Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A praga da lavoura já chegou


Um inseto ortóptero, acridódeo (Schistocerca gregaria), citado na Bíblia como uma das pragas do Egito. Tem rondado terras cubatenses em busca de abrigo nos braços daqueles a quem tanto espezinhou.
Com as bênçãos de um caudilho do planalto central, o referido inseto pousou sobre esta terra tantas vezes abençoada por Anchieta, que nunca compactuaria com os atos execráveis deste insetarrão.
Em recentes partidas de tênis o mesmo estava do outro lado, porém com o desmoronamento visível do império clermônico, este acrídeo de corpo alongado e achatado lateralmente, que produz som estridente pelo atrito dos fêmures com suas asas, pousa em ninho diferente das suas origens para sugar o pólen produzido por apícolas guerreiras.

Na bíblia está escrito:

Vosso ouro e vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e devorará vossas carnes como fogo. Entesourastes nos últimos dias! Eis que o salário, que defraudastes aos trabalhadores que ceifavam os vossos campos, clama, e seus gritos de ceifadores chegaram aos ouvidos do Senhor dos exércitos. Tendes vivido em delícias e em dissoluções sobre a terra, e saciastes os vossos corações para o dia da matança! Condenastes e matastes o justo, e ele não vos resistiu. (São Tiago, 5:4-6).
Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos, atentos a seus rogos; mas a força do Senhor está contra os que fazem o mal (Sl 33, 16) .Se fordes zelosos do bem, quem vos poderá fazer mal? .E até sereis felizes, se padecerdes alguma coisa por causa da justiça!(l São Pedro, 3)

Coragem guerreiros a justiça prevalecera.


José Mário Alves

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Depois de Santos, exposição fotográfica ‘Atletas Urbanos’ é atração na Casa da Memória de Cubatão

Mostra reúne fotos que realçam a luta de ‘gente comum’ no desenvolvimento de suas atividades profissionais, comparando-os a esportistas profissionais

O exemplo de dedicação e superação de profissionais do cotidiano que podem ser
comparados a esportistas de alto rendimento e que passam despercebidos aos olhos de grande parte da sociedade é o grande foco da exposição fotográfica ‘Atletas Urbanos’.

Produzida pelos estudantes de Jornalismo da Unimonte, com coordenação do fotógrafo e professor André Luis Ferreira, a mostra poderá ser visitada até o próximo dia 30 na Casa da Memória de Cubatão (Parque Municipal Anilinas - Avenida 9 de Abril, s/n – Centro).

O local está aberto à visitação de terça a domingo, das 8h30 às 16h30, com entrada franca. O público que visitar a exposição poderá acompanhar, por meio de aproximadamente 25 imagens, de que forma trabalhadores comuns presentes no dia-a-dia das cidades se assemelham a atletas olímpicos, a partir de seus esforços e habilidades para desempenhar suas funções.

As fotos enaltecem o ‘ganha-pão’ de inúmeros profissionais e procuram transmitir cenas que passam despercebidas pelos olhares de grande parte dos cidadãos. “Nosso alvo foi o trabalhador. De mostrar como gente comum que está muitas vezes ao nosso lado possui técnicas, habilidades e disposição parecidas com a de um esportista de alto rendimento. Basta ver a resistência de alguém que usa a bicicleta para ir ao trabalho, pedalando quilômetros, do equilíbrio de quem lava prédios e da força física dos entregadores de água, por exemplo”, conta o fotógrafo e professor de Fotografia da Unimonte, André Luis Ferreira, idealizador da exposição.

Segundo ele, todas as fotos da mostra são resultado de um trabalho solicitado aos estudantes de Jornalismo da Unimonte no início do ano. “Busquei despertar neles a conquista de uma visão diferenciada para assuntos que acontecem todos os dias”, completa Ferreira.

Mostra reúne fotos que realçam a luta de ‘gente comum’ no desenvolvimento de suas atividades profissionais, comparando-os a esportistas profissionais

O curioso é que nenhum dos alunos tinha experiência anterior com fotos. Para produzir as imagens, eles foram incentivados a buscar referência em fotógrafos famosos como Robert Kappa, Henri Cartier Bresson e Sebastião Salgado. Além disso, uma das exigências para a realização da atividade foi a de registrar as cenas com máquinas digitais comuns, amadoras.

“A atenção com os quesitos técnicos foi a menor das preocupações. O maior interesse estava apurar a visão crítica e canalizar a energia para registrar esses momentos diferenciados em assuntos corriqueiros”, completa o professor.

A Casa da Memória de Cubatão – Trata-se de um espaço criado em um imóvel de valor histórico para o município de Cubatão. Representa um dos últimos remanescentes da antiga Fábrica Anilinas e Produtos Químicos do Brasil, inaugurada no início do século passado. Está em processo de tombamento histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão. O local reúne painéis fotográficos da própria fábrica e tem um espaço reservado ao poeta e escrito cubatense Afonso Schmidt.

foto : Isabela Carrari/ Unimonte.

Texto :Wellido Teles
Jornalista - MTb 45.308
Marcorp
(13) 3228-2044 / (13) 8115-8470
wellido@unimonte.br


sábado, 20 de setembro de 2008

Esclarecimento da Pró-Saúde

Daniela Borges Mtb. 38.014
Pr
ó-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar
Hospital Dr. Luiz Camargo da
Fonseca e Silva - Cubatão/SP
Tel.: (13) 3362-5400 ramal
5731/ 91318551

domingo, 14 de setembro de 2008

Justiça proíbe exibição de vídeo

THIAGO MACEDO

O juiz eleitoral de Cubatão, Thiago Gonçalves Alvarez, expediu liminar, no início da noite de ontem, proibindo a repetição do vídeo e audio exibidos durante o programa eleitoral do candidato a prefeito Eduardo Paiva Magalhães, da coligação Cubatão Mais Forte.

As imagens exibidas no programa eleitoral de ontem à tarde, vinculam a candidata da coligação O Futuro de Cubatão em Suas Mãos, vereadora Márcia Rosa, a uma suposta troca de pacientes de um leito da UTI do Hospital Municipal, em benefício da avó materna da vereadora.

Na decisão, o magistrado alega que os fatos, baseado em provas apresentadas pela defesa de Márcia, em princípio, não são verdadeiros e, por isso, decidiu impedir a exibição até a solução do que classificou como incidente "com vistas a preservar, de um lado, os direitos de personalidade da representante, de outro, inibir ofensas entre os postulantes ao cargo das eleições majoritárias".

A equipe de comunicação de Márcia divulgou nota afirmando que a liminar "foi um verdadeiro basta ao baixo nível que os adversários estão impondo à campanha de Cubatão".

O secretário municipal de Educação, que tirou férias para se dedicar à campanha de Paiva, Mychajlo Halajko Júnior, afirmou que não cabe à coligação provar a veracidade dos fatos. "Eu não sei se é verdadeiro. Quem tem de dizer se é verdadeiro ou não é a pessoa (que faz a denúncia). Ela foi identificada, divulgamos nome, endereço". Mesmo assim, Mychajlo disse que a denunciante apresentou documentos que comprovariam os fatos.

A diretoria da Pró-Saúde, responsável pela administração do Hospital Municipal, não se manifestou sobre o caso

Reprodução na integra do Jornal A Tribuna de 14/09/2008

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Justiça impede a divulgação de ataques a Marcia Rosa do programa de TV do Dr Paiva

O juiz Thiago Gonçalves Alvarez, da 119 Zona Eleitoral Eleitoral, concedeu às 18h de hoje, dia 12, uma liminar à Coligação “O Futuro de Cubatão em Suas Mãos”, da candidata Márcia Rosa (PT), impedindo a repetição da veiculação de uma peça apresentada no programa eleitoral de tevê do candidato Dr Paiva, da Coligação “Cubatão Mais Forte”. A medida liminar concedida estende-se a todas as mídias, inclusive a apresentação do material ofensivo em comícios sob pena de desobediência e multa.

Conforme a medida a questão será examinada ainda para decisão sobre concessão de direito de resposta a Márcia Rosa no programa de seu adversário.

Para os advogados da coligação de Márcia Rosa, a liminar, que será seguida de outras medidas judiciais, foi um verdadeiro basta ao baixo nível que os adversários estão impondo à campanha de Cubatão. Nas últimas semanas têm sido recorrentes os episódios de panfletos apócrifos, reproduções de jornais montados, e vídeos manipulados distribuídos ilegalmente através da internet.

O Programa do Dr. Paiva tentou vincular Márcia Rosa a uma suposta troca de pacientes em leito de UTI no Hospital Luis Camargo Fonseca e Silva, mais conhecido como Hospital Modelo, em julho passado, beneficiando a avó materna da candidata, em detrimento de outra paciente idosa, vítima de AVC. A avó da candidata faleceu dois dias depois. A paciente supostamente prejudicada está viva e apareceu no programa, ao lado da filha, sem dizer nada.



Leia na integra a limirar expedida pelo juiz eleitoral

domingo, 7 de setembro de 2008

IBOPE confirma: O Povo de Cubatão quer MARCIA ROSA Prefeita


Candidata sobe 16 pontos e chega aos 56% da preferência dos eleitores

Os números da pesquisa feita pelo instituto IBOPE e divulgados pela TV e Jornal A TV Tribuna, dias 05 e 06 de setembro - sexta e sábado - mostram uma ampla vantagem da candidata MARCIA ROSA, em relação aos demais postulantes à prefeitura do município.

A pesquisa aponta a vereadora MARCIA ROSA (PT) em primeiro lugar com 56% de intenções de voto, o que a deixa com larga vantagem sobre o segundo colocado, o médico Eduardo Paiva Magalhães (PR) que apresenta 12% das intenções. Com 6%, José Osvaldo Passarelli (PR), Maluf (PTB) com 4%, Pinheiro (PSDB) com 3% e Dorjival (PC do B) com apenas 1% das intenções.

O IBOPE constatou que MARCIA ROSA tem mais que o dobro de preferência que os outros candidatos somados. Aponta ainda que a candidata obteve o maior crescimento entre todos os concorrentes à Prefeitura. Enquanto os adversários subiram no máximo quatro pontos percentuais, a vereadora MARCIA ROSA obteve 16 pontos em relação à pesquisa anterior, quatro vezes mais que os concorrentes, o que a deixa 44% à frente do candidato Eduardo Paiva, segundo colocado, apoiado pelo atual prefeito da cidade, Clermont Castor.

Moradores destacam problemas – Chamaram atenção na pesquisa, números divulgados sobre os problemas enfrentados pela população cubatense. A Saúde é a área que mais prejudica a população, considerado o pior problema enfrentado pelos munícipes cubatenses, segundo 59% dos entrevistados. A Educação também incomoda 39% das pessoas. Outros assuntos que incomodam a população é o desemprego, 41%, e a falta de segurança com 43%. Possivelmente, a falta de planejamento pode ser uma das causas para o descontentamento da população com estas áreas. Apesar do município ter um dos maiores orçamentos do País, a aplicação das verbas não atendem aos anseios do Povo de Cubatão.

A pesquisa do IBOPE / TV Tribuna foi feita nos dias 03 e 04 de setembro e registrada sob o nº1.357/08 na 19ª Zona Eleitoral de Cubatão.

Fotos : José Mário Alves Silva

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Jornal do ABC desmente publicação de pesquisa em Cubatão divulgada em panfleto anônimo

Jornal do ABC desmente publicação de pesquisa em Cubatão divulgada em panfleto anônimo
Agindo de má fé, algumas pessoas têm distribuído, há algumas semanas, um panfleto contendo informações falsas sobre uma pesquisa de intenção de votos para prefeito de Cubatão, atribuindo a origem da informação à edição do dia 25 de agosto do jornal Diário do Grande ABC.
Contudo, no dia 2 setembro, em seu site, o jornal desmentiu tal pesquisa. “A identidade visual utilizada no panfleto, bem como a linguagem empregada, não condiz com o estilo adotado pelo Diário do Grande ABC. Nestas eleições, o Diário se compromete a acompanhar, diariamente, apenas os 27 candidatos das sete cidades do Grande ABC. Portanto, a equipe de reportagem da área de política do Diário é deslocada apenas para os municípios da área de cobertura, o que não inclui Cubatão”, afirmou a redação do jornal.
Como forma de reprimir outras possíveis atitudes como esta, o Diário do Grande ABC entrou com uma representação no Cartório Eleitoral de Cubatão,
Falta de Respeito – A Coligação “O Futuro de Cubatão em Suas Mãos” lamenta que possíveis adversários adotem práticas criminosas, o que reflete um caráter sem compromisso com a verdade. Tais atitudes demonstram total desrespeito aos eleitores, tentando enganá-los. Estas pessoas não merecem governar o povo ordeiro e trabalhador de Cubatão. Com certeza, se agem desta forma na disputa eleitoral, agirão assim na condução da cidade, enganando, mais uma vez, a comunidade cubatense.
Boatos – O panfleto apócrifo (que não identifica o autor) é apenas uma das armas da malvadeza destas pessoas, que se sentem mais fortes e superiores ao povo de Cubatão. Os boatos mentirosos, espalhados no “boca-a-boca”, e os vídeos denegrindo o PT, partido do presidente Lula, são outras armas que estas pessoas utilizam contra a vontade da Comunidade Cubatense.
A Coligação “O Futuro de Cubatão em Suas Mãos” sabe que o Povo de Cubatão saberá, no dia 5 de outubro, expressar sua indignação contra estes criminosos. Com a vitória de MARCIA ROSA, o futuro da Cidade será feliz, próspero e terá a condução da cidade nas mãos de pessoas que têm compromisso verdadeiro com nossa amada Cubatão.

Veja a nota oficial acessando o site do Jornal Diário do Grande ABC

terça-feira, 2 de setembro de 2008

TRE confirma: Coligação O Futuro de Cubatão em Suas Mãos agiu dentro da lei em pedido de impugnação

DECISÃO UNANIME: “AGIRAM DENTRO DA LEGALIDADE”
Acórdão transitado em julgado (não cabe qualquer recurso)

A Coligação “O Futuro de Cubatão em suas Mãos” não praticou qualquer ato ilegal. Por unanimidade, o TRIBUNAL REGIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, ou seja, a Plenária da Corte do TRE/SP entendeu que havia procedência na apelação apresentada pelo advogado do Partido dos Trabalhadores (PT) – Ronaldo Cardoso de Souza – Coordenador Jurídico da campanha da coligação à qual MARCIA ROSA é candidata à Prefeitura de Cubatão, tendo em vista a impugnação eleitoral promovida contra o candidato Eduardo Paiva Magalhães. O Dr Luiz Carlos Santos – Procurador Regional eleitoral- aditou e retificou o seu parecer e pediu pela procedência do recurso por questão de direito e de justiça.
O Relator do processo, Juiz do Tribunal Regional Federal Dr. Paulo Octávio Batista Pereira, salientou em Plenário que a coligação “O Futuro de Cubatão em suas Mãos” não agiu com temeridade e que o Dr. Ronaldo Cardoso estava perante a Corte advogando a causa de todos os partidos coligados e que lhe assistia inteira razão, pois não seria o caso de instauração de inquérito policial contra os seus membros, porque estes não praticaram nenhum ato ilegal. Sendo assim, não se justificava instauração de qualquer inquérito policial. Ao final, o Juiz Relator do TRE manifestou-se pela procedência do recurso.
Sustentação do advogado – Dr. Ronaldo Cardoso
O Dr. Ronaldo Cardoso sustentou perante a Corte que o então Impugnando Dr. Eduardo Paiva Magalhães - enquanto Secretário de Saúde e gestor de recursos públicos – firmou contrato da área de informática da Secretaria da Saúde do Município, que depois ainda que julgado ilegal pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado - embora a Prefeitura tenha recorrido por meio de seu Procurador - o Prefeito e seu Secretário de Saúde (Eduardo Paiva) desprezaram a decisão do TCE e prorrogaram o referido contrato por mais 2 (dois) anos e, pior, o fez com acréscimo de mais de 200% (duzentos por cento), totalizando mais de 7 (sete) milhões, desta feita sem qualquer outro procedimento de licitação.
Dr Ronaldo Cardoso sustentou também que o candidato do Prefeito Clermont Castor não recorreu da decisão do TCE, quando, por absoluto interesse processual, deveria tê-lo feito. Como se não bastasse, o Dr Eduardo Paiva Magalhães, enquanto secretário, vem sendo investigado pelo GAERCO – GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL REGIONAL DE REPRESSÃO AO CRIME ORGANIZADO – do Ministério Público do Estado de São Paulo, em face de denúncia apresentada à Justiça em abril de 2008 pelo próprio órgão, referente a 11 (onze) milhões de reais que teriam sido desviados irregularmente dos cofres públicos da Prefeitura de Cubatão.
Para o Coordenador Jurídico, a decisão unânime da Corte fez justiça e demonstrou que a Coligação “O Futuro de Cubatão em suas Mãos” da Candidata à Prefeita MARCIA ROSA agiu e sempre agirá de acordo com a lei. “Agora estamos na fase mais importante da campanha. O que interessa para a Coligação sob o comando da professora MARCIA ROSA é mostrar ao Povo o melhor Programa de Governo para Cubatão” finaliza Dr Ronaldo Cardoso.

Incêndio sem vítima grave desaloja 21 pessoas no bairro Sitio Novo em Cubatão

Vinte e uma pessoas (14 adultos e 7 crianças) do Sitio Novo, da região da Vila Esperança, em Cubatão, estão abrigadas em casas de parentes ou amigos, devido ao incêndio ocorrido por volta das 12h55 desta terça-feira, dia 2, que atingiu sete barracos do bairro — quatro tiveram perda total e três parcial. O fogo foi debelado por volta das 13h50 pelos Bombeiros, sem vítimas graves: apenas uma senhora teve uma crise de hipertensão e foi encaminhada de ambulância para o Hospital Municipal, onde foi internada para tratamento.

As informações são da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que enviou técnicos ao local para coordenar o cadastramento das famílias, trabalho feito em conjunto com funcionários do Departamento de Habitação (DH) da Prefeitura.

As famílias prejudicadas pelo incêndio que teria sido originado por um curto-circuito ocorrido no interior de um dos barracos, cujos donos se encontravam fora, trabalhando fazem parte do cadastro da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), estando no aguardo da implantação do projeto de reurbanização previsto para o local. Nos próximos dias, o DH definirá o destino dessas pessoas.


Fotos: José Mário Alves