deputado, a Usiminas deveria apresentar projetos para a utilização do aço na construção das casas, como forma de minimizar a crise.
Por sua vez, a deputada estadual Maria Lúcia Prandi fez um apelo ao presidente Lula, para que estabeleça um pacto com as indústrias. “É necessário que haja responsabilidade social. O papel da empresa não é só ajudar a comunidade, é também estabelecer postos de trabalho”, afirmou a deputada, que concluiu sua fala elogiando a prefeita pela geração de 90 novos empregos, dos cobradores que serão usados nos ônibus da empresa de transporte coletivo Bom Jesus. Esta empresa passará a operar emergencialmente o transporte coletivo no município, a partir de 28 de junho.
Questionado por várias autoridades presentes sobre a revisão dessas demissões, o dirigente da Usiminas informou não ter qualquer informação a respeito, destacando até que, na reunião realizada na Delegacia Regional do Trabalho, apenas foi discutida a paralisação das demissões.

Caravana para Brasília
Ao final do encontro a prefeita Márcia Rosa disse que um ponto comum entre os presentes foi a necessidade da alíquota como forma de defesa do emprego. Ela informou que está tentando uma audiência com o ministro Miguel Jorge, da Indústria e Comércio, que deverá acontecer na próxima semana. Márcia Rosa aproveitou para convidar os presentes para este encontro: “Faremos uma grande caravana rumo a Brasília, onde apresentaremos nossas reivindicações. É importante irmos todos, empresários, políticos e trabalhadores para mostrar a força da nossa região na luta pela garantia do emprego”, afirmou.^
Participaram do encontro com a prefeita os deputados federais Beto Mansur (PP), Márcio França (PSB) e os deputados estaduais petistas Maria Lúcia Prandi, Fausto Figueira e Luciano Batista. Os deputados Bruno Covas e Paulo Alexandre Barbosa mandaram representantes. Também estavam presentes os vereadores Adeíldo Heliodoro (PT), José Aparecido (Dédinho), Donizete Tavares do Nascimento (PR) e João Santana Villar, (Tucla). Representando o setor industrial, compareceram José Erasmo Andrade Pereira (Usiminas), Raul Elias (Ciesp), Willian França da Silva (Petrobrás/RPBC), Hélio de Sousa (Engebasa) e José Roberto Marque, (Companhia Brasileira de Estireno). Também presentes os sindicalistas Robson Apolinário (Sintraport) e Uriel Villas Boas (Central dos Trabalhadores do Brasil)


Texto: Lula Terras – MTb. 13.553 –
Fotos: Dilson Matogrosso

Nenhum comentário: