Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Catedral de San Patrick, em NY, recebe o Coral Zanzalá

Apresentação aconteceu no fim da tarde desta segunda-feira (1)

.
A imponente arquitetura da Catedral de San Patrick, que por mais de 130 anos enfeita Nova Iorque, foi o palco do Coral Zanzalá, de Cubatão, nesta segunda-feira (1). O Grupo Artístico encheu com seu canto, cada espaço da igreja, cartão postal da cidade e que, por ano, recebe cinco milhões de visitantes.

Situada na badalada 5ª Avenida, a Catedral abriu as portas para o Zanzalá e para a Música Brasileira. Garota de Ipanema (Vinícius e Tom Jobim) foi cantada no coração da cidade mais importante dos Estados Unidos. Villa-Lobos (Ave Maria), Gilberto Mendes (Cântico de Verônica) e Dori Caymmi (Cantador) também representaram a MPB nesta apresentação.

O Grupo também ainda apresentou um repertório sacro com obras como Locus Iste (Bruckner), Ave Maria (Biebl), além de Ave Maria, Pai Nosso (Rodrigo Vitta), Aleluia (Mahle), a pedido da direção da Igreja.

  A Saint Patrick's Cathedral destaca-se no meio urbano da metrópole por sua arquitetura no estilo gótico. E apesar de passar por uma profunda reforma, por dentro e por fora, é uma âncora do turismo no município estadunidense e um refúgio espiritual para aqueles que vivem no corre-corre da metrópole.

Nesta segunda-feira, turistas de vários lugares estavam no local, tirando fotos e conhecendo os detalhes da Igreja. Foi impossível não ficar encantado com a melodia e afinação dos artistas. Jason Mlynek, produtor do Distinguished Concerts Internacional New York, o DCINY - que fez o convite para a apresentação principal do Coral cubatense em Nova Iorque - fez questão de comparecer à esta apresentação.
 
Jason ficou impressionado com a versatilidade dos artistas do Zanzalá. "Este é um espaço muito especial para nós em Nova Iorque. E acompanhar um roteiro tão diferenciado como este é mais uma certeza de que fizemos a escolha certa ao convidar o Coral como representante brasileiro para nosso espetáculo. Esperamos ver todos esses maravilhosos artistas em breve", comentou.
 
A regente-assistente da equipe cubatense, Maria Fernanda Tavares, considera essa passagem do Zanzalá pelos Estados Unidos a recompensa por tantos anos de trabalho. "Há algumas décadas o Coral Zanzalá luta para manter a tradição artística de Cubatão, juntamente com os outros grupos artísticos oficializados. Nossa presença aqui é fruto desse doce ofício de levar a arte onde o povo está", disse, emocionada.

O Zanzalá recebeu o convite para pisar em terras norteamericanas de Jonathan Griffith, Regente e Diretor Artístico do DCINY, produtora de espetáculos já tradicional em Nova Iorque. Ao visitar um vídeo em que o Coral  interpretou brilhantemente "O Messias", de Handel, junto com a Banda Marcial de Cubatão, o diretor ficou impressionado com a qualidade técnica do grupo. A apresentação principal foi no último domingo, no complexo de teatros do Lincoln Center, com um coral de 400 vozes vindas da Alemanha, França, Guatemala, Austrália, Canadá e China, e orquestra.

Vale lembrar que a presença do Grupo em Nova Iorque só foi possível graças ao patrocínio de uma empresa cubatense e do apoio financeiro da Prefeitura de Cubatão. A prefeita Marcia Rosa ficou feliz em acompanhar o resultado de todo esse esforço.

"O Zanzalá é decididamente um dos orgulhos de Cubatão. Uma história de sucesso que teve início nos anos 70, com a Banda Musical Municipal - que deu origem à Banda Sinfônica - e a dedicação maestro Roberto Farias. Os corpos estáveis são o resumo do talento que brota na nossa cidade de maneira muito natural", afirmou a prefeita. Os artistas retornam nesta quarta-feira para o Brasil com a certeza de dever cumprido e ter levado, mais uma vez, o nome de Cubatão para longe.


Texto: Morgana Monteiro - Mtb 29.202

Fotos: José Mário Alves   - Mtb 59.316

Nenhum comentário: