Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Arthur Chioro visita nova UBS da Vila Nova

Unidade de Saúde foi inaugurada nesta segunda-feira (26)






Uma das áreas mais antigas da cidade,  a Vila Nova "ganha agora um equipamento com alto padrão de qualidade, que também beneficia toda a cidade, desafogando outras unidades, construída em parceria com o Governo Federal, dentro dos objetivos de aprimoramento e eficiência na Saúde Pública", destacou a prefeita Marcia Rosa, durante a visita nesta sexta-feira (23) do ministro da Saúde, Arthur Chioro, à Unidade Básica de Saúde "Juvêncio Pereira de Souza", na Vila Nova. A unidade, situada na esquina das ruas São João e D. Pedro I, tem inauguração prevista para esta segunda-feira (26), atendendo a uma reivindicação de mais de duas décadas dos moradores.

Conforme lembrou a prefeita, uma característica de Cubatão é ter o atendimento sobrecarregado por receber nos serviços de Saúde milhares de pessoas de outras cidades, que trabalham nas indústrias ou passam pelas estradas. Um exemplo disso aconteceu no próprio dia da visita, com as estradas bloqueadas em função de inundações e deslizamentos (os motoristas que se acidentam ou precisam de cuidados médicos são encaminhados ao Pronto Socorro de Cubatão), enquanto uma nuvem de gás tóxico vazou na área industrial, onde trabalham cerca de 130 mil trabalhadores (tanto quanto a população do município), grande parte deles não residente em Cubatão, fazendo com que dezenas deles fossem atendidos na rede municipal.

O ministro Arthur Chioro disse estar feliz porque os prefeitos estão honrando as parcerias firmadas no governo Dilma Roussef, a exemplo da campanha Mais Médicos: "O Governo Federal articula os programas, mas precisa do apoio dos municípios e governos estaduais para realizá-los. Não bastava, por exemplo, colocar mais médicos, era preciso dar melhores condições de trabalho a toda a equipe de saúde, melhorando o Sistema Único de Saúde (SUS) e humanizando o atendimento, como está sendo feito aqui na Vila Nova, que fiquei surpreso em saber que não tinha uma UBS ainda, e cujas instalações modernas farão a diferença para esta população, para crianças, adultos e principalmente idosos, que são muitos neste núcleo".

Prevenção - Destacou o ministro o programa Academias da Saúde, observando na visita que a UBS Vila Nova está pronta para receber também esse programa: "Há uma área nos fundos com espaço para isso, faltando assim bem pouco para implantarmos esse espaço, que é importante, poruq a população brasileira precisa enfrentar as doenças não transmissíveis, como obesidade e o sedentarismo. Outras atividades, como o apoio para as pessoas deixarem de fumar, têm tanta importância quanto a consulta médica e os procedimentos especializados. O objetivo não é apenas diagnosticar doneças, mas formar parcerias que permitam prevenir doenças".

Neste sentido, explicou Arthur, estão sendo firmadas com as nove prefeituras da região para a requalificação das UBSs, da mesma forma que em outras 2.500 UBS paulistas ou 26 mil em todo o Brasil. Ele espera também firmar parceria com o governo estadual para implantar um hospital púbico em São Vicente, que ajudará a desafogar também as instalações de Cubatão.

O ministro também citou a Faculdade de Medicina prestes a ser instalada em Cubatão, notando que, quando isso acontece num município, os serviços de Saúde ganham muito, pela troca de experiências entre os profissionais, que permite aperfeiçoar o atendimento.

Ministro e prefeita foram acompanhados na visita pelo vice-prefeito Donizete Tavares do Nascimento; pelo ex-deputado estadual e médico Fausto Figueira de Mello Jr.; pelo secretário de Saúde, Rafael Ferreira de Abreu, e outros secretários municipais; por diversos vereadores e outras autoridades; e pela gerente da UBS, Alessandra Pereira Wellareo, e sua equipe.

A UBS, que será inaugurada na segunda-feira (26), atuará com cerca de 20 profissionais, contando com 2 pediatras, 1 clínico e 1 ginecologista, além de 2 odonto-pediatra e 1 odonto-clínico. Além das clínicas médica, pediátrica, ginecológica e odontológica, contará local para vacinação e também com farmácia para dispensar medicamentos à população.

A unidade terá capacidade de atender e deverá atender mais de 250 pessoas por dia. Possui 418,44 metros quadrados de área coberta, além de estacionamento para nove veículos, caixa d'água, abrigo de bombas d'água, locais apropriados para lixo comum e hospitalar.


Nenhum comentário: