Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sábado, 26 de maio de 2007

Política para mulheres reúne 120 representantes da região

Cubatão foi a sede da II Conferência Regional de Políticas para as Mulheres, que aconteceu ontem no SESI da cidade reunindo 120 participantes das nove cidades da região. O evento teve como meta conferir, avaliar e propor mudanças no Plano Nacional de Políticas Para Mulheres, que foi elaborado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Segundo a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina de Cubatão, Alair Bretas, foram eleitas 63 delegadas que irão representar a Costa da Mata Atlântica e levar as propostas e sugestões de mudanças para o Plano Nacional na conferência estadual, com data ainda indefinida. Uma das metas deste ano é aumentar o numero de participantes na conferência nacional para 2300 mulheres já que em 2004 o numero de participantes foi 1200.

Na manhã de ontem foram discutidos seis temas: autonomia, igualdade no mundo do trabalho e cidadania; educação inclusiva e não sexista (sob a perspectiva de gênero, raça, etnia e orientação sexual); saúde das Mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento à violência contra as mulheres; como fazer a gestão e o monitoramento do Plano, e quais são as prioridades do comitê.

Para a vereadora Márcia Rosa de Mendonça e Silva (PT), a sociedade brasileira necessita de uma paridade entre homens e mulheres: “Nós mulheres somos maioria no País, porém, no parlamento nacional ainda somos minoria, são 513 homens e 45 mulheres. Nossa sociedade é machista. Mesmo assim a representação feminina tem aumentado devido às cotas obrigatórias de 30% de mulheres nos partidos políticos, apesar de não existir punição para quem não cumpre esta obrigatoriedade”.

A palestrante do dia foi a ex-deputada federal Mariângela Duarte que trouxe dados de uma pesquisa do Banco Mundial (BIRD) mostrando que onde as mulheres têm maior acesso à educação, à propriedade e aos empregos, os níveis de corrupção são claramente mais baixos. Além disso há queda da mortalidade infantil, os governos e negócios têm mais transparência e o crescimento econômico é mais rápido.

O evento estava programado para iniciar às 8 horas porém só iniciou às 10 horas devido ao atraso na instalação do equipamento de som da Prefeitura de Cubatão. Essa falha causou reclamações de vários participantes que saíram cedo de suas cidades de origem e chegaram no horário programado. Estiveram representadas as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos e São Vicente.
José Mário Alves Silva

Nenhum comentário: