Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Mutirão de laqueaduras

Pelo terceiro mês consecutivo mulheres
santistas participam de programa contraceptivo
A Prefeitura de Santos realiza por meio da Secretaria de Saúde, um mutirão de laqueaduras. As cirurgias acontecem uma vez por mês sempre aos sábados no hospital Dr. Silvério Fontes que está instalado provisoriamente no Hospital da Zona Noroeste. São atendidas, por dia, de oito a dez mulheres e neste sábado somente seis pacientes puderam passar pela cirurgia, outras duas não apresentavam quadro clínico apropriado e foram dispensadas.

As mulheres interresadas em participar do programa de laqueaduras gratuitas devem procurar uma unidade básica. Para a realização de cadastro no programa. Na seqüência, o casal será encaminhado para um grupo de planejamento familiar, no qual passarão por orientações médicas, psicológicas e clínicas, além de serem submetidos à avaliação da Secretaria de Assistência Social e somente após estes procedimentos, os mesmos são encaminhados para a cirurgia.

Alguns critérios são observados nas avaliações, o numero de filhos que o casal possui, O recomendável é que tenha no mínimo dois filhos e com idade superior a 25 anos. As cirurgias são custeadas pelo (Sistema Único de Saúde) SUS baseadas na lei federal 9.263, de janeiro de 1996, que instituiu o Programa de Planejamento Familiar.

Segundo o coordenador do Programa de Saúde da Mulher, Gilberto Moreira Mello; “as cirurgias podem ser feitas pelo abdômen ou vaginal conforme as condições da paciente e como em toda cirurgia esta intervenção traz riscos mesmo sendo mínimos, e não existe a possibilidade de reversão, porém não é 100% de garantia contraceptiva”. Após a liberação da paciente ela continua sendo acompanhada por aproximadamente um mês.

José Mário Alves Silva

Nenhum comentário: