Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Primeira noite de "Caminhos da Independência" empolga e emociona Cubatão

Espetáculo com atores consagrados levou grande público à arena montada na Av. Beira Mar


A longa salva de palmas após o final do espetáculo resume bem a primeira noite de encenação de "Caminhos da Independência", na noite deste domingo (5) na grande arena montada na Avenida Beira Mar, no Jardim Casqueiro. Mesmo debaixo de chuva, o público presente se emocionou com a peça, encenada pelo Teatro do Kaos, pelos atores Carlos Casagrande (D. Pedro I), Julio Rocha (José Bonifácio), Monique Alfradique (Maria do Couto), Vitor Branco (Padre) e mais de 200 moradores da Cidade.

Escrita por Cícero Gilmar Lopes e Amauri Alves, com direção de produção de Lourimar Vieira (também o idealizador do espetáculo, este ano em sua nona edição) e com roteiro, cenografia e direção de Amauri Lopes, a peça foi realizada pela primeira vez em uma grande arena montada pelo Governo Municipal, com capacidade para cerca de 2 mil pessoas. Experiente em grandes eventos, Amauri já dirigiu por dois anos a encenação da fundação da Vila de São Vicente.

A história conta de forma épica e rica em informações um episódio fundamental da história do Brasil: a passagem de Dom Pedro I por Cubatão, horas antes de proclamar a Independência do país. Antes de chegar ao Planalto, o Imperador estava indisposto e só prosseguiu viagem após tomar um chá de goiabeira feita por Maria do Couto. Antes deste momento, "Caminhos da Independência" mostra, por meio de um contador de histórias e de "operários" que montam os cenários, todo o contexto histórico até o dia 7 de Setembro de 1822.

Um grande esquema foi montado pelo Governo Municipal, que pela primeira vez participa da organização do evento juntamente com o Teatro do Kaos. Equipes da CMT estarão presentes nas proximidades para orientar os motoristas, que poderão estacionar nos arredores da arena. Ônibus extras foram colocados à disposição do público, que descerá na entrada do complexo. Para garantir a segurança, mais 100 vigilantes e agentes da Polícia Militar estão no local, além de ambulâncias com equipe especializada.

Prestigiaram a primeira noite secretários municipais, os vereadores Adeildo Heliodoro (Dinho) e José Aparecido dos Santos (Dédinho), os deputados Fausto Figueira e Marcio França, além do prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini. A prefeita Marcia Rosa acompanhou a encenação com seu marido Gilmar e não segurou a emoção, aplaudindo efusivamente os atores durante todo o espetáculo. Para ela, a peça representa um novo momento de Cubatão. "Eu tenho insistido nisso, em reapresentar Cubatão para a sua população e para a Região. Olha que coisa linda foi esse espetáculo! O povo de Cubatão tem que conhecer e ter orgulho de sua própria história".

Marcia ressaltou a participação dos próprios munícipes como atores da peça. "Eles ensaiaram durante 35 dias com atores consagrados e fizeram um belo espetáculo. Foi um momento muito especial, de aprender e repensar a nossa história. O Amauri Alves tem uma grande experiência em dirigir grandes eventos, como em São Vicente, e conseguiu mobilizar todos para realizar essa noite inesquecível. Tenho certeza que no próximo ano, esta festa estará ainda maior".

Para quem não pôde conferir o espetáculo neste domingo, a peça será encenada nesta segunda e terça-feira (6 e 7), sempre às 20 horas. O ingresso é um quilo de alimento não-perecível (menos sal), que será recolhido por voluntários do Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, para ser distribuído às famílias carentes do Município. A arena fica na Avenida Beira Mar, próxima a Rua Maria Cristina, no Casqueiro.

Texto, fotos e vídeo : ALLAN NÓBREGA
Jornalista - MTb 52.208/SP
Portal Marcia Rosa

Nenhum comentário: