A vereadora Márcia Rosa (PT) lidera, com 38% das intenções de votos, a primeira pesquisa Ibope realizada este ano para as eleições municipais de outubro. A petista é seguida pelos ex-prefeitos Nei Serra (PTB), que obteve 17%dos votos, e Oswaldo Passarelli (PP), que somou 10% das intenções de voto.
O secretário de Saúde de Cubatão e candidato governista ao Paço, Eduardo Paiva Magalhães (PR), aparece na quarta colocação, com 8% das intenções de voto.
Depois de Paiva, surgem os nomes do vice-prefeito e candidato tucano Valter Pinheiro, com 2%, e do ex-vereador Dojival Vieira dos Santos(PCdoB), com1%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Tribuna, foi realizada entre os últimos dias 15 e 17 e ouviu 504 pessoas, de ambos os sexos, faixa etária e de todos os bairros da cidade. Na pesquisa estimulada, é apresentado ao eleitor um disco contendo os nomes já homologados pelos partidos dos candidatos que concorrerão no pleito de 5 de outubro. A margem de erro é de 4%, para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Os índices de brancos/nulos e indecisos são relativamente baixos em Cubatão: 14% ainda não sabem em quem vão votar e 11% disseram que votarão em branco.
CRUZAMENTOS
Os cruzamentos de dados mostram que o eleitorado de Márcia Rosa está bem distribuído por todas as faixas etárias, assim como ela também lidera em todos os níveis de escolaridade.
Seu melhor desempenho está entre os jovens de 16 a 24 anos (46%), oscilando até 29% entre 40 e 49 anos. Nesse mesmo quesito (faixa etária), também está entre 40 e 49 anos a maior proximidade da petista para o segundo candidato (Nei Serra, 23%).
No quesito escolaridade, Nei Serra tem seu melhor desempenho entre os que têm o ensino fundamental (23%), enquanto a petista obtém melhores resultados entre os de nível superior e médio completo (43%).
O candidato governista ao Paço, Eduardo Paiva Magalhães, oscila entre 7% e 8% em nível de escolaridade, e entre 5% e 7% em faixa etária.
RENDA FAMILIAR
Quando se cruzam os dados entre a preferência dos eleitores com a renda familiar, novamente a vereadora Márcia Rosa obtém bons resultados em todas as faixas etárias.
Quase a metade de seus eleitores (49%) disse ganhar mais de 5 salários mínimos E seu seu pior desempenho está entre os mais pobres (34%), justamente a faixa salarial em que o segundo colocado, Nei Serra, mais se destaca, com 22%.
Eduardo Paiva Magalhães tem seu melhor resultado entre os que ganham até 2 salários mínimos (10%). Dojival Vieira dos Santos não aparece na faixa etária mais rica, e tem 2% do eleitorado mais pobre.
Oswaldo Passarelli se sai melhor na classe média, com 11% das intenções de voto entre os que ganham de 2 a 5 salários. Nessa mesma faixa está a preferência do candidato Valter Pinheiro (3%).
REJEIÇÃO
A julgar pela pesquisa, o eleitor cubatense não quer repetir experiências do passado. Oswaldo Passarelli lidera a lista de candidatos nos quais o eleitor não votaria emhipótese alguma. Ele tem 34% de rejeição e é seguido depertopelotambémex-prefeito Nei Serra, com 32%, Dojival Vieira tem 18%, Eduardo Paiva Magalhãestem 14%de rejeição.
Matéria publicada no Jornal A Tribuna do dia 20/07/08 e reproduzida na integra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário