Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sábado, 17 de dezembro de 2011

Entrega de 460 moradias marca o início efetivo das obras do PAC em Cubatão


Emoção, descontração e alegria marcaram, na manhã deste sábado ( 10) a solenidade de entrega de 460 apartamentos do conjunto habitacional “Heliete Ribeiro dos Santos”, no Bolsão 9, em Cubatão. O ato marcou, oficialmente, o início efetivo do Programa Habitacional PAC I em Cubatão, uma vez que as moradias do novo núcleo abrigarão famílias transferidas da Vila Esperança, onde está sendo desenvolvido aquele programa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura. A área desocupada abrigará novas moradias e equipamentos de urbanização na Vila Esperança. 
A alegria ficou por conta da banda de forró Pé de Serra, liderada pelo cantor Camarão, que animou o ambiente, antes da solenidade oficial; a descontração, pela euforia dos premiados no sorteio de móveis e eletrodomésticos realizado entre as famílias que assinaram os primeiros contratos. A emoção foi manifestada pelos que receberam as chaves das moradias e por algumas autoridades que discursaram na ocasião, entre elas a prefeita Marcia Rosa.
 Ela não conseguiu conter as lágrimas ao citar trechos da carta escrita ao Papai Noel por  uma criança moradora em favela da Cidade,na qual esta pedia  que, em sua casa, houvesse, no Natal,  frango assado e macarrão.” Essa criança não pediu brinquedo ao Papai Noel. Essa criança pediu comida”,disse a prefeita, destacando que essa realidade social, ainda vigente na Cidade, é que precisa ser mudada. “ São fatos como esse que fazem com que o sonho que nos move hoje seja dar o melhor para os nossos filhos”, afirmou.
Em seu discurso, o secretário de Habitação do Estado,Silvio Torres- que no ato representou o governador Geraldo Alckmim- enfatizou a importância dos conjuntos habitacionais que estão sendo feitos na região do Jardim Casqueiro, destinados à erradicação de favelas: “ Aqui está surgindo uma nova cidade dentro de Cubatão”. Destacou a importância da parceria entre o Estado a Prefeitura e o Governo Federal no desenvolvimento dos projetos habitacionais no Município.
Representando o governo federal,  Inês Magalhães, titular da Secretaria Nacional da Habitação- órgão do Ministério das Cidades- disse, em seu discurso, que o projeto da Vila Esperança, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC, merece, dela, um carinho especial. “ Foi um de nossos primeiros programas, lançado ainda em 2007, quando o Governo Federal alocava recursos destinados à urbanização de favelas e construção de moradias em larga escala, dentro do projeto Minha Casa, Minha Vida”.
Falaram, ainda, durante a solenidade, o secretário municipal da Habitação, Wagner Moura e , representando a Câmara Municipal, o vereador Adeildo Heliodoro, o Dinho (PT). O padre Eni Roque, pároco do Jardim  Jardim Casqueiro, lembrou Heliete Ribeiro de Jesus Silva, pessoa atuante na paróquia e que dá nome ao novo conjunto habitacional .Dirigindo-se especialmente ao viúvo de Heliete, Miguel da Silva,na platéia, disse: “ Heliete foi uma pessoa extraordinária, que amou profundamente a Deus e aos semelhantes.Traduziu sua fé em amor e caridade. A homenagem prestada a ela é uma homenagem, principalmente, a todas as  mulheres de Cubatão”.
Entre as autoridades presentes estavam o superintendente da Caixa Econômica Federal, José Paulo Gomes Amorim, e o presidente da  Companhia de Desenbvolvimento Habitacional e Urbano-CDHU, do Estado, Antonio Carlos do Amaral, além de secretários do Governo Municipal.
Chaves- Setenta moradores da Vila Esperança, núcleo CAIC, assinaram neste sábado, os contratos com a CDHU.Destas,oito receberam as chaves durante a solenidade, em meio a palmas , gritos e lágrimas de emoção: Ester dos Santos,Luzia Barbosa de Barros, Luzia da Silva, Cristiane Maria de Almeida, Edvam Neves Arcanjo, Ana Cristiane da Silva, Jucimara Silva Rodrigues e Marcelo da Silva Ciriaco.      
Todas consideraram o momento como um marco da mudança de suas vidas, para melhor. Algumas enfatizaram a importância da aquisição da casa própria para suas novas gerações. Com o filho Lucas , de oito meses, no colo, e acompanhada do marido, o ajudante geral Erivaldo Batista de Oliveira, Ana Cristiane da Silva, 22 anos, era a imagem da felicidade, “ Vou começar uma vida nova e fico contente porque ela representa um futuro melhor para meu filho”.
 Luzia da Silva, aposentada, de 65 anos, apontava os netos, Jeferson , de cinco anos, e Isabel, de um ano e meio, como os grande beneficiários de sua mudança para o novo núcleo habitacional.” É neles que eu penso quando olho para as chaves de meu apartamento”, afirmou.
Parceria-O conjunto habitacional Heliete Ribeiro de Jesus Silva tem 460 apartamentos,distribuidos por cinco prédios, de cinco andares cada,  construidos por meio de parceria dos governos municipal, estadual e federal.As moradias possuem dois dormitórios, sala, cozinha,banheiro, área de serviço, distribuidos em 50,08 metros quadrados de área construída.Contam com azulejo no banheiro e na parede hidráulica da cozinha; piso cerâmico em todos os cômodos e pé-direito de 2,6 metros.
O conjunto  tem centro de apoio ao condomínio, playground, quadra poliesportiva, paisagismo e estacionamento pavimentado com 172 vagas.

Texto: Paulo Mota - MTb: 12.814
Fotos: Carlos Felipe

Nenhum comentário: