Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cubatão está ganhando uma nova Avenida Nove de Abril

O projeto é um complexo de ações visuais e paisagísticas
           A população de Cubatão está ganhando uma nova Avenida Nove de Abril, que sofrerá intervenções visuais e paisagísticas. A obra compreende desde a Ponte do Arco Íris e vai até a Estação das Artes. Mas, está sendo iniciada por um trecho piloto a partir da Rua Bernardino de Pinho Gomes até a Travessa Canadá.  A prefeita Marcia Rosa foi verificar, na tarde da última quarta-feira (20/07), o início dos trabalhos neste primeiro trecho e detalhar o projeto para os comerciantes e munícipes que passavam no local.
A Prefeita Marcia Rosa foi pessoalmente
apresentar o projeto aos comerciantes
Neste início, a Administração Municipal, com ajuda de comerciantes e população, poderá avaliar os impactos no comércio e definir a melhor forma de prosseguir com a obra, cuja execução poderá ser no período noturno.  Segundo informações da Secretaria de Obras, serão investidos R$ 3 milhões em todo o projeto de revitalização.
Além de embelezar a avenida principal da cidade, a obra traz um benefício extra aos moradores da região do Jardim Costa e Silva. Uma nova travessia será aberta na confluência da Rua Bernardino de Pinho Gomes com a Avenida Nove de Abril. Nesta região serão instalados também novos semáforos e sinalização de solo.




O trabalho será realizado pela Termaq Construções por etapas, a fim de causar o menor impacto possível no comércio e no fluxo de pedestres. A previsão é concluir os serviços,  na área compreendida entre o Parque Anilinas e a Rua São Paulo,  até o mês de dezembro.
Detalhes - O projeto contempla troca de todo o piso das calçadas, a substituição dos bancos, que serão instalados de forma longitudinal no mesmo sentido da avenida proporcionando melhor trânsito dos pedestres, as calçadas ganharão novo ajardinamento e serão feitas melhorias na iluminação pública.
Serão instalados ainda novos pontos de ônibus e novas lixeiras, além da repavimentação de todo o leito carroçável e pintura da sinalização do solo. Já na questão ambiental, serão preservadas todas as árvores do canteiro central.
Cumprindo o programa “Cubatão Acessível”, a nova avenida será totalmente planejada para a acessibilidade, com a instalação de piso podotáctil e rebaixamento de guias, de forma que todos os portadores de deficiência, tanto visual quanto cadeirantes, tenham total acesso às empresas de comércio e prestação de serviços estabelecidas na região.
A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), por solicitação da Secretaria de Obras, irá realizar a troca de todo o cabeamento existente por outro mais condensado, visando uma total despoluição visual. Foram ainda solicitadas a outras empresas concessionárias que também apresentem estudos de redução de cabos nos postes da avenida. A Sabesp irá trocar, durante a execução dos serviços, toda a tubulação antiga de água e esgotos por uma nova, mais resistente.
Pensando em investimentos tecnológicos de ponta, serão instalados, durante as obras, novos dutos que poderão receber fibras óticas ou outro tipo de cabeamento no futuro, sem que haja a necessidade de novas interferências ao longo da avenida.
 
Texto: José Mário Alves MTb 59.316/SP
Fotos: Rodrigo Fernandes

Nenhum comentário: