Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Secretaria de Educação de Cubatão vai às escolas entregar notebooks

São 3 mil ainda em 2011 e outros 13 mil no próximo ano letivo

Começou nesta quarta-feira, 16/11, pela UME “Padre Manoel da Nóbrega”, no Jardim Casqueiro, o cronograma de entrega de 3 mil notebooks que serão ferramenta para os alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal.
O programa foi lançado, oficialmente, na última sexta-feira, 11/11, quando a prefeita Marcia Rosa entregou, simbolicamente, notebooks pessoais e exclusivos da marca Positivo, modelo Mobo S7, a 10 alunos das escolas " Dr. Ulysses Guimarães”, da Vila Natal, e “Padre Manoel da Nóbrega”, do Jardim Casqueiro. O cronograma se estende até 28 de novembro, quando os 3 mil equipamentos estarão com os alunos. No início do próximo ano letivo, mais 13 mil notebooks serão entregues, totalizando toda a rede municipal de ensino fundamental.
Exigência do mercado de trabalho, a habilidade com a Informática será realidade para todos os cerca de 16 mil alunos atendidos pela Prefeitura de Cubatão. Os computadores portáteis são recebidos pelos pais dos estudantes mediante a assinatura de termo de responsabilidade. Pertencentes à Prefeitura de Cubatão, os notebooks podem ser usados pelos alunos tanto na escola quanto em casa.
O secretário de Educação, Fábio Oliveira Inácio, aproveita esse processo de entrega dos computadores para interagir com os pais. Conversa, inclusive, com aqueles cujos filhos apresentam baixo rendimento escolar. “Alguns, nessa ocasião de entrega dos equipamentos, estão sendo notificados por conta de excesso de faltas dos filhos”, afirma.
Essas medidas de integração entre comunidade e escola têm sido elogiadas. Viviane Cristina de Oliveira Silva, mãe de Vítor Oliveira Silva, aluno do 8º ano na UME “Padre Manoel da Nóbrega”, diz-se admirada. “Eles têm de agradecer a Deus pelo que estão recebendo. No nosso tempo conseguir um livro era um sacrifício. Hoje, ganham até notebook da escola. Pra mim, está sendo maravilhoso, vai ajudar nos estudos dele. Estou há dois anos em Cubatão. Morava antes numa outra cidade da Baixada e lá não tinha nada disso. Aqui também o ensino é bem melhor. Ele (Vítor) tem de valorizar tudo isso”. Mãe zelosa, Viviane adianta que a navegação na Internet será supervisionada. “Vou ficar de olho todos os dias”. O monitoramento materno é bem recebido pelo filho. “É pra eu não entrar em coisa errada. E eu me sinto amado, sinal de que ela se preocupa comigo”, diz.
A iniciativa de entregar notebooks pessoais para os alunos era um sonho antigo da prefeita Marcia Rosa. E foi possível graças à adesão ao Programa Um Computador por Aluno (Pro Uca), do Ministério da Educação (MEC). A um custo de R$ 344,00, o notebook é exclusivo e não tem valor comercial.
 “Esta nova ferramenta tecnológica vai mudar o perfil do trabalhador de Cubatão”, disse a prefeita, lembrando que os alunos da rede municipal vão aprender a usar computador desde o 1° ano e isso vai fazer a diferença no mercado de trabalho futuro. Se a gente acredita que a sociedade precisa ser mais justa, a Educação é a base. Por isso, fazemos política para que o filho do pobre tenha a mesma condição de ter uma escola de qualidade igual ao filho do rico”, disse a prefeita.

Texto: Jorn. MarivaldO Rosa, MTb 23.298/SP – Cecília Beu, MTb 22.332
Fotos: José Mário

Nenhum comentário: