As obras nas oito escolas municipais que estão sendo reformadas neste início de ano letivo estão em ritmo acelerado. De acordo com a Tumi Construções e Empreendimentos Ltda., empresa responsável pelas reformas, até quinta-feira, dia 18, as partes essenciais para o funcionamento normal das unidades de ensino estarão prontas. Segundo a empresa, as fortes chuvas que caíram na última semana de janeiro atrasaram a finalização da primeira etapa das intervenções, prevista inicialmente para ser concluída no dia 8 passado.
Depois de anos sem reformas e sem manutenção, os prédios escolares estavam em condições inadequadas para o bom funcionamento. “Devido à grandiosidade das obras e a fim de não prejudicar o ano letivo, faremos as reformas em etapas”, explica o secretário de Educação em exercício, Fábio Gonçalves Ferreira. Segundo ele, as intervenções garantirão maior segurança aos estudantes e funcionários.
Fábio Ferreira lembrou que as obras poderão eventualmente provocar algum inconveniente. “Este momento exige a compreensão de todos, porque teremos que conviver com as obras ao longo dos primeiros meses do ano, mas o resultado agradará a todos, temos certeza disso”, disse.
Elogios – As intervenções nas escolas já vêm sendo elogiadas pelos diretores. “Quando tudo terminar teremos uma escola nova e mais bonita, que vai levantar a auto-estima dos alunos e professores”, garantiu Lilian Gonçalves de Oliveira, diretora da UME Padre Manoel da Nóbrega, do Jardim Casqueiro. Segundo ela, mais de 20 funcionários da Tumi estão realizando a reforma. “Será um período sofrido, mas com a boa vontade de professores e alunos teremos um novo visual na escola que fará toda a diferença”, destacou.
Outra escola que está com as obras em ritmo acelerado é a Ume Estado do Tocantins, da Vila Natal. De acordo com a diretora da unidade, Cláudia Hudson, o trabalho está sendo realizado por 33 pessoas. “Nossos professores estão super felizes. Há anos eles esperavam por esta reforma”, disse. Entre os funcionários da Tumi que estão reformando a unidade é o encanador Anderson Oliveira, de 33 anos. Morador da comunidade, Oliveira é pai de três ex-alunos da escola e se diz muito feliz em estar trabalhando na obra. “É uma satisfação poder fazer um trabalho que vai servir para outras crianças do meu bairro”, disse.
Reformas – As reformas nas escolas fazem parte das ações do Plano de Atenção à Educação (PAE), lançado em novembro pela prefeita Márcia Rosa. As oito escolas que estão sendo reformadas são UME Ulysses Guimarães, UME Martim Afonso de Souza, UME Elza Silva dos Santos, UME Padre José de Anchieta, UME Padre Manoel da Nóbrega, UME Estado de Alagoas, UME Estado do Tocantins e UME João Ramalho. O custo do investimento na reforma das oito escolas é de R$ 5.355.045,00.
Entre as intervenções que estão sendo realizadas estão: reforma de telhados com a troca de telhas quando necessário, eliminação de infiltrações e limpeza de calhas. Reforma de todos os pisos externos, pátios e quadras esportivas com cimento liso polido e adaptação de acessibilidade e nos muros serão instalados gradil com pintura fotostática, além da implantação de pára-raios modernos além de paisagismo moderno.
E ainda: reforma de todos os banheiros com adaptação de acessibilidade e troca de azulejos; ampliação e reforma de refeitórios; modernização de cozinhas, com a instalação de exaustores e adaptação da casa de gás, conforme normas de segurança expedida pelo corpo de bombeiros e revestimento das dispensas com ardósia. E também: implantação de acesso exclusivo para a entrada de serviço e recebimento de produtos sem que seja necessário passar por dentro da escola.
Texto: Cecília Beu (MTb. 22.332) e José Mário Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário