Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quinta-feira, 12 de março de 2015

Prefeita Marcia Rosa participa de mobilização de trabalhadores e cobra compromisso com mão de obra local

A caminhada aconteceu na manhã desta quinta-feira (12) e saiu da Prefeitura em direção à sede do Ciesp





Desde as primeiras horas desta quinta-feira (12), um movimento organizado por trabalhadores de Cubatão e da região se mobilizou em frente à Prefeitura em protesto pela empregabilidade de mão de obra local nas empresas da Cidade. Os trabalhadores reinvidicam prioridade na hora da contratação e acusam as empresas de trazer profissionais de outros estados para trabalharem no polo, prejudicando as ofertas de trabalho no Polo Industrial.


Uma comissão de trabalhadores foi recebida pela prefeita Marcia Rosa logo cedo no gabinete. A chefe do Executivo, juntamente com uma comissão de vereadores, secretários municipais e os próprios trabalhadores foram em caminhada até a sede cubatense do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) cobrar soluções para o problema.



Lá, foram recebidos pelo presidente da Instituição, Valdir José Caobianco. A pedido da prefeita de Cubatão, uma audiência foi marcada e aconteceu à tarde, na sede do Ciesp, com representantes das indústrias, empreiteiras, vereadores e uma comissão de trabalhadores. Na pauta foram discutidas as possíveis soluções para que os profissionais de Cubatão e região sejam priorizados na hora da contratação.



Compromisso - Marcia Rosa cobrou mais compromisso das indústrias e o cumprimento do Pacto pelo Emprego, um acordo de contratação firmado pelas empresas para a contratação de profissionais da Cidade. Lançado em abril de 2009. Em seu primeiro ano de vigência, 5.659 vagas de empregos, destinadas preferencialmente a moradores da Cidade, foram registradas no Posto de Atendimento ao Trabalhador-PAT.




Durante a reunião, representantes de algumas indústrias e empreiteiras do Município disponibilizaram 105 vagas para a contratação imediata de trabalhores locais, e cerca de 500 novas vagas estarão abertas nos próximos meses em decorrência de projetos pré-agendados. A prefeita fez questão de enfatizar a importância da contratação da mão de obra feminina e a necessidade de infraestrutura para recebê-las com dignidade dentro do ambiente de trabalho. "Não queremos privilégio, queremos respeito com os nossos trabalhadores".



Valdir Caobianco, presidente do Ciesp deixou claro que irá acompanhar de perto esse processo e cobrar das indústrias mais transparência no processo de contratação. Uma nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira (19), às 10 horas, na sede do Ciesp, para o acompanhamento de todo o processo de contratação e a oferta de novas vagas. "É muito importante termos acertado o compromisso das indústrias em colocar à disposição, via PAT, as vagas disponíveis para contratação e, principalmente, priorizar o trabalhador de nossa Cidade", disse Marcia Rosa.
Texto: Ana Lúcia da Silva Borges - Mtb 59.539/SP
    

Nenhum comentário: