Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Avanços nos projetos habitacionais de Cubatão são destaques na imprensa regional

Reportagens de jornal e TV mostram redução no número de favelados e a alegria das familias em suas novas moradias

Foto: Henrique Ramos

As conquistas recentes de Cubatão na luta contra seus problemas habitacionais tiveram destaque na imprensa regional nos últimos dias. No sábado, véspera de Natal, a TV Tribuna, afiliada da Rede Globo no Litoral, apresentou reportagem sobre a nova realidade das famílias que começam a se mudar para o Conjunto Habitacional Imigrantes I. O núcleo, que está sendo construido mediante parceria entre a Prefeitura, Governo Federal e Governo do Estado e já tem 460 apartamentos, abrigará famílias da Vila Esperança, que está sendo urbanizada com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento - PAC.

Veja as Matérias da TV Tribuna sobre
este assunto  nos links abaixo

Nesta segunda-feira, 26, o jornal A Tribuna publica matéria em que destaca a queda no número de favelados no Município.


Foto: Rodrigo Fernandes

TV - A reportagem da TV Tribuna, feita pela jornalista Renata Rocha, utilizou, como personagem, a família Costa, que recebeu, há 20 dias, as chaves de seu apartamento no conjunto habitacional Imigrantes I. Mostrou cenas do pai, Paulo Alves da Costa, acomodando os móveis na nova moradia; da mãe, Cristiane preparando os enfeites de Natal, e das duas crianças brincando no play-ground. “Estamos em um mundo novo”, disse Cristiane. Paulo lembrou das dificuldades que começou a enfrentar há oito anos, quando ficou desempregado. O Morador informou que tinha duas opções: garantir a alimentação dos filhos ou pagar aluguel. Escolheu a primeira opção e, por isso, foi morar na Vila Caic. “Agora, tudo será melhor”, disse após se mudar para o conjunto Imgrantes I.

Foto: Carlos Felipe


Jornal - “Cai número de favelados em Cubatão, diz censo” é o título da reportagem que abre a página A12 da edição desta segunda-feira, 26, do jornal A Tribuna. No alto da primeira página, a chamada diz: “Cai número de moradores em favelas de Cubatão”.

Assinada pelo jornalista Thiago Macedo, a matéria traz uma comparação entre os dados do último censo do IBGE, feito em 2010, e o de 2000, mostrando que, em 10 anos, Cubatão reduziu em quase 20% o percentual de pessoas vivendo em favelas. No início da década, conforme o jornal, todos os levantamentos dos órgãos oficiais davam conta de que 60% da população local residiam em áreas irregulares, principalmente nas encostas da Serra do Mar e nos manguezais. Este percentual, hoje, caiu para 43%, afirma a reportagem. “Isso foi possível pelos constantes programas habitacionais financiados pelas três esferas do poder (Municipal, Estadual e Federal), que, gradativamente, estão transferindo as pessoas para moradias dignas”, diz o texto.
A matéria traz, ainda, uma previsão do secretário municipal de Habitação, Wagner Moura, de que, em 2020, não haverá mais favelas na Cidade. A projeção de Wagner, conforme a reportagem, é baseada nos projetos habitacionais que estão em andamento, cuja amplitude atinge 50 mil pessoas e envolve, no momento, R$ 1,6 bilhão em recursos, especificamente destinados à criação de novos bairros.
A reportagem traz depoimentos de famílias que moravam em áreas de risco e agora estão residindo nos conjuntos habitacionais construídos nos bolsões 8 e 9 no Jardim Casqueiro. “Agora não preciso mais ficar preocupada quando começa a chover. Aqui é muito melhor”, diz, ao ser entrevistada, Andressa da Silva Brito, que morava em um dos bairros – cotas, nas encostas da Serra do Mar.

Texto: Paulo Mota - MTb: 12.814







Nenhum comentário: