Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Medidas emergenciais em defesa dos moradores das áreas de risco

Diante do agravamento da situação dos moradores das áreas de risco — em especial os do Grotão, Pilões, Cotas 95 e 200 —, devido à continuidade das chuvas, a prefeita Marcia Rosa reuniu-se na tarde desta quinta-feira, dia 29, com representantes dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs), acompanhada dos secretários de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Assistência Social e dos dirigentes da Comdec-Comissão Municipal de Defesa Civil (José Antonio dos Santos) e Cursan (José Carlos dos Santos).
Ouviu os relatos dos problemas que os integrantes dos Núdecs vêm observando naquelas regiões da Cidade e decidiu tomar providências para encontrar um local que possa abrigar, de imediato, pelo menos as cinco famílias que se encontram em situação de maior risco. Até o final da tarde havia três opções: apartamentos do conjunto habitacional do Bolsão 7 que ainda não estejam ocupados; casas sem utilização na área da EMAE, que precisam de reformas; e unidades desocupadas do Edifício Castro.
Outra decisão urgente: fornecer um kit básico de trabalho para as equipes dos Núcleos, constituído de capa de chuva, bota, lanterna, colete de identificação noturna, fita zebrada para isolamento de área, plástico grosso preto e corda, além de crachá de identificação e sacola para acondicionar esse material, cuja compra foi determinada em caráter de urgência ao secretário de Finanças, Edgard Brandão Júnior.
“Há muito tempo não tínhamos um período tão intenso de chuvas. A situação é excepcional e nós precisamos priorizar as emergências. O trabalho de vocês tem sido essencial neste momento, pois está contribuindo decisivamente para salvar vidas”, afirmou a prefeita, agradecendo aos membros dos Nudecs que compareceram ao seu gabinete.
Ela também orientou a Comdec que passe a fornecer diariamente aos integrantes dos Nudecs os boletins meteorológicos e a tábua das marés que recebe dos órgãos técnicos do Governo do Estado, de modo a que os munícipes que integram os Núcleos e atuam diretamente no monitoramento das regiões de risco possam ter informações antecipadas dos problemas que enfrentarão nas horas seguintes. “Assim, vocês poderão alertar as famílias de suas áreas, para que elas não sejam totalmente surpreendidas nas emergências”, afirmou Marcia Rosa.


Texto: Oswaldo de Mello - MTb 10.572

Nenhum comentário: