Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Você já pode saborear as receitas do Festival Gastronômico Danado de Bom


Estabelecimentos servem os pratos inspirados na culinária nordestina nas próximas semanas

Guisado de carne de cabrito Cantina da Tia Jô

Já começou a busca pelo prato que é a cara da cidade de Cubatão: a 2ª edição do Festival Gastronômico Danado de Bom promete agitar os restaurantes participantes. As receitas originais, criadas especialmente para o Concurso, já fazem parte dos cardápios dos estabelecimentos comerciais que disputam o Festival, podendo ser apreciadas por moradores e turistas.

Quem vai decidir qual delas será a "Receita Danada de Boa" é a comissão julgadora, composta por representantes das indústrias, jornalistas e especialistas em gastronomia. E, pelo jeito, a escolha não será nada fácil: os chefs elaboraram receitas diferentes, mas apenas a mais “arretada” será eleita. Entre os destaques há o “Guisado de carne de cabrito”, da Cantina Tia Jô (Rua Goiás, 253). A receita, entre outros ingredientes, tem manteiga de garrafa, cominho e creme de cebola. Será servida de segunda a sábado, no almoço e no jantar.

Já o Restaurante Tradição – vencedor do ano passado – traz a novidade “Beiju Nordestino com arroz ao pequi”, com o sabor forte e inigualável do pequi, fruto bastante apreciado em terras nordestinas, além da tapioca ou beiju. A receita contém, ainda, carne seca e legumes sautê. O Tradição fica na Rua São Paulo, 260, e o prato será servido às terças e quintas-feiras durante o almoço.

O que dizer do “Feijão Tropeiro Nordestino”, do Restaurante Kid? Essa deliciosa mistura das culinárias mineira e nordestina, traz o feijão-de-corda como elemento principal, tudo bem temperado com bacon, torresmo e couve. O Kid está na Rua São José, 98, instalado dentro da Galeria Vagner Tenório. O delicioso prato pode ser apreciado todas as quintas-feiras, durante o almoço.

O “Arroz Danado de Bom II” vai abrir o apetite de qualquer um, trazendo carne seca, queijo coalho gratinado, pimentão, tudo bem temperado ao gosto nordestino. A receita poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, em horário do almoço, no Restaurante Primor, que fica na Av. Joaquim Miguel Couto, 600.

Já o Restaurante “Aqui no Bistrô” (Av. Brasil, 447, Jardim Casqueiro) preparou uma "releitura" de sanduíche, recheado dos sabores típicos como carne seca, queijo coalho e manteiga de garrafa. O diferencial vem por conta de ingredientes nada tradicionais: tamarindo, açúcar mascavo e gengibre. O sanduíche de carne seca com molho de tamarindo poderá ser saboreado todos os dias, no almoço e jantar.

Outro estabelecimento, a Cantina Sabor Solidário, instalada dentro do Paço Municipal, também decidiu aderir ao Festival, mas não à competição. O projeto, voltado à economia solidária e geração de renda da comunidade, vai oferecer a receita de carne seca na manteiga com arroz branco e pirão de mocotó, toda sexta-feira, na hora do almoço. A Cantina Sabor Solidário fica dentro do prédio da Prefeitura no Paço Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº).

Julgamento – A escolha da receita vencedora será feita por uma comissão formada por cinco pessoas. Os jurados visitarão os estabelecimentos concorrentes, saboreando os pratos e analisando os seguintes quesitos: Pitoresco (ítem de desempate), Degustação, Atendimento, Ambiente e Apresentação. Fazem parte da comissão: Fred Cidral - coord. de Gastronomia do Santos e Região Convention Bureau; Fernanda Lopes (coluna “Boa Mesa” de AT Revista); Rogério Fernandes (Programa "Almoço de Estrelas", TV Record); Hamilton José Nascimento (empresário voltado ao ramo de treinamento profissional de funcionários de bares e restaurantes) e Alfredo Vieira, conhecido como “Agulhão do Mar”, morador de Cubatão e nordestino de nascimento.

Os três primeiros colocados receberão certificado e troféu. O resultado será divulgado a partir de 18/12. Muito mais do que a competição, o Festival Gastronômico tem por objetivo movimentar restaurantes e lanchonetes da cidade, incrementando o acesso de moradores e turistas. “Festivais ligados à culinária sempre agitam o município, ainda mais com o apelo da gastronomia nordestina, tão presente em Cubatão. Acreditamos que os estabelecimentos participantes recebam realmente maior número de visitantes por conta do Festival, a exemplo do ano passado“, afirmou o secretário de Turismo, Luiz Carlos Costa.

Texto: Morgana Monteiro
Fotos: Henrique Ramos

Nenhum comentário: