Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

domingo, 13 de maio de 2007

Inibidores de apetite serão fiscalizados

Matéria publicada no informatívo Agência Facos em 03/03/2007


Anvisa aumenta a fiscalização de emagrecedores


Para inibir a venda indiscriminada de medicamentos para emagrecer, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou no último dia 1º um conjunto de medidas fiscalizadoras. O Brasil é o campeão mundial no consumo de estimulantes utilizados como inibidores de apetite, segundo o relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife).

Entre as ações, ocorrerá o monitoramento on-line de venda nas lojas e até o final do mês, serão divulgadas as modificação nos receituários. Com estas medidas os médicos obrigatoriamente irão retirar no órgão de vigilância sanitária, o talonário para a prescrição do medicamento, o que acarretará um maior controle nas vendas e na emissão de receitas.

Conforme a farmacêutica, Waldirene Santos de Lima, da farmácia Sais da Terra, “existe uma grande procura principalmente de estudantes em épocas de provas por produtos para se manterem acordados, porém este tipo de medicamento só pode ser vendido mediante a apresentação e retenção da receita”.

De acordo com a farmacêutica Cirlandia da Conceição Ribeiro, da farmácia Homeoformula, “esta medida trará um controle maior sobre as vendas e os clientes terão certeza que aquele estabelecimento está preocupado com o bem estar do cliente e não somente em vender seus produtos”. Segundo Cirlandia, “os medicamentos mais vendidos são os anorexígenos que são inibidores de apetite, porém se usados em quantidades acima do prescrito pelo médico, podem causar dependência e problemas no sistema nervoso central, pois causam um aumento no metabolismo”.

Alternativa-Para o supervisor de vendas da empresa norte-americana Herbalife, Rogério Lucas, as medidas da Anvisa irão aumentar a procura pelos produtos da marca, pois são considerados pelo órgão governamental como produtos alimentícios e não como remédios para emagrecer. “A procura tem aumentado no Brasil e hoje já somos o terceiro país em vendas no mundo superando nossa matriz nos Estados Unidos”, comemora.

José Mário Alves Silva

Nenhum comentário: