Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Senador Vital comemora aprovação da PEC que torna diploma obrigatório para jornalistas


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que vem incansavelmente apoiando iniciativas que venham a melhorar as condições de vida dos profissionais brasileiros, garantindo aos mesmos um futuro seguro, com uma aposentadoria digna pela contribuição prestada ao país, comemorou a aprovação ontem (07) no Senado da PEC 33/2009 dos Jornalistas, que torna obrigatório o diploma de jornalista para o exercício da profissão.

Aprovada em segundo turno por 60 votos a 4, a matéria segue agora para exame da Câmara dos Deputados. Defensor da liberdade de expressão, Vital reafirmou a importância dos profissionais colaboradores, que escrevem sobre suas áreas específicas, porém, entende que, para ser jornalista, é necessário que se tenha o conhecimento técnico adquirido na faculdade.

No entendimento do senador, sem o diploma, as pessoas inaptas para o jornalismo podem correr o risco de escrever e cometer erros que um profissional com formação técnica não comete, gerando danos irreparáveis a sociedade. Uma matéria sem critérios de avaliação e responsabilidade pode segundo o parlamentar, destruir a vida de uma pessoa, causar problemas na sociedade. “Não é justo que um jornalista seja substituído em sua empresa por alguém que não tenha sua formação", afirmou Vital.

Nenhum comentário: