Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Escola de Cubatão participa de concurso internacional promovido pelo Conselho Britânico



Alunos do 2º ano A, da UME João Ramalho, estão conectados com crianças de 51 países no programa Connecting Classrooms
         
Crianças de Cubatão estão participando de uma experiência única. Desde o dia 28 passado, 22 alunos do 2º ano A da UME João Ramalho iniciaram sua participação no Programa Connecting Classrooms, promovido pelo Conselho Britânico e com apoio do Instituto Crescer.
O programa utiliza recursos digitais para criar verdadeiras escolas sem fronteiras. Através da plataforma Schools Online, crianças de 51 países estão se conectando e conhecendo particularidades da cultura de cidades da Alemanha, Brasil, China, Espanha, Índia, Líbano, Marrocos, Nigéria, Portugal, Suíça, entre outras nações.

A proposta do Conselho Britânico é promover contato entre professores do mundo todo, fomentando a troca de experiência e projetos, sem que eles e seus alunos saiam de suas salas de aula.
A adesão dos alunos da UME João Ramalho partiu da professora Milene Pinheiro. Ela inscreveu sua classe para participar no Projeto Internacional Contos Folclóricos, uma das categorias do Connecting Classrooms, voltada para crianças de 6 a 10 anos.

O primeiro passo foi escolher uma lenda regional para ser representada pelas crianças através de desenhos. “Depois de muita pesquisa, eles escolheram a lenda cubatense A Bruxa da Ponte, retirada de um livro sobre a história de Cubatão”, conta a professora. Numa segunda etapa, os alunos leram e releram a lenda para se familiarizar com a história.

Na sequência, as crianças criaram 10 cenas para contar a história somente com ilustrações. Divididos em grupos, eles desenharam cuidadosamente cada cena em papel sulfite. Os desenhos agora estão sendo ampliados e coloridos com a ajuda da professora de Artes, Juliana Camilo, para ilustrar a lenda. A próxima etapa será a divulgação das imagens via internet, no site do Conselho Britânico, para que crianças de outros países tentem desvendar através da observação dos desenhos a lenda cubatense.

Legendas - Os alunos do 2º ano A da UME João Ramalho também tiveram que cumprir essa tarefa. “Eles escolheram no site do Schools Online um conto indiano chamado Ouro Crescente (Growing Gold). No telão, projetamos as imagens e eles foram descrevendo cada cena e criando legendas para formarmos a história”, explicou Milene.

Com a ajuda da professora de Inglês, Joyce Moraes Silva, as legendas criadas em Português foram traduzidas para o Inglês para serem postadas na internet. “O texto foi lido pelas próprias crianças indianas que desenharam as cenas e já soubemos que acertamos a história”, comemora.

Segundo Milene, cada etapa do projeto deve ser compartilhada no site do Connecting Classrooms. “Os professores que participarem de todas as etapas, postando nos fóruns, receberão certificado de participação no programa e estarão concorrendo ao sorteio de um Ipod, oferecido pelo Conselho Britânico e pelo Instituto Crescer”, explica, lembrando que se ganhar, vai sortear o prêmio entre seus alunos.

Intercâmbio – Além de participar do projeto de Contos Folclóricos, a professora cubatense procura na plataforma do Schools Online professores de outros países para trocar experiências. Em contato com uma professora do Reino Unido, Milene e seus alunos vão trocar impressões sobre os Jogos Olímpicos, num intercâmbio via internet.

Nenhum comentário: