Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Divulgado o balanço ambiental do Cubatão Danado de Bom Sustentável

510 árvores serão plantadas para compensar o impacto

Além de uma série de ações de defesa ambiental realizadas durante a própria realização desse festival da cultura nordestina, a primeira edição do Cubatão Danado de Bom, em novembro, teve a preocupação de fazer a contabilização de impacto ambiental. Os números foram divulgados pela Prefeitura, junto com as compensações previstas para o impacto registrado, que compreendem o plantio de 510 árvores, a ser realizado em janeiro no Parque Perequê.
Destinação - Foram cinco toneladas de resíduos recicláveis (papéis, plásticos, latas metálicas, garrafas plásticas PET), além de 150 litros de óleo de cozinha usados nos restaurantes e pelos ambulantes, igualmente reaproveitáveis.
As garrafas PET, por exemplo, são usadas na confecção de enfeites natalinos para as vias públicas, além de sacolas e outros produtos, que geram renda para os artesãos. O óleo de cozinha, vendido para reutilização em outros produtos, tem essa renda revertida para o Fundo Social de Solidariedade de Cubatão (FSSC). As latas de alumínio foram enviadas a duas cooperativas de reciclagem que atuam no município.

Foi possível recolher todo esse volume de material reciclável em razão das preocupações com a separação do "lixo limpo", para que este não se misturasse com as outras duas toneladas de materiais classificados como lixo orgânico. Durante os quatro dias do evento, permaneceram no Kartódromo Municipal caçambas para resíduos orgânicos e inorgânicos, 10 conjuntos de três recipientes de 100 litros e um recipiente de mil litros para armazenar o óleo.
Assim, mesmo o lixo orgânico não foi desperdiçado, sendo empregado em compostagem, na obtenção de adubo para o Horto Florestal Cotia-Pará.
Foram ainda usados no festival 2,5 megawatts de energia elétrica, dez botijões de gás, e mais 1.800 litros de óleo diesel, empregado nos geradores de palco, ônibus e caminhões utilizados durante o festival.
Agentes ambientais - “Não tem melhor momento do que este, festivo, de alegria, para incutir nas pessoas uma filosofia ambientalmente correta, baseada na sustentabilidade”, afirmou o secretário de Meio Ambiente de Cubatão, José Roberto Baldini, ao lembrar que as ações de conscientização foram realizadas pelos 25 agentes sócio-ambientais da comunidade formados neste ano por esta secretaria municipal, com o apoio da Usiminas.
José Roberto avalia que, com a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei de Gestão de Resíduos Sólidos (lei 12.305, de 2/8/2010), os municípios precisam se preocupar cada vez mais não só com a destinação do lixo, mas também com os impactos gerados em suas atividades.


Texto: Carlos Pimentel Mendes – MTb. 12.283-SP
Foto: Rodrigo Fernandes (arquivo)
Link para fotos:

Nenhum comentário: