Alunos do 2º
ano A, da UME João Ramalho, estão conectados com crianças de 51 países no
programa Connecting Classrooms
Crianças de
Cubatão estão participando de uma experiência única. Desde o dia 28 passado, 22
alunos do 2º ano A da UME João Ramalho iniciaram sua participação no Programa
Connecting Classrooms, promovido pelo Conselho Britânico e com apoio do
Instituto Crescer.
O programa
utiliza recursos digitais para criar verdadeiras escolas sem fronteiras.
Através da plataforma Schools Online, crianças de 51 países estão se conectando
e conhecendo particularidades da cultura de cidades da Alemanha, Brasil, China,
Espanha, Índia, Líbano, Marrocos, Nigéria, Portugal, Suíça, entre outras
nações.
A proposta do
Conselho Britânico é promover contato entre professores do mundo todo,
fomentando a troca de experiência e projetos, sem que eles e seus alunos saiam
de suas salas de aula.
A adesão dos
alunos da UME João Ramalho partiu da professora Milene Pinheiro. Ela inscreveu
sua classe para participar no Projeto Internacional Contos Folclóricos, uma das
categorias do Connecting Classrooms, voltada para crianças de 6 a 10 anos.
O primeiro
passo foi escolher uma lenda regional para ser representada pelas crianças
através de desenhos. “Depois de muita pesquisa, eles escolheram a lenda
cubatense A Bruxa da Ponte, retirada de um livro sobre a história de Cubatão”,
conta a professora. Numa segunda etapa, os alunos leram e releram a lenda para
se familiarizar com a história.
Na sequência,
as crianças criaram 10 cenas para contar a história somente com ilustrações.
Divididos em grupos, eles desenharam cuidadosamente cada cena em papel sulfite.
Os desenhos agora estão sendo ampliados e coloridos com a ajuda da professora
de Artes, Juliana Camilo, para ilustrar a lenda. A próxima etapa será a
divulgação das imagens via internet, no site do Conselho Britânico, para que
crianças de outros países tentem desvendar através da observação dos desenhos a
lenda cubatense.
Legendas - Os
alunos do 2º ano A da UME João Ramalho também tiveram que cumprir essa tarefa.
“Eles escolheram no site do Schools Online um conto indiano chamado Ouro
Crescente (Growing Gold). No telão, projetamos as imagens e eles foram
descrevendo cada cena e criando legendas para formarmos a história”, explicou
Milene.
Com a ajuda
da professora de Inglês, Joyce Moraes Silva, as legendas criadas em Português
foram traduzidas para o Inglês para serem postadas na internet. “O texto foi
lido pelas próprias crianças indianas que desenharam as cenas e já soubemos que
acertamos a história”, comemora.
Segundo
Milene, cada etapa do projeto deve ser compartilhada no site do Connecting
Classrooms. “Os professores que participarem de todas as etapas, postando nos
fóruns, receberão certificado de participação no programa e estarão concorrendo
ao sorteio de um Ipod, oferecido pelo Conselho Britânico e pelo Instituto
Crescer”, explica, lembrando que se ganhar, vai sortear o prêmio entre seus
alunos.
Intercâmbio –
Além de participar do projeto de Contos Folclóricos, a professora cubatense
procura na plataforma do Schools Online professores de outros países para
trocar experiências. Em contato com uma professora do Reino Unido, Milene e
seus alunos vão trocar impressões sobre os Jogos Olímpicos, num intercâmbio via
internet.