Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Universitários norte-americanos visitam a Vila Esperança em Cubatão

De forma descontraída, os estudantes jogaram até futebol no ponto final do núcleo

Nesta quarta-feira (13/5), 25 alunos do curso de Engenharia da Universidade de Pittsburgh estiveram em Cubatão pela segunda vez, quando conheceram o núcleo da Vila Esperança em companhia da diretora de Habitação, Andréa de Castro, da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos. Na visita anterior, no dia 7/5, o grupo conheceu o Jardim São Marcos e o conjunto habitacional Jardim Real.
A primeira parada foi na rádio comunitária Nova Esperança, onde os universitários participaram por vários minutos da programação da emissora e conheceram alguns trabalhos sociais e de geração de renda desenvolvidos no local, como aulas de Informática, inclusão digital (Internet gratuita), padaria artesanal e o curso de inglês e cidadania patrocinado pela Terracom.
Um fato inusitado ocorreu quando já estavam indo embora e foram convidados por moradores do bairro - que estavam jogando futebol num campinho, situado entre a linha férrea e a rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Mesmo sem dominar a arte do futebol, e vestindo camisetas do Santos Futebol Clube, brincaram por alguns minutos e ensaiaram jogadas difíceis e embaixadas, saindo aplaudidos pelos jovens da comunidade local.
Logo após foram ao núcleo Ilha Bela, que faz parte do complexo da Vila Esperança, onde conheceram a área aterrada do mangue e viram de perto as palafitas (barracos construídos sobre o mangue).
Na companhia do presidente da Associação de Bem Com o Mangue, Sebastião Ribeiro (o Zumbi), também conheceram a sede da ONG que desenvolve vários trabalhos sociais.
A última parada foi na sede da TV Polo, emissora de televisão comunitária de Cubatão, onde conheceram os estúdios e ouviram pequena palestra do seu diretor presidente, Marcelo André, que no final ainda ganhou uma lembrança do diretor da universidade, Dan Budny. Os alunos foram acompanhados pelo professor Cláudio de Rocha Brito, presidente do Council of Researches in Education and Sciences (Copec).

JMAS. FOTOS: /Dílson Matogrosso - Depto. Imprensa/PMC

Nenhum comentário: