Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Trabalhadores sofrem acidente em siderúrgica de Cubatão

Explosão, incêndio, sirenes e alarmes disparados, corre-corre na área industrial, ambulâncias e carros de bombeiros, Policia Militar acionada, Plano de Auxílio Mútuo (PAM) presente na área industrial. Tudo isso devido a um “erro” de comunicação de um funcionário de manutenção elétrica. Este foi o cenário apresentado na última sexta feira na Usina José Bonifácio de Andrada e Silva (Cosipa), durante um treinamento simulado de emergência na área de laminação a quente.

A imprensa local foi convidada para registrar o evento, autoridades militares e civis estavam presentes, líderes comunitários, “cipeiros”, técnicos e engenheiros da usina participaram da “encenação” muito bem ensaiada com roteiro elaborado para que tudo desse certo. Uma equipe de TV gravava e transmitia ao vivo por meio de telões de última geração em aparelhos com tela de plasma. Uma arquibancada foi montada para que os “espectadores” pudessem acompanhar todos os passos dos “atores trabalhadores”, um palco reservado para a imprensa, a limpeza do local mais parecia com um centro cirúrgico do que com uma área industrial.

No treinamento a “vítima” um eletricista, sofreu queimaduras e desmaio provenientes de uma descarga elétrica de 440 volts quando fazia manutenção em um motor que não estava desligado, este funcionário não teria cumprido uma norma de segurança da empresa, que proíbe a manutenção em equipamentos sem que o mesmo esteja devidamente bloqueado o seu religamento. Outro empregado ao tentar socorrer o amigo acabou por sofrer um entorse no tornozelo direito, mas conseguiu acionar a emergência.

Na sala elétrica devido ao curto circuito, acontece um princípio de incêndio, as equípes de brigadistas são acionadas para um primeiro combate às chamas enquanto aguardam a chegada dos bombeiros industriais. Com apenas três minutos a equipe de resgate e os bombeiros chegam no local e dão as primeiras assistências aos acidentados que com a fumaça já eram três, pois mais um dos empregados estava desmaiado por asfixia devido à fumaça proveniente do fogo nos equipamentos elétricos.

Com dezoito minutos passados, chegam juntos os bombeiros da cidade de Cubatão e o PAM que auxiliam na operação de rescaldo e utilizam roupas e equipamentos mais apropriados para situações sinistradas como aquela apresentada no treinamento.

Para o chefe geral da usina, Marco Paulo Penna Cabral, o treinamento apresentou resultados satisfatórios e os tempos apresentados foram dentro do previsto. Ressaltou, ainda, que devido à falta de um viaduto na Rodovia Cônego Domenico Rangone, as viaturas do PAM demoraram a chegar na usina. Afirmou, ainda, que, “o mais importante para nós é investir na educação e treinamento dos nossos funcionários, pois assim eles cumprirão as normas de segurança evitando que ocorrências como esta aconteçam de verdade na nossa área industrial”.

Um dos convidados para assistir o simulado foi o vereador Wellington Ribeiro da Silveira. “Acidentes como estes são muito comuns no pólo de Cubatão e a Cosipa tem passado por problemas nos últimos meses como os três acidentes ocorridos que ocasionaram dois óbitos, este treinamento mostra que a empresa está preparada para este tipo de ocorrência, porém na prática o problema é bem maior”.

José Mário Alves Silva

Nenhum comentário: