Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

UBS da Vila Nova entra em funcionamento

A nova unidade foi Inaugurada nesta segunda-feira e atenderá mais de 250 pessoas por dia





Juvêncio Pereira de Souza foi um líder comunitário que se destacou na defesa dos interesses dos moradores da Vila Nova, em especial durante o Orçamento Participativo. Durante 12 anos, lutou para que fosse construída uma Unidade Básica de Saúde no bairro onde morava, e de cuja Sociedade de Melhoramentos foi presidente. Não viu isso acontecer, mas é esse o nome que, pela lei 3.677/2014, foi dado à UBS da Vila Nova, inaugurada nesta segunda-feira (26).





A prefeita Marcia Rosa, na solenidade de inauguração do equipamento, lembrou que "a entrega deste grande equipamento de saúde representa o cumprimento de mais um dos compromissos com a população, como a revitalização do parque Anilinas e a volta das cobradoras nos ônibus".

Em nome da família de Juvêncio - além da viúva Marlene Gomes de Souza, que recebeu ramalhete de flores -, falou a filha Simone Gomes, a Monal, lembrando: "Sou mãe, e sei o quanto é importante existir este equipamento aqui. Foram muitos anos de luta, mas nesta gestão conseguimos, o sonho de seu Juvêncio está realizado. É por isso que dou os parabéns à prefeita Marcia Rosa por esta realização e também por esta homenagem".

O secretário municipal de Saúde, Rafael Ferreira de Abreu, lembrou que "uma UBS é a porta de entrada do sistema de Saúde. 80% dos casos podem ser solucionados com estratégias de prevenção e atendimentos básicos".
 
Além do vice-prefeito Donizete Tavares do Nascimento, participaram da cerimônia, os vereadores Jair Ferreira Lucas, o Jair do Bar; Ricardo de Oliveira, o Queixão; Fabio Moura; e Fábio Alves Moreira, o Roxinho, autor do projeto de Lei que deu o nome do líder comunitário ao equipamento.
 
Também o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alessandro Oliveira, se referiu aos anos de lutas para que a UBS fosse construída e lembrou: "Seu Juvêncio fez parte da minha história de vida. Estou muito satisfeito com a estrutura da UBS, que é não só a melhor da cidade, mas a melhor da região. Obrigado, seu Juvêncio, onde estiver: seu sonho foi realizado".
 
De fato, a UBS da Vila Nova tem características que a diferenciam, como um segundo consultório odontológico. A unidade atua com cerca de 20 profissionais, contando com dois pediatras, um clínico e um ginecologista, além de dois odonto-pediatras e um odonto-clínico. Além das clínicas médica, pediátrica, ginecológica e odontológica, possui local para vacinação, farmácia para dispensar medicamentos à população, área para estabilização de pacientes e outras facilidades.


A unidade, com capacidade para atender mais de 250 pessoas por dia, funcionará das 7 às 17 e está localizada na Rua São João, 185, na Vila Nova

Fotos: José Mário Alves e Marcus Cabaleiro http://marcuscabaleiro.com.br/

Nenhum comentário: