Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

domingo, 24 de maio de 2009

Usiminas articula investimentos em Cubatão, mas está preocupada com importações de aço

Prefeita Márcia Rosa visita instalações da empresa em Ipatinga/MG


Uma usina termelétrica com capacidade para geração de 90 MW e uso de área própria na implantação de um complexo de construção naval foram alguns dos temas debatidos pela prefeita Márcia Rosa com o presidente da Usiminas, Marco Antonio Castello Branco, na sede da empresa em Belo Horizonte/MG. Participaram do encontro, realizado na manhã desta quinta-feira (21/5), também o vice-prefeito Arlindo Fagundes Filho e o secretário de Indústria, Comércio Porto e Desenvolvimento de Cubatão, Benito Antonio Martinez Gonzalez, além de outros representantes da prefeitura e daquela empresa. Turismo foi outro dos temas tratados, bem como as dificuldades enfrentadas pelas siderúrgicas devido à importação de aço da Rússia e da Ucrânia pela indústria automobilística.

Explicou o presidente da Usiminas que a intenção da empresa é suprir a usina de Cubatão com energia termelétrica, vendendo a produção excedente ao Sistema Interligado Nacional. Neste sentido, logo após o encontro com a representação cubatense, o titular do Sistema Usiminas teria reunião com dirigentes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e um grupo de investidores.

Também foi informado à prefeita Márcia Rosa que a Usiminas tem uma área disponível em Cubatão, dentro do terreno de sua usina, para a instrução de um parque industrial naval, mas a ampliação dos investimentos do grupo está diretamente ligada ao seu desempenho comercial. Neste sentido, Marco Antonio solicitou apoio à prefeita, o, dentro do terreno de sua usina, rupo de investidores. ades enfrentadas pelas siderjunto ao governo federal, para que seja mantida a condição de competitividade do aço nacional, frente às compras desse produto pela indústria automobilística, efetuadas na Rússia e na Ucrânia. Este fator tem afetado muito o desempenho do setor siderúrgico, ao lado da recessão internacional. Ficou acertado que nos próximos dias os representantes da empresa em Cubatão agendarão encontro com a prefeita para apresentar números e detalhes que subsidiarão o pleito junto às autoridades federais.

Turismo – Os dirigentes da Usiminas manifestaram interesse em apoiar o pleito cubatense para transformação do município em estância turística, e citaram o exemplo da cidade sul-matogrossense de Bonito, que era abandonada pela juventude em busca de trabalho na capital Campo Grande. Com o desenvolvimento da indústria turística em Bonito, o fluxo se inverteu, e hoje o potencial turístico da cidade absorve mão-de-obra vinda de outros locais.

Na opinião dos empresários, Cubatão tem um perfil semelhante em termos de potencial turístico, e igualmente seria importante para a comunidade que se incentive a abertura de mercado de trabalho e opções de renda derivadas da indústria turística.

Visita – Após a escala na capital mineira, a representação cubatense seguiu viagem para Ipatinga/MG, distante 220 km e situada na região metropolitana conhecida como Vale do Aço, onde em 26 de outubro de 1962 se instalou a Usina Intendente Câmara.

No escritório central da usina nessa cidade, o grupo conheceu um pouco dessa história, iniciada em 25 de abril de 1956, quando foi criada a Usiminas, originalmente uma empresa estatal, que logo recebeu apoio de capital e tecnologia japoneses.

Seguiu-se a visita ao Centro de Treinamento (CPT), localizado no interior da usina, onde jovens da região recebem cursos de eletricista, soldador e outros, com apoio do Senai. O grupo visitou também a Associação Recreativa e Esportiva (Usipa – nome formado unindo as palavras Usiminas e Ipaginga, denominando o estabelecimento criado em 1959 para atender às necessidades de lazer de milhares de pioneiros que ali chegavam para trabalhar na usina). Na Usipa, o grupo conheceu, na tarde desta quinta-feira, diversos projetos desportivos ali desenvolvidos, em especial o projeto Xerimbabo 2009 – Em busca de um mundo sustentável. Palavra indígena que significa "animal de estimação", Xerimbabo denomina esse projeto de educação ambiental, realizado pela Usiminas desde 1984 e em sua 25ª edição comemora também o cinqüentenário da entidade, os 200 anos do nascimento do cientista Charles Darwin e os 150 anos do lançamento de sua principal obra, A Origem das Espécies.

No Horto de Ipatinga, o grupo visitante conheceu o zoológico mantido pelo Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), instituição destinada à perpetuação das espécies, ao lazer consciente e à pesquisa, bem como à educação ambiental e ao fomento da consciência preservacionista. Também foi visitado o Hospital Márcio Cunha, mantido pela Fundação São Francisco Xavier, e que tem como destaque o seu Sistema de Registro Eletrônico em Saúde (prontuário eletrônico, alimentado diretamente pelo seu corpo clínico, desde o ano 2000), sendo ainda o 1º hospital no Brasil a obter o Certificado de Acreditação Hospitalar Nível 3 (Acreditado com Excelência), emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Para a noite de quinta-feira, foi ainda marcada recepção e jantar para a comitiva e diversos prefeitos do Vale do Aço. Na sexta-feira, o grupo conhece a escola da Fundação São Francisco Xavier, bem como o centro comercial e cultural e a Cooperativa de Consumo Consul (a maior de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil, criada em 1962). Após almoço com o prefeito de Ipatinga, a delegação retorna a Cubatão.



Último dia permitiu conhecer uma cidade planejada desde a implantação da Usiminas


No segundo dia em Ipatinga/MG, a comitiva de Cubatão, liderada pela prefeita Márcia Rosa, conheceu as instalações da siderúrgica Usiminas, após uma apresentação que aconteceu no prédio administrativo da usina, onde foram mostrados os motivos da escolha do local para a implantação da siderúrgica em Ipatinga, que na época ainda era apenas um distrito, só posteriormente sendo elevada à condição de município.

A justificativa do local se deu por apresentar todos os elementos favoráveis, como água do rio Piracicaba, ferrovia, terreno plano que favoreceu a terraplanagem, e por estar próximo dos fornecedores de matérias-primas para a fabricação do aço.

Marcia Rosa foi homenageada por crianças de seis a sete anos de idade, que apresentaram músicas tocadas com flautas e cantaram diversas canções que emocionaram a prefeita.

Logo em seguida, os representantes de Cubatão visitaram o centro comercial de Ipatinga (Vale do Aço Shopping Center), que foi construído pela Usiminas. Lá, a prefeita conheceu o hipermercado Consul, que é uma cooperativa de consumo iniciada na época da implantação da Usina em Ipatinga e servia para que os funcionários fizessem suas compras, com desconto em folha de pagamento.

A prefeita de Cubatão disse levar consigo a imagem de uma cidade organizada, devido ao planejamento que a Usiminas fez desde a implantação da usina, no qual pensou em tudo o que seria necessário para os trabalhadores e suas famílias.


Fotos: José Mário Alves / PMC e Sérgio Roberto / Agência Cobertura- Ipatinga MG

Nenhum comentário: