Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 3 de março de 2011

Secretaria Estadual de Habitação propõe conjunto habitacional em Pilões

Moradores de áreas de risco terão facilitado acesso a crédito habitacional
 
Como forma de resolver o problema habitacional na área de Pilões, Prefeitura e Governo Estadual estudarão conjuntamente um projeto habitacional a ser implantado na entrada do núcleo de Pilões, abrangendo todos os moradores desse núcleo. A decisão foi anunciada durante reunião nesta quinta-feira (3) entre a prefeita Marcia Rosa e o presidente do CDHU, Marcos Penido, na capital paulista. Também foi tratada na oportunidade a questão do auxílio-moradia para as famílias desabrigadas naquela área.
A proposta do titular estadual da Habitação é que a área na entrada do núcleo de Pilões seja empregada na construção pela CDHU de um conjunto habitacional verticalizado, que possa receber todos os moradores do núcleo, e permitindo assim a desocupação da área crítica ao fundo.  Penido se comprometeu também em oferecer cartas de crédito para aquisição de imóveis em qualquer ponto do estado de São Paulo, entre R$ 70 mil e R$ 100 mil, para pagamento em até 25 anos, sem a necessidade de comprovação de renda (será auto-declarada) ou de situação creditícia, com validade por um ano e possibilidade de renovação desse período. Já nesta sexta-feira, famílias identificadas pelos cadastros como estando nessa situação serão contactadas pelas equipes do governo estadual.
Acompanhada de José Carlos Ribeiro dos Santos, dos secretários da Habitação e de Cidadania e Inclusão Social, entre outros assessores, a prefeita reivindicou o apoio do governo estadual em função do estado emergencial vivido no município, solicitando ainda o auxílio moradia para essas famílias, e que fossem instaladas em conjuntos habitacionais já em construção pelo governo estadual.
Porém,  Marcos Penido - que estava acompanhado nessa reunião pelo coronel Eliseu Éclair, que vem atuando na implementação do Programa de Recuperação Socio-Ambiental da Serra do Mar - explicou estarem essas unidades já comprometidas com os respectivos programas habitacionais, e qualquer alteração comprometeria a própria credibilidade dos programas. Por isso, sugeriu que fossem estudadas alternativas de áreas para novos conjuntos.
Quanto ao auxílio-moradia, observou Penido que existem alguns trâmites burocráticos a serem seguidos, como a homologação pela Defesa Civil do Estado da documentação municipal, e em seguida a formação do cadastro na CDHU, comprometendo-se com seis meses de auxílio-moradia emergencial para todas as famílias comprovadamente em situação de risco. O presidente do CDHU se comprometeu ainda a agilizar ao máximo todos os trâmites para o atendimento às famílias desabrigadas.

Texto: Carlos Pimentel
Foto: Rodrigo Fernandes


Nenhum comentário: