Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cubatão comemora Dia do Trabalho com prestação de serviços, lazer e cidadania

Mais de 1500 pessoas passaram pelo Parque Anilinas e fizeram carteira de trabalho, cadastro no PAT, além de atendimento médico e de cidadania, tudo de graça.

No Dia do Trabalho, que estava à procura de emprego, pôde dar um passo adiante nessa batalha. Muita gente aproveitou o feriado para se cadastrar no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Funcionários do PAT realizaram plantão neste 1º de Maio dentro da Festa do Trabalhador, evento que aconteceu dentro do Parque Anilinas. A data foi comemorada com serviços gratuitos à população e atividades de lazer. Quem participou da festa pôde também fazer a carteira de trabalho, medir a pressão arterial e até cortar o cabelo. Apesar da chuva, pelo menos 1500 pessoas passaram pelo local, segundo a organização.
O refeitório do Parque foi o lugar escolhido para realizar o atendimento do PAT. “Esse cadastro pode garantir a essas pessoas uma vaga no mercado de trabalho, uma vez que o Posto faz o encaminhamento de mão-de-obra às empresas”, afirmou Vagner Ferreira, diretor de Relações de Emprego de Cubatão. Ressaltou, ainda, o compromisso do PAT da cidade, em empregar, principalmente, os cubatenses. Para se ter uma idéia, só no mês de março, 93% das contratações intermediadas pelo Posto foram de moradores do município.
Muita gente também pôde fazer a carteira de trabalho e carteira de identidade. Em todo o Parque Anilinas foram montadas tendas com prestação de serviços. Um dos mais procurados foi na área da Saúde, como a aferição da pressão arterial, com pelo menos 300 atendimentos. Havia também esclarecimentos sobre DST e AIDS, Combate à dengue, pessoal do SESI/Cubatão fazia avaliações físicas para detecção de risco cardiovascular. A tenda com atendimento gratuito de manicure, pedicure e corte de cabelo realizado por monitores da Fábrica da Comunidade era uma das mais requisitadas. Dezenas de pessoas também participaram dos workshops de customização, arte em reciclagem com vidro e latinhas. Isso, sem contar a participação dos funcionários da Estação das Artes que levaram atividades de lazer e cultura às crianças. Houve também shows musicais para agradar a todos os gostos como o forró do “Camarão & Cia”, o grupo “Futuro do Samba” e a boa Música Popular Brasileira com a bela voz de Simone Ancelmo. “Adorei esse feriado. Pude descansar, me informar e me divertir”, disse Ivone Souza, moradora do Centro.
Para Benito Santiago, Secretário de Indústria, Comércio, Porto e Desenvolvimento, o evento foi um sucesso: “Apesar da chuva, a Festa atingiu o objetivo principal que era oferecer serviços aos trabalhadores e levá-los a fazer uma reflexão sobre a data. Levantamos, mais uma vez, a bandeira do projeto “Pacto pelo emprego” que quer qualificar e empregar os cubatenses na indústria e comércio. Esperamos que com as obras da refinaria e da siderúrgica, possamos dar trabalho a pelo menos seis mil pessoas. O aumento dessa empregabilidade é um dos compromissos assumidos pela Prefeita Márcia Rosa”, afirmou. Estiveram presentes no evento, também os Secretários Gerson Rozzo (Gabinete da Prefeita), Marilda da Canelas (Cultura e Turismo), Juliano da Silva Goulart (Auditoria e Consultoria Interna), Haroldo de Oliveira (Administração), Erenita Maria Barbosa (Assistência Social), Fábio Inácio (Educação), José Moraes (Esporte), Wagner Moura (Obras e Habitação) e Fernando Alberto (Diretor da AGOVE).
Pacto pelo emprego – Projeto do Governo Municipal em parceria com a ACIC (Associação Comercial de Cubatão) e CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). O objetivo é estimular a contratação de trabalhadores locais, qualificando essa mão-de-obra para que atenda à demanda do pólo industrial e do comércio. A proposta também inclui a continuidade dos estudos pelo trabalhador, e a criação de novos programas intensivos de educação e aperfeiçoamento profissional. Outra ação bastante importante é o Projeto “Mulher Cubatense” que inclui a criação de uma cooperativa feminina para a prestação de serviços às empresas comerciais e do Pólo Industrial.Isso, além da possibilidade delas trabalharem em diversos setores das indústrias, como Solda, Calderaria e outros.



Fotos: José Mário Alves

Nenhum comentário: