Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

domingo, 13 de maio de 2007

Almirante Tamandaré patrono da Marinha Brasileira

Matéria publicada em 17/03/2007 no informatívo Agência Facos


Marinha prestará homenagem ao Almirante Tamandaré


No próximo dia 20 de março de 2007, a Marinha do Brasil prestará uma homenagem ao seu patrono Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré pelos 110 anos de sua morte. O evento terá inicio a partir das 8 horas, com o cerimonial a Bandeira do Brasil e logo após será cantado o Hino Cisne Branco por toda a “tripulação”. Aqui em Santos, terá o acompanhamento da banda do 2º BIL do Exército brasileiro, de São Vicente. As comemorações acontecem em todas as unidades da Marinha no Brasil.

Várias autoridades municipais, militares e civis, foram convidadas para o evento que será realizado na Capitania dos Portos, situado a Rua Macuco s/n, entre os armazéns 28 e 30. Também alunos de escolas dos municípios vizinhos estarão presentes o que, para o primeiro-tenente Ademário Gomes da Silva, será uma oportunidade para “despertar o civismo nas crianças”.

Conforme declarou o primeiro-tenente Ademário, uma das funções da Marinha de Guerra é fiscalizar a Marinha Mercante: “efetuamos as vistorias necessárias em todas as embarcações, seja de pequeno porte até navios petroleiros Estamos salvaguardando nossas costas e evitando acidentes que podem atingir o meio ambiente e tirar a vida de pessoas”.

Quem foi-O Almirante Tamandaré nasceu em dezembro de 1807 na província do Rio Grande do Sul e ingressou na Marinha como voluntário em 1823. Em 1828, assumiu o comando da Escuna Rio da Prata, destacando-se na tomada da corveta General Dorrego, no dia 24 de agosto. Combateu na Guerra dos Farrapos em 1838. Foi nomeado comandante em 1864 durante as operações no Rio da Prata, foi conselheiro de guerra de 1867 a 1893 e Ministro do Supremo Tribunal Militar de 1893 a 1897. Faleceu em 20 de março de 1897, na cidade do Rio de Janeiro.

José Mário Alves Silva

Nenhum comentário: