Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sábado, 29 de setembro de 2007

Desabrigados da Vila Esperança precisam de ajuda

Doação de Material de higiene pessoal e móveis são prioridades para as vítimas

Dois dias após a um incêndio na Vila Esperança em Cubatão, causado por um “acidente” ainda não explicado, os desabrigados estão alojados de forma muito precária numa quadra de esportes nas dependências da Escola de Ensino Médio D. Pedro I. Colchões pelo chão, lençóis simulando divisórias, móveis e eletrodomésticos que foram salvos do incêndio amontoados, alguns aparelhos de TV ligados para detrair um pouco a tensão, crianças brincando sem ter sequer a noção do ocorrido e perguntando aos pais quando vão voltar para casa.
Num outro local foi montada uma mesa de tênis de mesa na qual alguns meninos brincam com o auxilio de uma bola de borracha e um par de chinelos servindo de raquete e uma madeira simulando uma rede. Dois banheiros sendo um masculino e outro feminino cada um com apenas um chuveiro, este é o quadro na manhã deste sábado após 48 horas da tragédia. As famílias estão recebendo três refeições diárias enviadas pela cozinha municipal, além das mamadeiras que são feitas pelas merendeiras da escola.
Uma apreensão assola as vítimas por não saberem quais serão as providências que o poder público irá tomar nas próximas horas. A Prefeitura apresentou uma saída emergencial para as famílias, porém foi descartada pelos desabrigados, por unanimidade, pois as autoridades queriam transferir todos para o ginásio de Esportes “PITA” com a alegação de que as aulas teriam que voltar na próxima segunda feira. A proposta não foi aceita, pois segundo as vitimas esta ação poderia deixar as autoridades acomodada e as soluções iriam demorar mais, e se ficassem na escola a pressão seria maior e as providências chegariam mais rápido.
Segundo informação do secretário de Ação Social, Sebastião Carlos Henrique Silva será montado um alojamento provisório num terreno próximo ao local atingido pelo fogo. “Lá teremos melhores condições para abrigar a todos de forma mais decente”. Ainda segundo o secretário os barracos que não foram totalmente atingidos e os que precisaram ser demolidos para facilitar a passagem dos bombeiros, serão avaliados por uma comissão da secretaria de obras que podem ou não receber as reformas.
Segundo a diretora de assistência social Simone Lopes foram atingidos pelo fogo 77 barracos onde moravam 121 famílias sendo 203 adultos e 147 crianças num total de 340 pessoas. De acordo com a diretora a maior necessidade é a de produtos de higiene pessoal, fraldas e toalhas de banho. “Estamos recebendo muitas doações de todas as cidades da região, existe uma grande mobilização de sociedade civil, só falta a participação das industrias que até agora não nos enviaram nada”, afirmou Simone.
O metalúrgico, Denilton Vieira, pai de duas crianças sendo um menino de seis anos e uma menina de oito e, ainda, uma que vai nascer mês que vem, se sente abandonado, pois a empresa que trabalha nem sequer o procurou para saber se precisava de ajuda. “ Ficamos somente com a roupa do corpo, minha esposa está grávida, não temos nem documentos e agora só nos resta esperar para ver o que vai acontecer”, desabafa.
O soldador Lucas Carvalho, casado e pai de um casal de crianças sendo um de 8 meses e uma menina de cinco anos, conta que no dia do incêndio tinha saído para fazer os exames médicos para trabalhar numa empresa do Guarujá e agora espera que tenha dado tudo certo para iniciar na empresa ainda na próxima semana e assim tentar reconstruir tudo o que tinha e se perdeu.
Doações- As doações de produtos de higiene pessoal podem ser entregues no próprio local do alojamento na Escola D. Pedro I na Vila Natal, já móveis, eletrodomésticos devem ser agendados a retirada pelos telefones: 3361-6874 ou 3372-8132.


José Mário Alves Silva

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Jornalismo Participativo, demoratização da notícia

O jornalismo participativo é algo que tem seu lado bom e ruim. O que pode ser de ruim nesta forma de informação é a falta credibilidade na fonte de informação, pois quando qualquer pessoa pode escrever e divulgar notícias que não tem um filtro, corre-se o risco de informações falsa de pessoas irresponsáveis que não tem compromisso com a verdade e isso dará um descrédito no”jornalista” que postou a matéria.

Por outro lado jornalistas sérios com credibilidade tem no jornalismo participativo uma ferramenta que traz velocidade nas informações e pode fazer com que as notícias cheguem no leitor de uma forma mais democrática e rápida. A seriedade nas matérias darão a credibilidade necessária ao repórter on-line e com certeza a audiência conquistada servira para que esta fonte seja utilizada como fonte de referência para pautar outras mídias.

Na minha opinião todo o jornalismo deveria ser participativo, independente de ser on-line ou off-line. Porém na prática não é assim, no on-line até é possível, mas no off-line que é muito conservador e dificilmente existe a liberdade de expressão, ainda existe a exigência do diploma de jornalista para que se possa assinar textos jornalísticos e isso acaba cerceando a liberdade na construção de textos para jornais.
O bom jornalista, que faz do seu trabalho uma ferramenta de divulgação de matérias e investigações que tem o compromisso com a verdade, este profissional pode sim pode ter uma atuação brilhante no jornalismo participativo. Ele pode e deve se beneficiar, pois como disse anteriormente ele será uma fonte muito rica para pautar outras mídias.



José Mário Alves Silva

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Cerca de 300 desabrigados pelo incêndio na Vila Esperança estão na UME D. Pedro I

Não houve vítimas fatais

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), até às 13 horas desta quinta-feira, 27 de setembro, cadastrou 77 famílias desabrigadas, cerca de 300 pessoas (entre crianças e adultos), em virtude do incêndio ocorrido no início da manhã do mesmo dia, na Vila Esperança, nas proximidades da Unidade Municipal de Ensino D. Pedro I (Rua São Francisco de Assis, s/nº, Vila Natal) e da Vila Caic. Os desabrigados estão sendo encaminhados para a UME D. Pedro I, cujas aulas deverão ficar suspensas durante cerca de três dias. Não houve vítimas, e pessoas que passaram mal devido à inalação de fumaça foram atendidas, inclusive no local, por equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
As informações são do secretário de Assistência Social, Sebastião Carlos Henrique da Silva: "A Semas está providenciando colchonetes para os desabrigados e refeições, estas por meio da Cozinha Municipal. Também temos a colaboração do Fundo Social de Solidariedade (FSS). Quem quiser ajudar pode encaminhar agasalhos, leite e outros alimentos não perecíveis para a sede da Escola". Segundo disse, fora as moradias atingidas pelo fogo, outras das imediações sofreram danos, para possibilitar medidas de socorro imediato. O Corpo de Bombeiros estimou a perda total de 100 barracos, numa área de cerca de 3.000 metros quadrados.
Fundo _ A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Glória Lúcia Rafael Castor, também no local, afirmou que a entidade sob sua responsabilidade já encaminhou ao local colchões, cobertores e roupas (arrecadadas durante a Campanha do Agasalho), além de alimentos. "Todas as doações são bem-vindas neste momento, principalmente produtos de higiene pessoal (sabonetes; escovas de dentes; dentifrícios; papel higiênico; absorventes; fraldas descartáveis etc.) e mamadeiras". De acordo com ela, podem ser entregues na D. Pedro I. Caso as pessoas queiram doar móveis ou objetos de maior porte para os desabrigados, pediu que contatassem o FSS, pelo telefone 3372-8132, ou a Secretaria de Assistência Social, pelo telefone 3361-6874.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Cubatão abre a "Semana da Pessoa com Deficiência"

"Se nos unirmos, conquistaremos todos os nossos direitos"

É o que afirma o presidente do Núcleo Regional de Assuntos das Pessoas Deficientes

"Estima-se que de 12 a 14% da população brasileira tenha algum tipo de deficiência. Em Cubatão, portanto, seriam no mínimo 12.000 pessoas. Acredito que muitos políticos da Cidade não tenham alcançado essa votação nas últimas eleições. Quero dizer com isso que, se nos unirmos, podem ter a certeza de que todos os nossos direitos previstos em lei serão atendidos".
A frase é de Edilberto Friedrich Rehsei, conselheiro estadual e presidente do Núcleo Regional de Assuntos das Pessoas Deficientes do Estado de São Paulo, que falou na abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, na tarde desta sexta-feira, dia 21, no Bloco Cultural do Paço Municipal. Não mais do que 30 jovens e adultos estavam presentes, a maioria dirigentes de entidades de pessoas com necessidades especiais ou funcionários das secretarias municipais da Educação (Seduc). Assistência Social (Semas), Esportes e Lazer (Semes).
Para alguns, o baixo comparecimento era atribuído exatamente às dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência para se locomoverem pela Cidade. "Faltam ônibus com rampas; faltam acessos adequados nos prédios públicos; falta sensibilidade para o atendimento das necessidades dessas pessoas, mesmo com a existência de uma lei determinando o cumprimento da inclusão social", afirmou Valmor de Oliveira, presidente da Associação Cubatense de Defesa dos Direitos das Pessoas Deficientes.
Duas leis - São, na verdade, duas leis: a de nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que trata do atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência, aos idosos com idade igual ou superior a sessenta anos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas por crianças de colo; e a de nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade, ambas regulamentadas pelo Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004.
Mas o conselheiro Edilberto insistiu — "Precisamos nos unir, inclusive para a elaboração do Estatuto das Pessoas com Deficiência, que hoje está em discussão no Congresso Nacional" — e passou a discorrer sobre o tema "Inclusão Educacional e Legislação". Para ele, por exemplo, a inclusão social dos deficientes só faz sentido se houver interação entre os incluídos e seu ambiente, passando pela capacitação dos profissionais da Educação. Coisa que, segundo Edilberto, apenas nos últimos três anos vem ocorrendo no Brasil.
Elogios a Cubatão - Depois de se surpreender, ao saber que a Seduc mantém um setor dedicado exatamente à realização do trabalho de capacitação de professores para atuarem com pessoas especiais, fez um paralelo entre o esforço que levou os cubatenses a superarem a fama de cidade poluída com a luta que as lideranças dos deficientes vêm travando, hoje, no sentido de buscar a inclusão, com a interação dessas pessoas.

Também presente, o vice-prefeito Raimundo Valter Pinheiro Lima lembrou as iniciativas que tomou em defesa das pessoas com necessidades especiais, quando funcionário da Câmara e depois vereador (implantação da rampa interna de acesso no prédio do legislativo e aprovação de lei obrigando a que os prédios municipais passem a ser dotados de rampas para cadeirantes sempre que entrarem em reforma, medida que ainda não foi implantada).
Falaram, ainda, José Honorato Pereira, presidente do Conselho Municipal dos Deficientes; e Maria Aparecida Pieruzzi, presidente da Casa da Esperança. E houve apresentações do Balé Sobre Cadeira de Rodas e do Trio do Forró e Dueto, sob a responsabilidade da professora Daniela Matos Vieira Arantes, da Associação Casa da Esperança de Cubatão;
Dia Nacional - A programação prossegue no dia 25, no Centro Esportivo "Humberto de Alencar Castelo Branco", quando serão realizadas partidas de vôlei adaptado, das 8 às 18 horas, sob a responsabilidade dos professores Jaime Mesquita da Cruz e José Paulo Rizzo. E no dia 26, das 8h30 às 12 horas, com exposição de trabalhos artísticos na calçada da Biblioteca Central, com a participação de Nalu Daum, de pessoas atendidas pela Associação Casa da Esperança e de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
A Semana tem o apoio das secretarias municipais de Educação e de Esportes. E conta com o patrocínio da Associação Casa da Esperança, Associação Cubatense de Defesa dos Direitos da Pessoa Deficiente e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cubatão. Nesta sexta-feira, 21, comemorou-se o Dia Nacional e Municipal das Pessoas com Deficiência.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Fórum da juventude de Cubatão será destaque na conferência estadual

O segundo Fórum da Juventude de Cubatão reúne mais de 250 jovens para discutir temas polêmicos como: "Juventude e drogas", "Violência e juventude", "Saúde e Sexualidade na Juventude" e "Juventude e Meio-Ambiente". O fórum teve inicio na última segunda-feira, 10/09, com a apresentação do documentário “Eu Fiz Querô”.
Várias propostas foram apresentadas durante todo o evento e agora serão encaminhadas para a conferência estadual que ainda não tem data definida. Segundo a coordenadora da conferência,Tais Emídio as principais propostas foram, “o fortalecimento do PROERD (Programa Educacional de Resistência a Drogas e violência) no ensino médio, abertura de mais cursos técnicos na cidade, o aumento de eventos culturais e a implantação da “Fundação CASA”.
Segundo a estudante Karem Cristina “a estrutura deste ano foi maior que no ano passado, porém tivemos alguns problemas, hoje (sábado), por exemplo, não temos como fazer a conferência, pois não conseguimos sala e vamos ter que arrumar um local pra fazer mesmo sem o data-show, mas mesmo assim estou satisfeita com o resultado”. Karem ainda lamentou a falta de participação das autoridades do município, pois somente compareceram para prestigiar o evento os vereadores Wellington da Silveira e Adeildo Heliodoro dos Santos.
Para o estudante Rafael Soares, as palestras foram bem animadas e isso facilitou muito o entendimento, “gostei muito da palestra sobre drogas e bebidas alcoólicas”. Já para Willian Bispo o que mais marcou foi a bagunça mas as palestras foram muito boas.
Cristian, Tais Emidio e Eric Meireles

O evento recebeu o apoio direto do secretário Nacional de Juventude, Eric Meireles, que mostrou sua satisfação com o empenho e dedicação dos organizadores do evento e disse, ainda que trouxe “o apoio da presidência da República e quer ver muitos desses jovens em Brasília” afirmou, ainda, que “a cidade de Cubatão será destaque na Conferencia Nacional da Juventude, o pioneirismo e o empenho desses jovens servirão de incentivo nos próximos encontros estaduais e em abril de 2008 no encontro nacional ”. Finalizou, Meireles.


José Mário Alves silva

Alojamentos clandestinos prejudicam população de Cubatão

A cidade de Cubatão vem sofrendo com o número crescente de alojamentos clandestinos nos bairros residenciais, devido à contratação de mão de obra de outras cidades do País, sob a alegação de falta de profissionais qualificados. Este fato tem incomodado várias famílias cubatenses e trazido prejuízos aos comerciantes locais.
Para tentar resolver este problema, autoridades do município se reuniram na última quinta feira no auditório da Câmara Municipal para tentar encontrar meios jurídicos que possam auxiliá-los na contenção de que novos alojamentos venham a ser instalados nos bairros residenciais.

Ficou definido que uma comissão formada por arquitetos, engenheiros, procuradores e representantes da câmara estudariam o Código de posturas do município e a Lei de Uso e ocupação do solo. Eles pretendem mudar a nomenclatura e com isso especificar normas que digam onde e como podem ser estabelecer os alojamentos na cidade.
“Somente com a regulamentação é que teremos como amenizar este problema”, definiu assim Silvano Lacerda (ACIC), “pois as pessoas chegam na cidade e ficam apenas dois ou três dias nos hotéis até encontrarem um alojamento para ficarem e isso trás prejuízos para o setor hoteleiro” concluiu Lacerda.
Foi sugerido pelo vereador João Santana de Moura Vilar (Tucla) que se criasse um disque-denúncia para que uma comissão, inclusive com representantes das empreiteiras fizesse inspeções nos locais que se tenha suspeita de estarem sendo usados para alojar trabalhadores. Tucla ainda falou que “o Código de Posturas foi pautado para ser votado na câmara em julho, porém foi retirado pois o mesmo recebeu emendas e voltou para as comissões, mas que na próxima segunda feira já está marcada uma reunião com os vereadores para fechar o código e envia-los para ser votado no plenário”.

O representante da CIESP, Marcos Paulo Penna Cabral, falou que a entidade está “negociando com as empresas para abrirem vagas para as mulheres e definir uma porcentagem de contratações para trabalhadores sem experiência e ainda assumirem um compromisso social, repassando recursos para que o CIESP promova a qualificação profissional dos trabalhadores desempregados da cidade”.
Já o representante da prefeitura Ricardo Lascane afirmou que “è inadmissível que empresas tragam trabalhadores de fora para trabalhar aqui, esta maneira de agir precisa ser mudada e somente qualificando nossos profissionais é que poderemos suprir as necessidades das empresas”.
A prefeitura enviou como representantes os secretários, Ricardo Felipe Lascane (Indústria, Comercio, Porto e desenvolvimento)e Carlos Marques (Planejamento), o Ciesp (Centro das Industrias do estado de São Paulo) foi representado pelo diretor Marcos Paulo Penna Cabral e a Associação Comercial de Cubatão (ACIC) foi representada pelo seu presidente Silvano da Silva Lacerda além dos vereadora João Santana de Moura Vilar (Tucla), José Roberto Azzolini Soares (Alemão), Adeildo Heliodoro (Dinho) e Estevão Jordão.


José Mário Alves Silva

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Partido Progressista faz reunião partidária em Cubatão

Cerca de 400 pessoas compareceram na noite de segunda-feira na Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC), onde aconteceu a reunião partidária da Comissão Provisória do Partido Progressista de Cubatão. Na ocasião, o deputado Federal Beto Mansur (PP) disse que o momento é de “mobilizar o partido no município, para unir forças visando as eleições do ano que vem”.





José Osvaldo Passarelli, presidente da Comissão Provisória e pré-candidato a prefeito de Cubatão, agradeceu o apoio e a presença de Mansur, que retribuiu. “O Passarelli já foi prefeito da cidade em três ocasiões e conhece bem seus problemas”, falou o deputado. “Isso porque ele mora aqui, reside em Cubatão, tem endereço fixo na cidade”, prosseguiu, quando foi muito aplaudido.


O deputado Federal lembrou que Passarelli tem uma grande preocupação com dois setores em especial. “As áreas da Saúde e da Educação receberão um tratamento diferenciado do Passarelli”, assegurou.

Na mesma reunião, o PP confirmou a filiação de inúmeros pré-candidatos a vereador, como Irandi Perueiro, Toninho da Elétrica, Miguel do Velório, Zé Maria, Binho, Celinho, prof. Falcão, entre outros. “O nosso partido está de portas abertas em Cubatão, estamos em um momento de reestruturação”, prosseguiu Mansur.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Atividade 1 – Usabilidade

José Mário Alves Silva
Vitor Pajaro Nogueira



Site 1 UOL :

1 : Sim, pois demonstra clareza nas noticias e facilita o acesso ao leitor nas matérias.
2 : As paginas carregam com rapidez
3 ; Seus elementos gráficos facilitam a navegação e a interatividade.
4 : Sim, o site divide muito bem os assuntos apresentados.
5 : Tem um apelo visual forte porém não se torna cansativo.
6 : Diminuir as publicidades.

Site 2 MST :

1 : Não, a quantidade de textos dificulta a leitura.
2 : As paginas carregam com rapidez
3 : Falta o apelo visual, excesso de textos.
4 : Sim, porém o excesso de textos torna cansativa a leitura.
5 : Falta cores e elementos que tornem o site mais agradável.
6 : Colocar mais imagens e cores diminuindo os textos.

Site 3 Governo do Estado de São Paulo :

1 : Sim, através dos links o internauta navega com facilidade nas noticias.
2 : As paginas carregam com rapidez
3 : A pagina leva o leitor a acessar com facilidade de acordo com suas necessidades
4 : Sim, o site divide muito bem os assuntos apresentados em diversos links.
5 : Falta cores e elementos que tornem o site mais agradável.
6 : Incrementar com mais fotos.