Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Prefeitura conclui na UME Henry Borden primeira etapa de entrega de computadores aos alunos

São 3 mil, entregues em novembro. Outros 13 mil, em 2012


"Cubatão merece o que há de melhor". Com estas palavras, em cerimônia na Unidade Municipal de Ensino (UME) Usina Henry Borden, nesta segunda-feira (28/11), a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, concluiu a fase inicial da entrega de computadores aos alunos. Em março de 2012, o programa deverá ser continuado, até chegar a um total de 16 mil equipamentos e abranger toda a rede escolar municipal. Na escola da Vila Light, o aluno Marcos Paulo Avelino dos Reis recebeu o primeiro dos 56 notebooks destinados a essa unidade de ensino, em ato que contou com a presença dos secretários de Educação, Habitação, Esportes e Lazer, além de pais, professores e estudantes.

Em seu discurso, o secretário de Educação, Fábio Inácio, lembrou que apesar do historicamente grande orçamento municipal, quando se pede a alguém para citar três projetos relevantes do passado, as pessoas não lembram: "Se os governos anteriores tivessem feito 10% do que a atual administração fez, hoje eu não estaria mais entregando notebooks aos alunos e professores, estaria implantando lousas digitais em todas as salas de aula, controle eletrônico de presença dos alunos e outros avanços", disse, lembrando que as ações não param aí: em 2012 começam a ser entregues os materiais de música do programa Palavra Cantada.

E as ações do Plano de Atenção à Educação (PAE) continuam: das sete escolas com dois pavimentos na rede municipal, seis já contam com equipamentos de acessibilidade recém-instalados; das 11 creches existentes antes, Cubatão passa para 15 neste final de ano e para 17 em 2012, sem falar nas conveniadas, que eram apenas 3 e já são hoje dez creches.

Fábio citou ainda que 29 escolas foram ou estão sendo reformadas, ou melhor, reconstruídas, e a prefeita reiterou a informação, lembrando que não é apenas passar mais uma demão de tinta: a exemplo da UME Henry Borden, que entra agora em obras, a instalação de modernos equipamentos implica na substituição completa da rede elétrica e outras melhorias, como os modernos sanitários com acessibilidade, implicam na mudança da rede hidráulica. Na prática, é como se estivessem sendo refeitas completamente as instalações.

Essa revitalização, com a marca da excelência a que os cubatenses têm direito nos serviços públicos, também se estende a outras áreas de governo, como as reformas previstas para os conjuntos poliesportivos Pitta e Castelo Branco; a construção de centenas de novas moradias, com toda a infra-estrutura de apoio necessária; a criação de Praças da Cidadania como a da Vila São José; o Novo Anilinas, que em abril próximo contará até com teatro e cinema; o centro de especialidades odontológicas, referência no setor na região; e, no mesmo dia 28/11, a instalação em Cubatão do único tomógrafo tridimensional disponível em um hospital público brasileiro.

Participaram também do encontro o vereador Adeildo Heliodoro dos Santos (Dinho), os secretários Wagner Moura (Habitação) e Renée Castro Fernandes (Esportes e Lazer), o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cubatão, Célio Lacerda, e a diretora da UME Henry Borden, Neli Lobato, que abriu a cerimônia lembrando a importância do computador na vida escolar, já que os alunos precisam ter contato com ele desde já, familiarizando-se com os equipamentos e sistemas que usarão quando entrarem no mercado de trabalho, e aprendendo com pais e professores as formas corretas de se relacionarem na Internet.

Números e esclarecimentos - Foram exatos 2.997 computadores entregues a estudantes dos sétimo e oitavo anos do Ensino Fundamental. Esta fase começou contemplando 602 alunos da UME Dr. Ulysses Guimarães, na Vila Natal, e 445 da UME Padre Manoel da Nóbrega, no Jardim Casqueiro. Seguiram-se 204 alunos na UME Mário de Oliveira Moreira e 228 na Martim Afonso de Souza, no dia 16; 421 na UME Bernardo José Maria de Lorena no dia 21, 187 alunos na UME João Ramalho no dia 22, 420 na UME Padre José de Anchieta no dia 23, 210 na UME Rui Barbosa, dia 24; 224 na UME Dr. Luiz Pieruzzi Netto, dia 25, e os 56 da UME Henry Borden.

Em seus discursos, tanto a prefeita como o titular da Educação, professor Fábio Inácio, esclareceram algumas dúvidas que vinham subsistindo em relação a esse programa, que é considerado pioneiro no Brasil em termos de abrangência. Os aparelhos são de um modelo exclusivo, desenvolvido especialmente para o uso em ambiente escolar, e por isso não encontrado em lojas. Além disso, podem ser desativados no dia seguinte à comunicação de furto, o que tira seu valor de repasse, desestimulando roubos. Em tais casos, o aluno tem direito a um novo equipamento, apresentando o correspondente Boletim de Ocorrência registrado na Polícia. Da mesma forma como ocorre com os livros escolares reutilizáveis, os computadores pertencem formalmente à Prefeitura, e devem ser devolvidos pelo aluno ao final do curso. Por isso, são entregues aos pais dos estudantes, mediante a assinatura de termo de responsabilidade.

Além disso, a Prefeitura conseguiu fazer a compra usando como referência o preço registrado pelos fabricantes junto ao Governo Federal, de apenas R$ 344,00 por equipamento (dentro do Programa Um Computador por Aluno – Pro-Uca, do Ministério da Educação), metade do que pagaria pelo mesmo computador se usasse outras modalidades de licitação.

Na verdade, segundo a prefeita, nem mesmo precisou ser feito investimento de recursos orçamentários comuns: o programa em Cubatão foi bancado por negociação com o banco privado que processa a folha de vencimentos do funcionalismo e ocupa instalações no andar térreo do prédio da Prefeitura, que resultou numa renda extra de cerca de R$ 8 milhões para o município.

Da mesma forma como é feito com os livros escolares, os professores serão também os orientadores dos alunos no uso dos equipamentos, e estes poderão usá-los tanto na escola como em casa ou mesmo em viagens. Fábio Inácio lembrou que no 3º Encontro Juvenil de Investigadores em Ciência, realizado no dia 25, percebeu que diversos alunos já usavam o equipamento nas pesquisas relacionadas ao evento.

Com garantia de um ano e manutenção feita pelo suporte técnico da Positivo Informática, os computadores, de modelo Positivo Mobo S7 e com sistema operacional Linux, podem ter seus programas atualizados via Internet. Têm tela de cristal líquido (LCD), programas pré-instalados de uso livre, câmera e microfone integrados, alto-falantes estéreo e placa interna para acesso sem fio à Internet. Na UME Henry Borden, que possui acesso próprio à Internet wi-fi, os alunos já no primeiro dia estavam acessando a rede mundial em seus equipamentos, e a previsão é que em breve todo o município esteja atendido por uma rede municipal gratuita, em fase de implantação de antenas e demais estruturas de apoio.

Carlos Pimentel Mendes – MTb. 12.283-SP
Fotos: Carlos Felipe
Link para fotos

Nenhum comentário: