Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cubatão Danado de Bom é roteiro no 6º Salão do Turismo, no Anhembi

Pessoas de todo canto do Brasil puderam conhecer um pouco mais sobre o Festival da Cultura Nordestina de Cubatão
 
O Festival Cubatão Danado de Bom foi divulgado para turistas, empreendedores e gestores de Turismo de todo o Brasil. A Festa foi um dos destaques do 6º Salão do Turismo que acontece até o próximo domingo (17/7), no Anhembi, em São Paulo. O crescimento do Cubatão Danado de Bom é uma das prioridades do governo municipal que fez questão de organizar uma atividade de divulgação especial no Salão: no espaço reservado para Cubatão, dentro do estande do Santos e Região Convention & Visitors Bureau, havia panfletagem sobre o Festival. Folders coloridos, contendo as principais informações do Festival Danado de Bom, foram distribuídos.
De olho no foco do Salão, que é fomentar o turismo doméstico, o Festival cubatense aparece como mais uma opção de lazer e turismo cultural, trazendo música, culinária, folclore, artesanato e literatura nordestinos em cinco dias de festa, e tudo isso, sem sair do estado de São Paulo. De 11 a 15 de novembro, o Kartódromo Municipal “vai tornar Cubatão, novamente, a cidade mais nordestina fora do Nordeste”, como já afirmou o coordenador de Turismo de Campina Grande, na Paraíba, um dos organizadores do maior São João do mundo. Este ano, o evento também vai homenagear o humorista cearense Chico Anysio, além de outros cinco moradores da cidade, também nordestinos.
De acordo com o secretário de Cultura de Cubatão, o Salão do Turismo funciona como uma vitrine do turismo local para o Brasil: “Cubatão esteve presente em todos os dias do Salão, com representantes da Diretoria de Turismo, divulgando o município através de material publicitário, folders e revelando o nosso potencial”, disse Welington Borges. Dentro da oferta de 94 roteiros turísticos, separados por regiões brasileiras, podemos dizer que o Festival Danado de Bom já se integrou às principais rotas de cultura e lazer da Baixada Santista e do Estado.
Passeando pelo evento, no Anhembi, era possível contemplar toda a beleza da cultura, culinária e artes nordestinas através dos estandes dedicados aos nove estados daquela Região. A alegria da Bahia, o belo artesanato da Paraíba, as rendas do Maranhão, entre tantas outras belezas saborosas de Alagoas, Ceará, Piauí, Pernambuco e Rio Grande Norte: justamente tudo aquilo que será destaque no Festival Cubatão Danado de Bom. O objetivo da festa é homenagear a Cultura do Nordeste, já que mais de 60% dos moradores da cidade têm origem nordestina ou são descendentes.
Festival pode atrair novos turistas – de acordo com Pedro Novais, Ministro do Turismo, este ano, o Salão sintetizou o melhor da oferta nacional em turismo doméstico. “Um dos objetivos desta edição é estimular o movimento de novos passageiros, o que significa promover a inclusão social, aquecer o setor, aumentar a oferta de postos de trabalho, além de oferecer a esses brasileiros a chance de conhecer sua pátria e melhorar a qualidade de vida deles e de suas famílias”, afirmou o Ministro.
Percorrendo o 6º Salão do Turismo, o público conheceu cada estado brasileiro por meio de folhetos, apresentações de dança, shows regionais, gastronomia, artesanato e dezenas de roteiros de destinos turísticos com preço reduzido – onde o visitante pôde comprar sua viagem na hora. Dessa maneira, o 6º Salão contribui para a construção de uma nova imagem do Brasil e para a geração de renda. “Queremos mostrar ao brasileiro que é possível viajar e que a viagem é, antes de tudo, uma experiência transformadora", garantiu Bel Mesquita, secretária Nacional de Políticas do Turismo.

Texto: Morgana Monteiro
Foto: José Mário Alves





Nenhum comentário: