Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cidade paraibana inicia terceira edição do Maior evento de orientação profissional do Brasil


A cidade de Campina Grande, na Paraíba, através de uma iniciativa da Prefeitura local por meio do Sistema Público Municipal de Emprego Trabalho e renda inicia na próxima quarta-feira 02 de Maio a III Jornada do Trabalho Campinense.
O evento é o maior do gênero no País e é realizado todos os anos como forma de estender durante um mês inteiro, as comemorações alusivas ao DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO. Em 2012 a Jornada ocorrerá até o dia 01 de Junho, tratando de inúmeros temas de interesse das classes produtivas.
A III Jornada do Trabalho tem como foco principal a orientação profissional como ferramenta de inclusão e reinserção dos trabalhadores no mercado, assim como uma aproximação do setor empresarial, no sentido de cada vez mais estreitar os laços entre Poder Público e a sociedade organizada.
Em sua terceira edição a Jornada do Trabalho Campinense homenageará os sindicalistas João Pedro Teixeira, que tem o cinquentenário de sua morte recordado este ano e Margarida Maria Alves, primeira mulher a lutar pelos direitos trabalhistas no estado da Paraíba em plena ditadura militar, também assassinada por conta de sua luta em defesa das classes oprimidas do campo.
A programação do evento é composta de workshops, debates, e palestras que serão ministradas durante trinta dias, em unidades educacionais, no Auditório do Espaço do Trabalhador e na Federação das Industrias do Estado da Paraíba (FIEP).
Segundo a Coordenadora do Sistema Público Municipal de Emprego Trabalho e Renda de Campina Grande, Flávia Maria Silva Barbosa, a expectativa é que mais de cinco mil pessoas entre trabalhadores, empresários e estudantes participem das atividades de orientação oferecidas pela III Jornada do Trabalho de Campinense, sendo o evento uma verdadeira maratona de exercício à cidadania, onde através das inúmeras discussões que estarão postas, os participantes poderão ter acesso a novos conhecimentos que vão da historia dos lideres trabalhistas homenageados, informações sobre direitos e deveres do trabalhador, até como se comportar em uma entrevista de emprego.
 Ainda segundo a Coordenadora Flávia Maria a ideia de homenagear João Pedro Teixeira e Margarida Maria Alves se deu pelo fato de ambos serem dois dos maiores mártires brasileiros no que cerne a defesa dos direitos dos trabalhadores, “verdadeiros exemplos de dedicação e luta por melhores condições de vida e trabalho para os homens e mulheres que vivem campo” completou.
A abertura da III JORNADA DO TRABALHO CAMPINENSE  será realizada pelo prefeito da cidade Veneziano Vital do Rego e acontecerá na próxima quarta-feira, as 08:30h. no Auditório da FIEP. O evento contará com um workshop sobre Marketing Pessoal que será apresentado pelo advogado e jornalista Gustavo Pontinelle e com uma palestra a ser proferida pelo professor Dr. Agassiz de Almeida Filho, representante do Centro de Referencia em Direitos Humanos da Universidade Estadual da Paraíba que discorrerá sobre a importância do legado de João Pedro Teixeira e Margarida Maria Alves para a luta em defesa dos Direitos Humanos e a concretização das conquistas do homem do campo.
As inscrições para a III JORNADA DO TRABALHO  CAMPINENSE são gratuitas e os participantes receberão certificado. Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones 83 – 3310 6267 e 3341 1113 ou ainda em caráter presencial no posto de Atendimento do Centro Público de Emprego Trabalho e Renda, situado à Rua Afonso Campos n 143, Centro de Campina Grande-PB.

Veja abaixo um pouco da história de Margarida Maria Alves e João Pedro Teixeira








Nenhum comentário: