Previsto para acontecer inicialmente no dia 04 de fevereiro, o teste de abertura das comportas do sangradouro do Rio Pequeno (um dos sistemas de descarregamento da Billings), que deságua no Perequê, poderá acontecer na próxima segunda-feira (8/2), agora com acompanhamento do Comitê de Monitoramento Integrado, formado por representantes da prefeitura de Cubatão e da EMAE.
Técnicos dos dois órgãos se reuniram na manhã desta terça-feira (02/02), na sede da Usina Henry Bordem, em Cubatão, para iniciar as tratativas técnicas que precederão a abertura do vertedouro da represa Billings pelo Pequeno-Pereque.
Durante o encontro, foram apresentadas as formas que serão realizadas as descargas da comporta, que inicialmente será de cinco metros cúbicos por segundo, podendo chegar a uma vazão de 30 m³ por segundo. O aumento ou a diminuição da vazão será controlado com base nas informações obtidas por meio de monitoramento do comportamento do rio em diversos pontos já pré-definidos pelo comitê.
Uma das preocupações do grupo foi o fato da comporta ter sido aberta pela última vez em 1996. Por isso, a operação exige maior cautela e acompanhamento da vazão das águas ao longo do curso do rio desde o sangradouro até a sua chegada no Rio Cubatão. Outra preocupação levantada pelo representante do Instituto Florestal, Lafaiete Alarcon da Silva, foi quanto à vegetação que poderá ser carreada durante o processo de descarga e os prejuízos ambientais que o descarregamento poderá acarretar.
A EMAE irá fazer na manhã desta quarta feira (03/02), um sobrevôo de reconhecimento do curso das águas do Pequeno-Pereque e seus pontos críticos, desde o vertedouro até a chegada no Rio Cubatão. Um representante da prefeitura de Cubatão irá acompanhar os técnicos da empresa numa avaliação visual do curso das águas.
Durante a reunião, foi apresentado um vídeo com imagens de um sobrevôo realizado no último domingo, por uma equipe da prefeitura de Cubatão, chefiada pelo secretário de Meio Ambiente, Vanderlei Oliveira. Além de quase meia hora de imagens do reservatório de Rio das Pedras, que abastece a Usina Henry Borden e recebe água da Billings, foram filmadas e fotografadas as cachoeiras do Rio Pereque, que é um ponto turístico da cidade e que poderá ser afetado com a abertura das comportas.
Além da definição, em consenso pelo grupo, dos indicadores da planilha de monitoramento integrado, ficou estabelecido que as medições feitas pela Defesa Civil municipal serão readequadas em relação ao nível do mar, para que sejam relacionadas com os demais indicadores utilizados atualmente pela EMAE e aos propostos na planilha.
Fazem parte do Comitê de Monitoramento Integrado, o secretário chefe de Gabinete da prefeitura de Cubatão, Gerson Rozo; o secretário de Meio Ambiente, Vanderlei Oliveira; o coordenador da Defesa Civil de Cubatão, José Antonio dos Santos. E, representando a EMAE, os seguintes técnicos, Nassim Miguel Caram, Paulo Sergio Ponti, Leilton Santos da Silva e Antonio Roberto Hohmuth.
Texto: José Mário Alves
Fotos: Adalberto Medeiros- PMC
Link para fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário