Rádio Gonzagão

Giro Social Imóveis

O Curioso do Futebol

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ponte Preta: Prefeitura promove encontro nesta quinta-feira

Prefeita convidou o secretário Bruno  Covas para a reunião

Nesta quinta-feira, às 11 horas, haverá uma ampla reunião na sede da Prefeitura entre técnicos e autoridades municipais, Promotoria Pública e representantes do governo estadual e federal, além de deputados da região, para tratar da questão da Ponte Preta, O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, convidado pela prefeita Marcia Rosa durante encontro na capital paulista, confirmou presença, informando que está estudando a questão com sua assessoria técnica.
O secretário lembrou que dentro do projeto para o Jardim Botânico na Água Fria, anunciado pelo governo estadual em 2010 está projetada uma ponte sobre o Rio Cubatão, justamente onde está a Ponte Preta. Ele ficou de verificar com seus técnicos a questão.
A prefeita esteve reunida com o secretário no anoitecer desta quarta-feira, na capital paulista, para expor o problema, acompanhada dos secretários de Obras, Silvano da Silva Lacerda, e de Comunicação Social, Fernando Alberto Henriques Jr., além de outros assessores. Na oportunidade, informou que estuda inclusive a decretação de estado de calamidade pública em Cubatão, para permitir que o Exército instale uma ponte metálica provisória no local.
Segundo explicou a prefeita, apresentando ampla documentação, a Ponte Preta foi construída no final do século XIX para suportar adutoras de água operadas pela City of Santos Improvements Ltd. A estrutura passou depois ao controle das sucessivas entidades que operavam o fornecimento de água na Baixada Santista, depois absorvidas pela Sabesp. Por isso, desde os anos 90, a Prefeitura tem solicitado que a Sabesp se pronuncie sobre a questão, sem sucesso.
Embora intimada a reconstruir a ponte em 30 dias, como explicou a Prefeita, não há tempo hábil para sequer obter as licenças ambientais e patrimoniais para a obra.  A ponte é resguardada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está em estudos também para tombamento pelo Condepac, está em área de preservação ambiental e uma de suas cabeceiras se situa no Parque Estadual da Serra do Mar, o que implica na autorização do governo estadual para as obras.
No encontro, ainda, o secretário de Obras solicitou ao titular do Meio Ambiente autorização para recompor o Caminho de Itutinga, com cascalho e terra do próprio caminho, sem afetar, portanto, a questão ambiental, apenas para permitir que o caminho volte a ser transitável, pois grandes crateras e desníveis se formaram com as últimas chuvas.

Texto: Carlos Pimentel Mendes – MTb. 12.283-SP
Fotos: José Mário Alves- MTb. 59.;136-SP

Nenhum comentário: