Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Prefeita Marcia Rosa e secretário da Habitação entregam apartamentos para 48 famílias cubatenses

Quarenta e oito famílias de Cubatão receberam, na manhã desta terça-feira, um presente especial de fim de ano: a oportunidade de, a partir de agora, morarem em casa própria. Elas viviam em áreas de risco, nas encostas da Serra do Mar e, agora, passarão a residir em apartamentos construidos pelo Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, desenvolvido pelo Governo do Estado.
A prefeita Marcia Rosa e o secretário de Habitação do Estado, Lair Krähenbühl – na ocasião representando o governador Alberto Goldman presidiram a solenidade de entregas das chaves, realizada no Conjunto Habitacional Rubens Lara, no Jardim Casqueiro.
Marcia, em seu discurso, afirmou que sua presença naquela solenidade justificava-se, em primeiro lugar, pelo fato de o núcleo habitacional chamar-se Rubens Lara. "Era uma pessoa que respeitava a todos, um político de quem a gente tem saudades e guarda no lado esquerdo do peito", disse. Marcia afirmou, ainda, que não poderia deixar de estar presente naquele que seria o último ato público de Lair Krähenbühl, em Cubatão, como secretário de Habitação (ele não ocupará o cargo no próximo governo estadual). Segundo a prefeita, Lair caracterizou sua atuação pelo diálogo com o governo municipal e pelo envolvimento e carinho demonstrado para com as comunidades atingidas pelo projeto Serra do Mar. "Você marca sua história de vida com obras como esta, na qual demonstrou que se encanta por aquilo que faz".
A prefeita destacou, ainda, que o povo de Cubatão era um dos principais motivos de sua presença naquele ato. "Afinal, Cubatão merece um conjunto habitacional como este. Não há dúvidas de que não há, em todo o Estado de São Paulo, um conjunto da CDHU tão bonito". Segundo Marcia, a obra é um dos símbolos da cidade que hoje está sendo construida, com respeito à dignidade das pessoas, principalmente no que se refere ás suas moradias. "Você estão recomeçando uma nova vida, um novo momento", disse a prefeita, dirigindo-se às famílias que iriam receber as chaves dos imóveis. Em seu discurso, o secretário Lair Krähenbühl destacou a parceria com a Prefeitura qualificando-a como um dos aliados importantes do programa Serra do Mar. Ressaltou, também, a colaboração das comunidades, enfatizando o trabalho dos agentes comunitários junto com a equipe técnica da CDHU. Em seguida, a prefeita Marcia Rosa e o secretário da Habitação fizeram a entrega das primeiras chaves a Maria Helena da Silva Costa. Integração - Posteriormente, em entrevista coletiva à imprensa, a prefeita Marcia Rosa afirmou que, durante desenvolvimento do projeto Serra do Mar, pretende manter o mesmo nível de integração com a próxima administração estadual, que assume em janeiro. "A construção das moradias é altamente positiva, mas não podemos esquecer da estrutura logística da região. Neste aspecto, adquire especial importância a duplicação do viaduto Rubens Paiva (antigo 31 de Março), no Jardim Casqueiro. Afinal, os novos núcleos habitacionais estão fazendo com que surja praticamente uma nova cidade. Estamos iniciando um processo de verticalização das moradias. É preciso que a infra-estrutura seja adequada".
Conforme Marcia, a Prefeitura já fez o mapeamento de escolas e creches, visando à infra-estrutura educacional. Esclareceu que a integração Estado - Município foi, até agora, fundamental para que o projeto Serra do Mar se desenvolvesse de conformidade com inúmeras exigências da comunidade cubatense. Citou, entre elas, a admissão de trabalhadores locais nas obras dos prédios e a compra, no comércio da cidade, de materiais usados no empreendimento.
Moradias - As 48 moradias entregues nesta terça-feira são sobrados e apartamentos, com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Cada bloco possui um sistema de aquecedor solar para água dos chuveiros.
O conjunto Rubens Lara conta com 1.840 moradias, devendo abrigar a maior parte das famílias a serem remanejadas da Serra. Até agora, para aquele núcleo e conjuntos situados em outras cidades (Praia Grande, Peruíbe, São Vicente e Itanhaém) já foram transferidas 618 famílias.

Texto: Paulo Mota MTB: 12.814
Fotos: Rodrigo Fernandes
Link para fotos

Nenhum comentário: