Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cubatão adere ao programa internacional de limpeza do mundo

Ação ambiental Clean Up the World vai reunir mais de 100 voluntários no dia 19 de setembro

A limpeza do mundo requer muita educação e conscientização ecológica. Por isso, Cubatão que já esteve no noticiário mundial como vilão quer agora mostrar ao mundo que é possível reverter uma situação crítica a ponto de ser considerada exemplo de recuperação ambiental. Para o secretário Municipal de Meio Ambiente Vanderlei Oliveira, o planeta precisa conhecer o potencial turístico que a cidade de Cubatão possui em seu território, como a mata atlântica, rios, mangues e cachoeiras, além de outras belezas arquitetônicas. Com este objetivo, centenas de voluntários participam no dia 19 de setembro da ação ambiental Clean Up the World. Trata-se de um movimento internacional iniciado na Austrália e que chegou no Brasil em 2003. Com dimensão mundial o vento ocorre simultaneamente em mais de 125 países envolvendo ongs, esportistas, empresários e instituições governamentais.
Em Cubatão, a reunião preparatória para a realização do Clean Up the World, bem como de apresentação e treinamento dos futuros coordenadores dos voluntários ocorreu na manhã desta sexta-feira (14/08), no Bloco Cultural “Dr. José Edgard da Silva”, com a participação de diversos setores da comunidade, incluindo representantes da RTA-Engenharia Ambiental, do Grupo Fosfértil, além da Escola ABC, Fábrica da Comunidade, Escoteiros Albatroz, Unisanta, Vera Cruz Escola de Futebol, ong Sabiá Vivo e líderes de sociedades de melhoramentos do Sítio Novo e Vila Esperança.
Seguindo as orientações da ONU, o representante do Instituto Ecológico Aqualung, Hildon Carrapito passou aos coordenadores de voluntários as noções básicas de segurança que devem ser seguidos durante o evento. Cada coordenador deverá formar grupos de no máximo 15 voluntários, o qual deverá repassar informações de como agir quando encontrar material cortante ou perfurante, produtos químicos, sofás, geladeiras e outros materiais. Para este tipo de ação, o voluntário deverá estar protegido com calçado adequado e luvas. Hildon informou também que ao final do evento será feito relatório que será repassado a ONU.
Para Priscilla de Andrade Batista, funcionária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e uma das organizadoras do evento a intenção da Administração Municipal é manter periodicamente este tipo de ação nos bairros periféricos, nos rios e manques da cidade. “Vamos conscientizar a comunidade para ela colabore com a natureza, para que limpe sua área de domínio e que fale para o filho, um colega ou vizinho da necessidade de se preservar o mundo para o futuro”.

Nesta primeira participação de Cubatão na ação ambiental Clean Up World, no dia 19 de setembro, os trabalhos serão focados na limpeza dos rios que cortam a cidade, principalmente ao longo da Avenida Beira Mar, no Jardim Casqueiro, e ainda nos núcleos Ilha Caraguatá, Grotão, Vila Esperança e margens do rio Cubatão na região Jardim Costa e silva.

Texto: Francisco Carlos dos Santos
Fotos: Adalberto Medeiros – Deptº de Imprensa - PMCLink para fotos: >Foto 1< >Foto 2 < >Foto 3<

Nenhum comentário: