Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Depois de Santos, exposição fotográfica ‘Atletas Urbanos’ é atração na Casa da Memória de Cubatão

Mostra reúne fotos que realçam a luta de ‘gente comum’ no desenvolvimento de suas atividades profissionais, comparando-os a esportistas profissionais

O exemplo de dedicação e superação de profissionais do cotidiano que podem ser
comparados a esportistas de alto rendimento e que passam despercebidos aos olhos de grande parte da sociedade é o grande foco da exposição fotográfica ‘Atletas Urbanos’.

Produzida pelos estudantes de Jornalismo da Unimonte, com coordenação do fotógrafo e professor André Luis Ferreira, a mostra poderá ser visitada até o próximo dia 30 na Casa da Memória de Cubatão (Parque Municipal Anilinas - Avenida 9 de Abril, s/n – Centro).

O local está aberto à visitação de terça a domingo, das 8h30 às 16h30, com entrada franca. O público que visitar a exposição poderá acompanhar, por meio de aproximadamente 25 imagens, de que forma trabalhadores comuns presentes no dia-a-dia das cidades se assemelham a atletas olímpicos, a partir de seus esforços e habilidades para desempenhar suas funções.

As fotos enaltecem o ‘ganha-pão’ de inúmeros profissionais e procuram transmitir cenas que passam despercebidas pelos olhares de grande parte dos cidadãos. “Nosso alvo foi o trabalhador. De mostrar como gente comum que está muitas vezes ao nosso lado possui técnicas, habilidades e disposição parecidas com a de um esportista de alto rendimento. Basta ver a resistência de alguém que usa a bicicleta para ir ao trabalho, pedalando quilômetros, do equilíbrio de quem lava prédios e da força física dos entregadores de água, por exemplo”, conta o fotógrafo e professor de Fotografia da Unimonte, André Luis Ferreira, idealizador da exposição.

Segundo ele, todas as fotos da mostra são resultado de um trabalho solicitado aos estudantes de Jornalismo da Unimonte no início do ano. “Busquei despertar neles a conquista de uma visão diferenciada para assuntos que acontecem todos os dias”, completa Ferreira.

Mostra reúne fotos que realçam a luta de ‘gente comum’ no desenvolvimento de suas atividades profissionais, comparando-os a esportistas profissionais

O curioso é que nenhum dos alunos tinha experiência anterior com fotos. Para produzir as imagens, eles foram incentivados a buscar referência em fotógrafos famosos como Robert Kappa, Henri Cartier Bresson e Sebastião Salgado. Além disso, uma das exigências para a realização da atividade foi a de registrar as cenas com máquinas digitais comuns, amadoras.

“A atenção com os quesitos técnicos foi a menor das preocupações. O maior interesse estava apurar a visão crítica e canalizar a energia para registrar esses momentos diferenciados em assuntos corriqueiros”, completa o professor.

A Casa da Memória de Cubatão – Trata-se de um espaço criado em um imóvel de valor histórico para o município de Cubatão. Representa um dos últimos remanescentes da antiga Fábrica Anilinas e Produtos Químicos do Brasil, inaugurada no início do século passado. Está em processo de tombamento histórico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Cubatão. O local reúne painéis fotográficos da própria fábrica e tem um espaço reservado ao poeta e escrito cubatense Afonso Schmidt.

foto : Isabela Carrari/ Unimonte.

Texto :Wellido Teles
Jornalista - MTb 45.308
Marcorp
(13) 3228-2044 / (13) 8115-8470
wellido@unimonte.br


Nenhum comentário: