Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Jornalismo Participativo, demoratização da notícia

O jornalismo participativo é algo que tem seu lado bom e ruim. O que pode ser de ruim nesta forma de informação é a falta credibilidade na fonte de informação, pois quando qualquer pessoa pode escrever e divulgar notícias que não tem um filtro, corre-se o risco de informações falsa de pessoas irresponsáveis que não tem compromisso com a verdade e isso dará um descrédito no”jornalista” que postou a matéria.

Por outro lado jornalistas sérios com credibilidade tem no jornalismo participativo uma ferramenta que traz velocidade nas informações e pode fazer com que as notícias cheguem no leitor de uma forma mais democrática e rápida. A seriedade nas matérias darão a credibilidade necessária ao repórter on-line e com certeza a audiência conquistada servira para que esta fonte seja utilizada como fonte de referência para pautar outras mídias.

Na minha opinião todo o jornalismo deveria ser participativo, independente de ser on-line ou off-line. Porém na prática não é assim, no on-line até é possível, mas no off-line que é muito conservador e dificilmente existe a liberdade de expressão, ainda existe a exigência do diploma de jornalista para que se possa assinar textos jornalísticos e isso acaba cerceando a liberdade na construção de textos para jornais.
O bom jornalista, que faz do seu trabalho uma ferramenta de divulgação de matérias e investigações que tem o compromisso com a verdade, este profissional pode sim pode ter uma atuação brilhante no jornalismo participativo. Ele pode e deve se beneficiar, pois como disse anteriormente ele será uma fonte muito rica para pautar outras mídias.



José Mário Alves Silva

2 comentários:

Eduardo Cavalcanti disse...

Mário, o seu blog é uma prova de que o jornalismo participativo pode ser sério. De que outro modo você divulgaria suas matérias do Agência Facos, ou outras reportagens que você considera importantes?
Como você também está verificando, a formação acadêmica continua tão necessária quanto antes.
Uma questão para você refletir, sobre credibilidade: em matérias de blogs, etc, você sempre manterá uma dúvida sobre a veracidade da informação, e vai procurar checar outras fontes; na mídia tradicional, é mais fácil acreditar nas informações e não checar - ignoramos facilmente as tendências ideológicas que podem distorcer o texto jornalístico.

Unknown disse...

Oi Jos� Mario estou confirmando meu voto na sua pesquisa , mas gostaria de dizer que esta faltando o nome de alguns candidatos que apareceram recentemente na pesquisa IPAT e que na ocasi�o apareceram com uma margem de votos a mais do que alguns desses que voc� sita no blog aparecem at� como outros , gostaria de deixar registrado que falta o nome dos nobres : Jo�o das Gra�as Pereira (o popular Jo�o Mineiro PRTB) e Arlindo Fagundes PSB , pois at� agora n�o est�o feitas as composi�es dos partidos de fato