Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Reunião em Brasília abre caminho para evitar desemprego na MD Papeis


Governo analisará proposta de ajuste em aliquotas de importação papeleira

Deverá ser anunciada pela MD Papeis a retomada da produção das instalações da empresa em Cubatão, em vista das negociações com o governo federal encaminhadas nesta quinta-feira (9) em Brasília, intermediadas pela prefeita Marcia Rosa. Segundo o empresário Alipio Gusmão, que acompanhou a chefe do Executivo cubatense, representantes dos trabalhadores e vários secretários municipais na viagem ao Distrito Federal, a sinalização positiva do governo para uma solução próxima das dificuldades enfrentadas pelo setor papeleiro já permite que a empresa suspenda o prazo de 30 dias ajustado em fins de janeiro, revertendo assim em definitivo a demissão coletiva dos 500 empregados e o fechamento de sua fábrica em Cubatão.

 O grupo cubatense esteve reunido com o ministro Fernando Pimentel, que encaminhará à Camara de Comercio Exterior (Camex) um estudo sobre a alteração de 10% para 35% nas alíquotas do imposto de importação para alguns tipos de papéis, melhorando as oportunidades de competitividade para a indústria nacional.
A prefeita comemorou a decisão, como sendo de alta significação para o Brasil e particularmente para o município, já que se trata de uma empresa tradicional (fundada em 1919 como Companhia Santista de Papéis), iniciadora da Vila Fabril e cujo funcionamento representa garantia de trabalho e renda para centenas de famílias residentes na cidade.
Economia Solidária – Marcia Rosa também se encontrou com o secretário nacional de Economia Solidária do ministério do Trabalho, Paul Singer. Um dos mais respeitados economistas do mundo, Singer parabenizou a prefeita pela defesa da fábrica de papéis: “Acima de tudo, você está protegendo a sua cidade e seus municipes. Tenho certeza de que você terá todo apoio de nosso governo”. Outra iniciativa bastante elogiada pelo economista foi a criação do Cartão Servidor Cidadão, considerado um exemplo de sucesso de fomento ao mercado local e geração de emprego.


Texto: Carlos Pimentel Mendes – MTb. 12.283-SP
Foto: José Mário Alves
Link para fotos








Nenhum comentário: